domingo, 22 de maio de 2016

POR ENQUANTO É ISSO...


BELA IMAGEM DOS PROTESTOS DE HOJE

 Do Twitter

POR AÍ...

  Saí de casa no início da noite. Meio sem rumo. Sentei-me num banco da Praça da Matriz. Sozinho como alguém que perdeu a sombra. Perto de mim um cachorro lambia as feridas. Parecia meio borocoxô. Pensei em ir ao Seu Zé pra tomar uma. - Mas, sozinho? - pensei. Não fui. Fiz-me ficar ali plantado. Um bêbado passou. Com cara de poucos amigos. Não quis arriscar chamá-lo. Ele ainda perguntou pra ninguém: - Cadê a Tereza? E se foi. Eu fiquei ali. Pensei em alguém pra conversar. A lista mental tava zerada. Nada. Ninguém. Cocei os bolsos. Pouca coisa neles. - Pra casa! - pensei. Naquela noite tive a mesma companhia de muitos dias: uma tal solidão!

MAS A GENTE VAI VIVENDO...


REESCRITA

 Do Twitter

IH!

   Do Twitter
"O golpista Temer foge de São Paulo e volta correndo para o Jaburu"

BOM TEXTO!!

 Do O Povo
Sinceramente, não sinto falta de Dilma. Terei sempre banzo da possibilidade de um País diferente pra melhor. Por isso, o incômodo só aumenta com Temer e passei a ter aquele sentimento Aldeota (e babaca) de achar que a Finlândia é melhor do que aqui. Não tenho um pingo de saudade do PT e dos acordos feitos com o PMDB, com Feliciano, Collor, Sarney, Renan, Roberto Jefferson, com a bancada da bala, com a bancada de Deus, com o diabo... O que me constrange é a tocaia que fizeram pra Dilma e a covardia dos hipócritas. De verdade, estou morrendo de saudade de quem batia panela na hora em que a presidente fazia pronunciamentos pela TV ou pelas redes sociais. Saudade desse povo combatente da corrupção.

  Desses cidadãos conscientes, cheio de moral e fervorosos paladinos da luta contra a corrupção petista. Contra Lula e a possibilidade de ele assumir um ministério pra ganhar foro privilegiado e fugir de um Moro salvador. Ora, ora, pensei que iria ter uma dor de cabeça contínua com o baticum incessante das panelas nas janelas contra os ministros Lava Jato de Temer. Comprei até protetores de ouvido.

  Imaginei que do 11 pra cá, após o Senado também mostrar que igual a Câmara, não teria mais sossego com tanta colher batendo em panela de marca. Ou panelinhas ordinárias, mesmo. Minto, minto. Cheguei a separar uma panela para me juntar aos batedores de panelas. Pensei: vai começar o grande levante nacional contra a corrupção. Nenhum ficha suja, nenhum empreiteiro safado, nenhum lobista escroto, nenhum funcionário público fantasma irá resistir ao barulho das panelas...
 
  Na minha ingenuidade, tracei. Não conseguirão mais dormir por causa da zoada das panelas: o atual presidente da Câmara dos Deputados... O ministro dos Transportes acusado de desviar verba da merenda escolar... O Gilmar Mendes que devolveu o processo contra Aécio à PGR em menos de 24 horas... O próprio Aécio... O Cunha... O Serra que forneceu passaporte diplomático a pastor citado na Lava Jato... E o Temer presidente e com motivos também para um impeachment...

  Até hoje, todos os dias, vou pra varanda de meu apartamento com uma caçarola e uma colher na mão. Espero, tal Godot, e nada. Mas insisto, estou indo noite após noite esperar. Até fiz uma zoadinha, mas ligaram da portaria dizendo que eu estava infringindo as regras do condomínio.

  Contestei em nome da luta contra a corrupção. Ué! Mas há alguns meses não era assim? Quase todo apartamento batia panelas, gritava contra o bando do PT, contra o Lula. Desejavam vê-lo algemado com Dilma? O que houve? Esse povo se mudou do Brasil? Da Aldeota? Foi pra Finlândia? E os moradores dos prédios vizinhos? Fiquei feito abestado na varanda.

  Ai que saudades das manifestações cívicas na Praça Portugal. Todo mundo de verde e amarelo contra a corrupção. Pelo fim das bravatas! Pela família sem pais e mães baitolas. Por nosso líder Bolsonaro. Pelo PSDB ilibado! Pelo pato da Fiesp/Fiec...

  Ainda estou, feito um bocó, na varanda! Cadê?

  DEMITRI TÚLIO, jornalista e escritor

O SER HUMANO

 "Historiador investiga origem do hábito de falar mal dos outros. Leandro Karnal analisa o lugar da fofoca na sociedade, da política à internet". (...)."
  http://oglobo.globo.com/cultura/livros/historiador-investiga-origem-do-habito-de-falar-mal-dos-outros-19145951

A CIDADE MERECE


PENSAMENTO

QUEM SERIA O LACERDA DE HOJE?

 "39 anos sem Carlos Lacerda
Jornalista nascido em 1914, o carioca Carlos Frederico Werneck de Lacerda foi uma das figuras mais polêmicas da política nacional. Ficou célebre como opositor de Getúlio Vargas, e por seus discursos inflamados nos parlamentos e também no rádio e na televisão. Foi deputado federal e governador do RJ. 
  E fundador, em 1949, do jornal Tribuna da Imprensa. Na mídia impressa deixou textos memoráveis com ataques a seus desafetos.
  O atentado da Rua Tonelero, em 1954, no qual ele esteve diretamente envolvido, foi decisivo para o suicídio de Getúlio. Da bala que era para ele, Lacerda escapou com um tiro de raspão no pé, mas explorou o episódio como se um tiro de bazuca fosse, contra Vargas. Nas suas idas e vindas foi a favor, e depois contra o golpe militar (1964).
  E conspirou pesadamente para derrubar Jango. Morreu amargurado em 1977, aos 63 anos..."




Texto e foto da página do Facebook do jornalista Cláudio Teran

DE 2014

 O CONFRARIA de Leitura na TV União:

DIZ TUDO!

 Da Caros Amigos

PENSAR... NÃO DÓI!

 Do Facebook

BELA CANÇÃO!

  ROUPA NOVA - Os corações não são iguais
  Compositores: Augusto Cesar e Paulo Sérgio Valle
  "(...)
 Eu só quero um sonho pra sonhar/Um lugar pra mim/Eu só quero um tema pra viver/Versos de um poema pra dizer/Que eu te aceito assim. (...)."

UNS NACOS DE CRIATIVIDADE... nesses tempos bicudos!

  Lema de uma transportadora: "Acreditando em destino certo!"
  Nome de um condomínio que fica entrada leste do bairro Conjunto Esperança: "Portal da Esperança".

PAUTA? A GENTE MUDA!

DESENHARAM

 Do Twitter

AQUELE PRATO... A GENTE COSPE NELE!

 Do Twitter

NOSSO MODESTO TRABALHO


FORTALEZA MAQUIADA

 A cidade passa por uns reparos assistenciais. A eleição vem aí, se faz necessário enfeitar as coisas. Isso dá voto. Por isso, o asfalto cobre tudo por aqui. Para o que foi feito no passado... nada de manutenção!

RETRATO BRASIL

 Do Lorenzo

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...