sábado, 17 de setembro de 2011

PSB, O DOS NOVAIS FEZ FESTA E ELEGEU NOVA EXECUTIVA!

Nova executiva é eleita. Sergio Novais continua presidente e o PSB de Fortaleza terá candidatura própria.  "Nova executiva é eleita. Sergio Novais continua presidente e o PSB de Fortaleza terá candidatura própria." (Twitter de Eliane Novais)

DE CIRO SOBRE A ALIADA LUIZIANNE

 1. "É a maior política do Ceará!"

 2. "Faz uma administração que, na minha opinião, deixa muito a desejar (...)"


 3. "Tá agindo na política pra confinar a sociedade cearense e fortalezense a aceitar as imposições que ela deseja fazer na política."


 4. "Acho que você (ela) está ficando muito autoritária!"
 5. "Agora ela vai me encontrar pela frente, não vai impor nada. Pelo menos no que depender de nós, vamos ter que conversar e conversar botando os interesses da cidade de Fortaleza em primeiro lugar."




 DO BLOGUE: Não entendi o morde e assopra e nem quero entender!  

INTERESSES EM MANCHETES

  "Um dia de greve dos operários num estádio recebeu 10 vezes MAIS notícias que 100 dias de greve dos Professores em MG."

 (Cristovam Buarque)

SÓ O PT SOBRARÁ?

http://maressacremones.files.wordpress.com/2011/07/olhos-vendados.jpg 

 Foto Ilustrativa do Google Imagens
 
  Comenta-se à boca miúda que situação e oposição de Coreaú se unirão num acordão. Caso isso ocorra, se dará algo inusitado: o fim de uma oposição inexistente. Oposição é aquela que critica, põe o dedo na ferida, denuncia, mostra os malfeitos, entrega os desmandos e aponta caminhos,... Tudo isso numa perspectiva construtiva. Mas isso também não existe!

  É bom lembrar: esse comentário não está personificado. Falo de um coletivo!

LÁ, COMO CÁ...

  Segundo Luis Nassif, "o governo estadual de Minas Gerais reprime professores com violência e trucuência." Ele espanta-se pelo fato de não encontrar matérias sobre o tema: "O fato mais interessante é a dificuldade em se achar notícias desse fato na imprensa, que obviamente é subordinada ao projeto político do Aécio Neves."

POESIA CEARENSE

EU

Sou tempestade e sou também bonança,
Quero e desdenho da mulher amada,
Eu sou o beijo de amor, sou fera irada,
Eu sou a decisão e a esquivança.

Eu sou conservador e sou mudança,
Eu sou o sol e a noite enluarada,
Eu sou o tudo e também sou o nada,
Quando sou velho quero ser criança.

Sou andarilho e também sedentário,
Eu sou o ódio e sou a tolerância,
Eu sou a Bíblia, o Corão e o Rosário.

Sou guerrilheiro de muitas militâncias,
Porém não sou revolucionário.
Eu sou somente as minhas circunstâncias. 


 (Barros Alves)

O QUE É DEMOCRACIA?

  "Rei é que deve parecer infalível. Deve parecer. Na democracia, o soberano precisa escutar a voz rouca que vem das ruas. Estar na construção constante de caminhos consensuais. Estou expondo estas reflexões, meio teóricas, mas de olho bem fixo no que estamos vivendo no Ceará. Ora, um governo eleito não tem a procuração absoluta e definitiva sobre a coisa pública. Sendo eleito, não pode tudo! As contingências, a nova realidade que se desenha e o interesse público em prioridade exigem novos posicionamentos e novas estratégias.
   Na última quinta-feira, na Assembleia Legislativa, o rolo compressor de uma maioria encabrestada, disse não a todos os requerimentos propostos por outros colegas deputados. A quem interessa o não saber? Por que não pode perguntar e solicitar esclarecimentos se essa é uma das tarefas principais da Assembleia? Vai ferir os brios do rei? Por que pedir explicações fere sensibilidades? Está chegando um pacote fechado – licitação - para a construção do Aeroporto Internacional em Jericoacoara, num custo inicialmente estimado em R$ 56 milhões.
  A aprovação será líquida e certa. Nenhuma discussão. Será que essa é uma prioridade para o Estado? De onde virão estes voos, se no Pinto Martins temos, no máximo, três voos internacionais por dia? Aliás, o problema nem é a construção – um elefante branco no meio das dunas – mas quem vai bancar o custo operacional? Como fica o de Juazeiro do Norte, muito mais importante e necessário? Resta aplaudir. Os chalaças do rei estão mandando..."

  (Antonio Mourão Cavalcante - Médico, antropólogo e professor universitário, no O Povo)
a_mourao@hotmail.com 

O DIA EM QUE CACO BARCELOS FOI HOSTILIZADO (MARCHA DA LIBERDADE). PAUTA: ELITON MENESES

A VELHA POLÍTICA

  Antes de mim na Verdes Mares, falou a deputada Gorete Pereira (PR), uma espécie de vereadora de Maracanaú. A parlamentar não só quase pautou toda a entrevista, como se autoproclamou pré-candidata à Prefeitura de Maracanaú. Disse que já levou pra lá o sol e a terra. Eu, que nada tinha a ver com a história, fiquei calado. E saber que ela é votada até em Coreaú!

NOSSOS AGRADECIMENTOS!


 Acabo de chegar da Aldeota, da Rádio Verdes Mares, onde conversei com Ênio Carlos (que, pessoalmente, é muito simpático!), a convite da produtora Magnólia Paiva (também noticiarista de bela voz). Mais um espaço nobre, para a divulgação do nosso modesto trabalho. A Verdes Mares está entre as 10 emissoras AM mais ouvidas do Brasil. Valeu!

DOS SEM-MÍDIA

http://www.blogcidadania.com.br/wp-content/uploads/2011/09/bandeira-nacional1.png 
"Senhoras e senhores,

  Estamos aqui hoje para nos manifestar contra a corrupção, mas não como aqueles que estiveram neste mesmo local no último dia 7 de setembro dizendo que se manifestavam pelo mesmo motivo. O que aquelas pessoas fizeram, na verdade, foi um ato orquestrado por grandes impérios de comunicação e que teve como objetivo favorecer partidos políticos.

  Antes de prosseguir, é bom explicar que este Ato Público não pertence a nenhum partido político, a nenhum sindicato, a nenhum grupo de interesse. Foi convocado pelo Movimento dos Sem Mídia, que luta pela democratização da comunicação no Brasil, ou seja, para que essa comunicação não continue na mão de meia dúzia de famílias.

  Quem são esses impérios de comunicação? São a Globo, os jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo e a revista Veja e alguns outros que repetem o que eles dizem. Esses veículos estimularam a manifestação que ocorreu aqui no Masp no último dia 7 usando artigo escrito por um jornalista espanhol ligado a esses empresários de comunicação.

  O jornalista espanhol Juan Arias disse que os brasileiros seriam acomodados com a corrupção porque não saem às ruas para protestar como no país dele. Escreveu aquilo apesar de que seu povo está indo às ruas porque a Espanha está em uma terrível crise econômica, com desemprego nas alturas. Os brasileiros não fazem o mesmo porque este país está indo muito bem, obrigado.

  Os tais impérios de comunicação, dessa forma, passaram a reproduzir sem parar aquele texto sem sentido em seus jornais, revistas, rádios, televisões e portais de internet. Poucas semanas depois, aparecem essas manifestações “contra a corrupção” como a que aconteceu aqui no Masp no último dia 7 de setembro.

  Naquela manifestação, o que se viu não foram críticas a toda corrupção, mas a políticos e ao partido aos quais as famílias Marinho (dona da Globo), Frias (dona da Folha de São Paulo), Mesquita (dona do Estadão) e Civita (dona da revista Veja) se opõem há muito tempo, ou seja, ao Partido dos Trabalhadores, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Rousseff.

  Não foi por outra razão que aquela manifestação  que ocorreu há cerca de duas semanas aqui neste mesmo local tinha faixas e cartazes acusando de corrupção o ex-presidente Lula, o PT e a presidente Dilma e foi acompanhada por políticos do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB. Foi um ato político disfarçado de “marcha contra a corrupção”.

  Não há brasileiro que não saiba que a Globo e os outros veículos já mencionados – e alguns menores que agem sob sua influência – fazem oposição ao PT e a todos os políticos deste partido ou a ele aliados. Desde 1989, quando Lula disputou sua primeira eleição presidencial, que esses impérios de comunicação fazem isso.

  E por que fazem? Porque são contra a distribuição de renda, contra a melhora de vida do povo mais pobre e a favor da corrupção, pois todos sabem que quando denunciam políticos eles são sempre do PT e de partidos aliados e nunca do PSDB e dos aliados dele. E o que é pior: só denunciam quem se vende, quem se corrompe, mas nunca quem suborna porque são empresas que anunciam nesses jornais, revistas, tevês etc.

  Durante semanas, esses veículos martelaram esses atos públicos artificiais que sairiam às ruas no 7 de setembro. Com publicidade dessa dimensão sendo veiculada sem parar nas televisões, rádios, jornais, revistas e portais de internet, claro que inocentes úteis que acharam que estavam se manifestando “contra a corrupção” foram atraídos e engrossaram as manifestações.

  Se quisessem se manifestar contra a corrupção, os que estiveram aqui no Masp naquele dia também acusariam o governo de São Paulo, que impede que uma única CPI contra si seja aprovada na Assembléia Legislativa, onde há mais de cem pedidos de investigação que não vão para frente porque a imprensa, diferentemente do que faz contra o PT, não divulga. E não divulga porque o governo de São Paulo acaba de gastar NOVE MILHÕES DE REAIS comprando assinaturas da Folha, do Estadão e da Veja, por exemplo. Dinheiro dos seus impostos, cidadão, que vai para o bolso desses impérios de comunicação.

  Um bom exemplo de escândalos do PSDB que a mídia esconde está nas obras do Rodoanel, contra as quais pesam denúncias de superfaturamento. Ou, por exemplo, as obras de limpeza do rio Tietê, que neste ano transbordou porque o ex-governador José Serra diminuiu aquelas obras e aumentou gastos em publicidade que infestou a tevê durante o ano passado, quando o ex-governador disputou a Presidência da República.

  A corrupção da mídia, portanto, está em ela jamais expor empresas que subornam políticos corruptos simplesmente porque são suas anunciantes. Assim, atacando só quem se vende e nunca quem compra políticos, a corrupção no Brasil não diminuirá nunca.

  Há, sim, escândalos e corrupção nos governos do PT, do PSDB, de todos os partidos. Por isso há que investigar a todos e não só aos inimigos políticos das famílias Marinho, Frias, Civita, Mesquita e outros empresários da comunicação que acobertam políticos amigos e denunciam os políticos inimigos até mesmo quando não há prova alguma.

  Nada a espantar vindo de impérios de comunicação que ajudaram a implantar e a sustentar a ditadura militar que manteve este país nas trevas de 1964 a 1985 e que torturou e assassinou pessoas apenas porque tinham opinião política diferente.

Ser contra a corrupção é ser contra quem corrompe e quem é corrompido. É não dar propina ao guarda de trânsito, é não subornar funcionário público para ele 'agilizar' aquele processo em um órgão público. Não será atacando só os políticos inimigos e protegendo os amigos que este país reduzirá a corrupção, portanto.

  O Movimento dos Sem Mídia, assim, é contra TODA a corrupção e não apenas contra a corrupção de alguns. Por isso, quando você, cidadão, ler ou ouvir esses jornalistas que se vendem aos patrões dizendo só aquilo que eles querem, acusando só petistas e aliados e dizendo que não votando neles a corrupção acabará, não acredite. É tramóia.

  Corrupção existe no mundo inteiro. Em governos de todos os partidos. Há que dificultá-la, mas nunca se conseguirá acabar com toda ela. Não adianta demonizar a classe política porque sem políticos não há democracia. Voltaremos à ditadura militar, a um tempo em que os políticos eram amordaçados por generais que roubavam sem ter quem contestasse. Assim sendo, se você quer uma imprensa que combata toda a corrupção, é preciso que essa imprensa não fique na mão de meia dúzia. Nos Estados Unidos, por exemplo, um mesmo empresário não pode ter jornal e televisão na mesma cidade. No Brasil, a Globo tem tudo – jornal, revista, TV, rádio, portal de internet – em todas as cidades.

  Isso se chama concentração de propriedade de meios de comunicação. O que se quer, assim, é aprovar leis que existem em todos os países desenvolvidos e que não permitem que uma Globo use concessão pública como é um canal de tevê para fazer jogo político em favor dos partidos e políticos amigos.

  Esses impérios de comunicação acusam quem pede leis para a comunicação de querer 'censura'. É mentira. Ninguém quer que esses impérios não falem o que pensam. Só o que se quer é que quem pensa diferente da Globo possa ir em suas tevês contradizer a família que as controla, pois a faixa de onda eletromagnética que usam é uma concessão do povo. Isso não é e nem jamais será censura."

  MOVIMENTO DOS SEM MÍDIA – São Paulo, 17 de setembro de 2011

CORONELISMO MODERNOSO

  "PSB de Novais realiza congresso extra para 'peitar' cidistas"

 (Eliomar)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...