segunda-feira, 26 de outubro de 2015

É DEZ!

"Isso mesmo. Em quinhentos anos de Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM foi a mais genial  criação de que temos notícias. E os bons frutos desta semente colheremos num futuro não tão longínquo, não tenho dúvidas disso. Eles, os frutos, serão no porvir a comprovação e validação  destas  mal  traçadas linhas. Podes  crer. Não à toa uma  elite  privilegiada  que sabiamente já conhece os benefícios do mesmo para a grande massa de brasileiros excluídos sempre foi e ainda é contra o mesmo. O  profissionalismo das pessoas envolvidas  neste  evento  majestoso (leia-se,  aplicadores  de provas,  fiscais,  professores,  secretários  e  diretores  escolares,  dentre  outros, que direta ou indiretamente fazem parte do dia a dia da lide docente), dá orgulho a quem exige qualidade, num momento  singular  na  vida  de  estudantes  que  almejam  adentrar  ao  ensino  superior.  Isso  é indiscutível. Isso é inquestionável. Falo isso, falo não, escrevo estas mal traçadas linhas com conhecimento de causa e por ser personagem ativo e passivo dos dois momentos da educação brasileira: O antes e o depois do ENEM. Como  aluno  e  como  professor. Pela  segunda  vez,  sem  propósitos audaciosos me submeto à prova única. Desde a primeira vez em 2011, já teci comentários semelhantes. Por que é dez? Por que um exame de seleção que além de avaliar milhões de alunos neste Brasil continental e ainda os permite concorrer à vagas no ensino superior simultaneamente em várias universidades, não pode ser ignorado, muito menos visto como uma coisa de pouco valor. Isso é o que chamamos de racionalização de gastos e tempo. É o tal de matar dois, dois não vários coelhos com uma pedrada só… Com quase meio século de vida, sentar em uma sala, juntamente com uma juventude ávida por conhecimento e cheia de sonhos me dar uma satisfação sem tamanho. É como se eu recebesse um sopro de vitalidade e jovialidade. Isso não tem preço… E em assim procedendo eu pude comparar o valioso momento porque passamos hoje com o nosso momento quando em mesma idade destes jovens num pretérito não tão distante urrávamos para disputar vaga em apenas uma universidade. Isso mesmo. Há menos de duas décadas, meus caros jovens, concorrer a vários cursos através dos  tradicionais vestibulares nas  inúmeras universidades era um privilégio de poucos. Justamente destes poucos que hoje atiram pedras no ENEM. Já leram aquele provérbio que diz: 'Só se atira pedra em árvores carregadas de bons frutos'? Pois é isso aí. A crítica descabida é justamente porque o mesmo tem suas  inquestionáveis qualidades, técnicas, sociais, científicas dentre tantas outras inumeráveis ante meu paupérrimo vocabulário. 
  Não nos acanhemos então antes aos retrógrados e conservadores de plantão, sempre dispostos a atravancar o progresso  social de um povo que já está atrasado  em quinhentos anos. Ah… E não se esqueçam. Frequentar as empresas que comercializam 'educação' a preço de ouro não é mais um grande diferencial para se ter sucesso neste exame. Basta compararmos os conteúdos programáticos oferecidos tanto no ensino público como no privado. A construção do mesmo, ou seja do ENEM, teve como cerne promover a universalização do acesso, independentemente da origem de seus concorrentes. E por assim eu pensar, mais uma vez eu digo e quem não concordar que busque saber mais e mude o pensamento: - O ENEM é dez… Isso mesmo… DEZ!!!” 
  Manuel de Jesus da Silva (Velho)

A LIÇÃO INCOMPREENDIDA DE DARCY RIBEIRO


QUEM O FARÁ?

  Dois pequenos grupos políticos existentes por aqui, Liga Bolchevique Internacionalista e Partido Operário Revolucionário pregam o marxismo puro (não sei se, na prática...). O restante, inclusive o PSTU, é tido ou como reformista ou como revisionista. Quer dizer, a maioria já abandonou, faz tempo, as ideias comunistas (em sua inteireza). O PT nunca chegou a esse ponto, pois já nasceu com um pé na direita, já que é social-democrata. Alguém precisa explicar isso pras hordas zonzas das ruas!

PENSANDO ALTO... FORA DA GLOBO

 Do Twitter
Link permanente da imagem incorporada

O QUE É QUE EU VOU FAZER PRA NÃO MORRER DE VERGONHA?!

 Do Facebook. "Quem elabora essa provas do Enem além de comunista é macumbeiro!"

ALGUÉM SABE?

  Quantas casas de recuperação a campanha oficial Ceará Sem Drogas (ou coisa que a valha) já construiu? Por aqui só dá motim. Ou vai ficar só naqueles encontros regionais de comadres?!

DO RECANTO DA CALÇADA

  - Tereza tu vai pro forrozim?
  - Que forró, menina?
  - Do Mané Toceira!
  - Soube da nada. Qual é a banda?
  - Pulga na Cueca.
  - É boa?
  - Ó, em vi o Zé Birita dançando uma musga dela, parecia estar com um fervião nos quarto!
  - Ih, danou-se!

É TRISTE!

  Nas cidades os idosos vivem e envelhecem mais. E  por consequência da vida, morrem. E levam consigo todo o seu cabedal de informações, narrativas, experiências, etc. Ao redor deles os doutores mandam, gritam, determinam... Muitas vezes sem nada perceber! 

SERGINHO GROISMAN E O MESTRE PAULO FREIRE

  Quando o dileto professor era secretário de Educação do município de SP (Gov. Luiza Erundina)
  "Luiza Erundina foi prefeita do município de São Paulo entre 1989 e 1993, eleita pelo PT." (Wikipedia)

ENQUANTO ISSO...

  “Vocês viram a doutrinação monarquista no Enem? São Tomás de Aquino elogiando as monarquias... E ainda tinha duas pinturas de Pedro II. E agora, quem salvará nossa República? Airton de Farias

DOIDEIRA

 Via Facebook

OLHA QUE COISA MAIS ANTIGA!

  "Os Albuquerques fazem festa pela Educação..." (em município tal). E a festa dos Silvas é logo em seguida?!

PATINHO FEIO

 Eu NÃO acertei o tema da redação do Enem. Sou minoria!

"É BESTEIRA MUITA!"

 "Universitários vão a locais de provas do Enem pra debochar dos atrasados". Depois que descobrimos que a muriçoca soca... Estamos em plena evolução!

 Falcão, no Twitter

CARLITOS E A IRRITAÇÃO DO COXINHA

Link permanente da imagem incorporada

BELEZA

 Do Facebook

??

  O Sobral da Educação é aplaudido. Tudo bem. Mas o da vida sangrenta precisa ser escondido? Por que tantas cortinas escuras ao redor do problema?

REALIDADE

 Do Putz Grila

PARALISIA

  Taxistas ligados à cooperativas e outros de carros que usam aplicativos brigam (faz tempo) no Brasil. Há casos graves de agressão. E as autoridades deixando tudo acontecer!

O QUE VEM POR AÍ!

 Recebo da historiadora Andrea Saraiva

O ESTADO (REAL) QUE QUEREM ESCONDER DE NÓS!

POESIA

OS HORRORES DA GUERRA

No centro da foto, Kim Phuc, com só 9 anos, corre após ataque com napalm no Vietnã

  "Ícone da guerra do Vietnã, vítima de napalm ameniza dor com laser". http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/10/24/icone-da-guerra-do-vietna-vitima-de-napalm-ameniza-dor-com-laser.htm?cmpid=tw-uolnot

COITADA!

   Essa direita direitosa que berra por aí bem que poderia aproveitar a eleição do ano que vem pra começar a tirar o PT do poder central. A partir das eleições municipais. No voto, na boa. Mas o que quer ela? Gritar no pé do ouvido das pessoas, mostrar seu despreparo, seu desamor à democracia, seu ódio e ressentimento represados. Dá dó! Existe nisso tudo um tipo (homérico) de infelicidade. Lamentável!

VINDO DE UMA AUTORIDADE...

 Do Facebook

QUEM DIRIA!

  Uma prova como  do Enem para provar que politicamente o Brasil está encolhendo. Vivemos tempos obscuros de ódio e desconhecimento. Absurdo!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...