quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

UMA LEITORA DA REVISTA NOVA ESCOLA ME PEDIU E EU ME ATREVO A REPASSAR PRA VOCÊ

   Uma situação para trabalhar a leitura. O grupo imaginado na audiência aqui seria formado por pessoas/ alunos dos 08 anos em diante.

  Situação 1: Uma pessoa da comunidade, já mais idosa, é chamada ao centro da roda (de Professores ou Alunos). É convidada a contar uma história do seu tempo. Coisa leve e prazerosa, como uma boa conversa. Após isso, todos os participantes são convocados a contar a história, de forma coletiva. Coisa do tipo: alguém puxa a linha do carretel, entrega para outra pessoa, que dá seguimento ao trabalho, sem perder o fio. No momento seguinte, com a história já saboreada, todos escrevem em faixas de cartolina as palavras-chaves da narrativa. O material é exposto na lousa, na sequência dos fatos. No último momento, o moderador faz o devido amarradio da história com casos do cotidiano. Ex.: Se a história fala de muito medo, que tal perguntar ao grupo: quais são nossos medos hoje? A quem e a que tememos? Os nossos medos de hoje são parecidos com os de ontem? O que podemos fazer para enfrentar tais medos? O que pode melhorar nossa qualidade de vida, apesar de tudo? 

  Situação 2: Após toda a narrativa, os participantes do auditório são convidados a recontá-la de trás pra frente. Ou seja, do último episódio para o primeiro. As faixas de cortolina expostas, devem obedecer rigorosamente esta ordem.

IRONIA FINA!

  "A tal mocinha baleada no carro de Adriano por muito pouco não confessou também ter dado o tiro que matou John Kennedy!" 
  "Por que $era??? 'Jovem baleada diz que ela mesma fez disparo dentro de carro de Adriano'".
  E$tudante volta atrá$ e a$$ume que di$parou tiro dentro do carro de Adriano." (Tuíter)

Fechando o Ano com Navalha Afiada: Diabo e religião: Tudo a Ver!!

   "- Uma camisa-de-força para este herege!!! Não... não! Uma camisa-de-força não! Melhor seria uma fogueira para queimarmos este pecador intransigente... Como pode? Um filho duma égu...   - Calma, calma, amado, estimado, idolatrado e tantos outros... ados leitor destas mal traçadas linhas... Posso até ser um herege, um pecador intransigente, mas não coloque minha santa mãezinha no meio desta bagaceira, não... Ela não tem culpa d'eu ser assim... Ademais...  - Ademais uma ova!!! Profanador... desencaminhador de inocentes almas... Pelo título de sua crônica vou parar de ler por aqui... Vai que eu fique cego... E recomendo aos demais leitores que também não cometam esta heresia de tomar conhecimento de sua opinião pecaminosa... Pessoas de 'fé', como nós, não podemos nos desencaminhar...   - Mas leia, amado leitor...  - Leio não...  - Leia...  - Leio não...  - Leia pelo menos um pouquinho...  - Tá bom... Já que insiste vou ler... mas por precaução, vou ler com um olho apenas... vai que Deus resolve me castigar...  - Isso, amado leitor... Feche um olhinho e ponha a ler o que vou escrever... Talvez até conclua no finalzinho que tenho razão...  - Aí já é pedir demais, profanador...  - Então? Posso começar?  - Pode! Mas veja lá...  - Como dizia o título desta nada modesta crônica de final de ano,  'Diabo e Religião: Tudo a 'Diabo e religião: Tudo a Ver', reflitamos um pouquinho...:
  'Jesus, o filho de Deus, que veio ao mundo e nos ensinou que o único caminho para o Pai era sermos virtuosos, bondosos para com os nossos semelhantes, não criou nenhuma religião, nem pediu que passassemos uma vida a combater o demônio, o diabo, ou seja, lá que outro mandatário do mal seja... Disse apenas isso: 'Amai vos uns aos outros como a si mesmos'. E pronto. Eis aí a simples receita para conquistarmos o céu. Simples, não?
  Mesmo diante desta simplicidade toda, o homem 'besta e ingênuo' que só, em cima da ignorância e bestialidade de homens mais bestas ainda, botaram na cabeça destes que só chegariam ao céu combatendo o diabo... Aí nasceu as religiões. O negócio mais própero que criaram desde que o escambo de bens foi substituído pelo vil metal: 'O dinheiro...'  E esta mesma incauta manada que sonha com o ócio no paraíso, que carrega debaixo do braço ou mantém esquecida na estante da sala de estar, o segredo passado de boca a boca e de ouvido a ouvido, ou seja, a palavra 'Amai-vos uns aos outros como a si mesmos'  ingetam seu suado dinheirim nesta hipócrita guerra conta o diabo, patrocinada pelas religiões... Não faça isso, minha gente!!! Estão combatendo o sócio majoritário das suas agremiações religiosas... Isso mesmo... Isso mesmo... Vamos pensar  um pouco? - Pensando... pensando... pensando... - Cale-se... cale-se... cale-se.... Você me deixa louco... - Você não vai com a minha cara? Pensou? - Pensei... - A que conclusão chegastes amado leitor? - Que devo pagar o meu dízimo amanhã cedinho, para ir para o céu... - Pois eu cheguei a conclusão diferente... - É mesmo? E qual foi? - Na realidade chegue a várias conclusões, mas que resultam em uma única. Concluí que :1 - E se o diabo não existisse? 2 - E se, de repente, o diabo se convertesse a Jesus,  já que, segundo dizem, o diabo também  faz parte da criação Divina e por isso mesmo pode voltar a ser do bem? 3 - E se o diabo de tanto apanhar nos cultos e celebrações religiosas, resolvesse dizer: - Chega! Me rendo! Também sou filho de Deus! Não aguento mais apanhar destes fanáticos... 4 - O que seria da sua agremiação religiosa? Como iria viver o seu guru religioso?
  - E aí, amado leitor destas mal traçadas linhas... Me responda estas pequenas indagações... - Respondo não... - Por que não? - Por que o chefe de minha igreja falou que eu não deveria dar atenção a hereges... Afinal nem sei por que ainda estou lendo essas sandices... Ah, meu Deus do céu... Acho que vou me penitenciar... - É, meu caro leitor... Não é fácil quebrar paradigmas... Ainda mais quando estes tem fundações seculares... Mas para chegar ao final e, se alguém  raciocinou com pelo menos dois neurônios, também deverá ter chegado à conclusão que, queiram ou não queiram: 'Diabo e Religião são sócios meieiros num lucrativo e rentável negócio'. Um não viveria um só minuto sem a existência do outro e vice versa...
  - Tenho dito... E sempre!!!" (MANUEL DE JESUS)

QUEM CALA... VOTA!

   Os posts mais comentados do laureado Blogue do Eliomar são os que tratam da administração confusa da petista Luizianne de Oliveira, que nasceu no Mondubim. O pessoal do PSDB, PSD e DEM não perdoa a Loura! O diango é que quem fica calado, vota! O filé de votos da petista está nos bolsões de pobreza, que ela agrada com generosas sinecuras oficiais... Ontem ele chegou a falar da negritude, que Valdemir Catanho representaria na campanha do ano que vem. Pra quem ela mandou seu recado?

PÉSSIMOS ATORES!

   Vi agora a pouco na TV as carpideiras da Coréia do Norte em seu "choro" patético. Mais uma vez. E tudo acompanhado pela TV oficial. As imagens, claro, são as que esta liberou. O culto à personalidade ali é grandioso (uma das armas do "comunismo" daquele naipe, é o marketing excessivo). Tudo para manter as aparências de um regime falido e sem nexo. Aliás, comparam sempre as ditaduras. Mas toda ditadura por si só já se auto-define! O que se viu hoje foi MAIS uma história de necrotério. Como tantas outras...

A RAMPA QUE NUNCA ACABA!

   Em diversas cidades existe o problema: a prefeitura limpa um local, mas daqui a pouco ele está totalmente tomado pelo lixo doméstico ou de construção. Os agentes da prefeitura esperneiam e o prefeito vai à rádio para reclamar. Mas esquece do dever de casa! Existe educação ambiental permanente na cidade, que inclua visita à comunidade, inserções na igreja, nas rádios e nas escolas? Há coleta seletiva de lixo, que não permita, por exemplo, a colocação de material de poda e construção no meio das ruas? A população conhece o horário da coleta domiciliar e é orientada a só pôr seu lixo na rua no dia da coleta? Há multa para punir os infratores das regras municipais, que tratam do manejo do lixo? Em resumo: A gestão municipal existe, nesses aspectos?

LI NO BLOGUE DO PROF. ROMILDO MOURA

  151 CIDADES REPROVAM MAIS DE 20% DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  "'O Brasil tem 151 municípios que reprovam 20% ou mais dos alunos da rede pública ao fim do 1º ano do ensino fundamental. O número representa 2,7% do total de cidades brasileiras. Mesmo assim, especialistas consideram a situação alarmante. Há municípios onde metade das crianças, que nessa época da escolaridade têm cerca de 6 anos, repetem.
   Os dados são do Censo Escolar 2010, do Ministério da Educação, e foram mapeados pelo pesquisador e economista Ernesto Martins Faria. Ele considerou as redes de ensino estaduais, municipais e federal. Nenhum dos 151 municípios é capital de Estado. A maior parte - 81 deles - localiza-se na Região Nordeste, que tem o Estado com maior número de municípios com as altas taxas de reprovação: Piauí, com 39. Nele, encontram-se os índices mais altos do País: Lagoa do Piauí ( 48,4%) e Aroeiras do Itaim ( 47,4%)'. 
  'Pois bem: Estas cidades deveriam ser reprovadas... Pois bem 2: Não estão sabendo avaliar direito seus alunos... Pois bem 3: Basta conversar com qualquer um destes alunos, para verificar que estes índices são vergonhosos... Pois bem 4: O índice de reprovação, se fosse em relação ao conhecimentos destas criaturas deveria ser era de 80%... Pois bem 5: Por isso que eu digo... Pois bem 6: Devem ter invertidos os números... Pois bem... (...) Pois bem 13: Onde anda a ação dos companheiros? (...) Pois bem 50: Só a zebra é a solução... Tenho dito... E sempre!!!'"

  (MANUEL DE JESUS) 

  DESTE BLOGUE: Quem lê a matéria de forma mais detida, vê dois gargalos do problema (que também é solução). São as irmãs GG (gestão e geografia). Só!

VIOLÊNCIA SE COMBATE COM...

    A TV Jangadeiro mostrou hoje o linchamento de um sujeito, acusado de ter baleado um homem. No local (Parque Santa Maria - Grande Messejana), muitos populares e uma horda de pessoas mal-educadas e acanalhadas, que "comemorava" (com vaias) a morte do desatinado homem. É assim que procuram a justiça perdida!? Com o desprezo à vida!?

SINAL DOS TEMPOS... BICUDOS!

   E Mauro Benevides canta de galo no terreiro da ruindade! "Pra onde o Mauro vai, o povo vai atrás...! Ah, como somos bons e ordeiros!

SE A GENTE APRENDESSE...

  De: Emir Sader
  "A Igreja não dever dizer o que é crime! E o Estado, o que é pecado!"

A POLÍTICA DE LADEIRA ABAIXO! II

  Procurei o nome de um filme que traduzisse um pouco as ideias que resumimos no mais recente post, que fala sobre a politicalha que nos assola, como se fosse a seca de 1877. Ei-los: A Armação, A Armadilha, A Arca Perdida, Os miseráveis, A Alucinação de Ulisses, A Aldeia dos Amaldiçoados, A Balada do Pistoleiro,... Ih, vai longe!


CIDADE TURÍSTICA... SEM LASTRO!

  "Ocupação hoteleira no Ceará vai ser de 98% no réveillon, diz ABI", diz o G1/ Ceará.

 Enquanto isso, dois turistas morreram afogados na Praia do Fututo nas últimas 72 horas, há exigência de policiamento na orla, de lixeiras nos calçadões da Beira-mar e de banheiros públicos em toda a cidade. No aeroporto existe o eterno problema das muriçocas. As praças estão abandonadas e os pontos históricos depradados... As atrações positivas, infelizmente, são poucas!

A POLÍTICA DE LADEIRA ABAIXO!

    Não se preocupe muito com o que dizem os políticos. Chavões e frases encaixotadas existem para serem repetidas por aí, à exaustão! Procure saber o que é que existe por trás do que está sendo dito! Esse é nosso papel: o de intérpretes da história e até das sandices ditas! Tape o nariz e vamos em frente!

E COM A POSSIBILIDADE DE GREVE NA PM... DE NOVO, VEM TRUCULÊNCIA!

    A PM RESOLVE:
  "Recomendar que os Comandantes imediatos esclareçam os seus subordinados sobre as implicações disciplinares e penais, decorrentes da participação em reuniões e manifestações coletivas, contra atos de superiores, revestidas de caráter reivindicatório e/ou de cunho políticopartidário." 

  (Parte da Nota da PM, publicada pelo Eliomar)

PRINCESA DA VALE FM: ANIVERSÁRIO E POESIA!

  RELAXOS DO MANUEL DE JESUS, COMPOSTOS NO MOMENTO DA MESA-REDONDA

Ouvinte, preste atenção
Nas coisas que eu vou falar
Desta pixota bonita
A pioneira do lugar
É a Princesa do Vale
Hoje a aniversariar.

Nestas quinze primaveras
Muita gente alegrou
Com sua programação
Na cidade e no interior
Só ficou triste quem quis
Ou o rádio não ligou!

É muito bom vir aqui
Pra hoje comemorar
Ao lado de José Marques
Comunicador do lugar
Fernando Deda e João Teles
Manchão e Raimundo Marques
Que também vieram opinar.

E continua a palestra
Neste dia especial
Ao lado de Julierme
Companheiro genial
Orlando Carlos também
Colega como que ninguém
Que veio aqui palestrar.

E porque o tempo é pouco
E pra não encompridar
Vamos dar por encerrado
O relaxo complicado
Que fala um pouco embolado
Nesta pequena tribuna
Neste dia premiado
Para a Princesa do Vale!

PARABÉNS, PRINCESA! (Manuel de Jesus)

  DESTE BLOGUE: A composição foi deixada pronta no momento em que ocorria a mesa-redonda, por conta do aniversário da Rádio Princesa do Vale FM, de Coreaú. O Blogue só publica agora porque a mesma estava em Coreaú, uma vez que tinha sido esquecida nos alfarrábios do blogueiro. Por isso, pedimos desculpas ao autor.

O ESTADO REAL!

   "São tantos os casos de corrupção que alguns jornalistas do Ceará se tornaram indolentes ao assunto. Ou será que eles estão dopado$?"

  (ERIVELTO DE SOUZA)

FÓRUM ZONA NORTE

  Comarca de Mucambo realiza 2º Mutirão da Conciliação

  "A Comarca de Mucambo, distante 298 km de Fortaleza, realiza a 2ª edição do Mutirão da Conciliação. A determinação é do juiz Magno Rocha Thé Mota. O evento ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2012. (...)."

  (Destaque do Jangadeiro Online)

"PIADAS E MAIS PIADAS! E OS PALHAÇOS SOMOS NÓS!"

   MUITO BOM o texto do jovem Benedito Gomes Rodrigues, acadêmico de Psicologia, publicado nos Blogues de Coreaú. Se pudesse estar em sala de aula na boa terra, o levaria para o palco, para que ele pudesse cevar um bom debate. Parabéns, Benedito!

TEM ALGO A DIZER?

  "Quem não sabe, é ignorante. Quem sabe e nada diz, é criminoso." (Bertold Brecht)

 Nossos e-mails: coreausiara@yahoo.com.br/ hotmail.com

MANCHÃO EM... II

  A REVOLTA DO RIO (Cont.)
 
Parece que o meu povo
Não aprendeu a lição
Ou é burro de nascença
Ou teimoso e sem noção!

Pois as chuvas estão chegando
E que o inverno tenha dó
Desse povo ignorante
Que não aprendem o que é melhor.

Ser político ou urubu
Tudo é igual em minha cidade
Um espera por carniça
O outro por calamidade.

Quando a coisa tá pegando
Lá estão no meio do povo
Fingindo ser solidários
Com um babão em cada ovo.

Chama a imprensa, faz promessa
Diz que tudo vai resolver
Mas até hoje não tem nada
E nem eu sei quando vai ter!

CONCURSOS À MANCHEIA!

  Concursos Públicos: 965 concursos anunciados com milhares de vagas em aberto no País. Para mais informações: www.cdaterra.com.br/cwww.htm

SORRIA! 2012 SE APROXIMA!

O MAL QUE ASSOMBRA!

 

Kirchner


O ESTADO REAL!

   A gente vai ler os Blogues da capital e a tela do computador falta pingar sangue! Onde anda o Estado apalermado!?

A EDUCAÇÃO DO TRAMBIQUE!

    O Estado continua sua política de fechar e doar escola, sem NENHUMA consulta à comunidade. Troca escola, cede escolas à prefeituras,... E a comunidade? E os profissionais, transferidos na marra? É muito desrespeito! E reação que é bom...

O "POSTE" DO DIA

  E a Lourizianne que nos empurrar o SEU Catanho. Tô achando esse discurso meio fanho...

QUER UMA CARICATURA DA ELITE BRASILEIRA?

  Dá uma olhada nessa novela Fina Estampa e nos rapapés da personagem Tereza Cristina. É um retrato meio zarolho, que sai da cabeça do elitista Aguinaldo Silva.

O CEARÁ CARREGADO NAS COSTAS PELOS CEARENSES

  "Turismo religioso leva milhões de visitantes ao Cariri, no Ceará."
  "Ceará deverá receber 975 mil turistas durante a alta estação."
  "Se você estiver pensando em alugar um carro, esqueça. Nem carro popular não tem mais. As locadoras comemoram."

  (Destaques da imprensa do Ceará)

NA MARRA...

    UOL confessa sucesso da "Privataria"



  Por Altamiro Borges

   "Meio a contragosto, o portal UOL publica hoje que 'o livro ‘A privataria tucana’, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., alcançou o topo do ranking dos livros mais vendidos do site especializado em mercado editorial PublishNews. O site contabiliza as vendas em 12 livrarias – Argumento, Cultura, Curitiba, Fnac, Laselva, Leitura, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Super News, Travessa e da Vila'.


   Demorou, mas a famiglia Frias – dona do UOL e da Folha serrista – deu o braço a torcer. Ela evitou tratar do assunto, sequer deu capa para o registro do pedido de criação da CPI da privataria, desdobramento do livro. Seus colunistas mais famosos seguiram as ordens do patrão e até agora não resenharam a obra. Mesmo assim, o livro virou best-seller e o UOL finalmente deu a notícia. (...)." 
  (Blogue do Miro)

NÓS AGRADECEMOS!

  "Cortar o tempo

  'Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
  Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
  Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
  Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra frente vai ser diferente.'
(Carlos Drummond)

 'Que seu novo ano seja realmente diferente, promissor, cheio de oportunidades e, que principalmente, você consiga conquistá-las e realizá-las.'

São os votos do
Adm. Francisco Rogério Cristino

POLÍTICA E CRENDICE QUE DÁ VIDA A MALANDROS...

   Há uma crença boba no seio da população de que em se mudando o nome de quem está na cadeira de administrador púbico, tudo mudará e para melhor! Ledo engano. O prefeito novo nada trará de bom, se sua prática política diária é igual ou pior do que a do sujeito que está no trono! O que precisa mudar é nossa cultura de acreditar em tudo e de engolir sempre o angu que nos é imposto por uma embiricica de farsantes, quem impestam a Política! Governo não faz nada sem pressão! Aí estão a Educação e a Saúde, serviços essenciais, sendo tratadas com bico de pão dormido por essa gente do governo, que se alia até a sindicatos pré-fabricados, para garrotear as categorias de trabalhadores. Confiar nessa gente? Como? Mas, no ano que vem, todos aparecerão em nossas comunidades, muito bem vestidos e perfumados e lá vai, atrás deles o povo, tolo, com um pirulito da esperança na boca... Olha, esperança é uma palavra bonita até... Mas esperança só deve existir onde exista luta, exigência de respeito e de vida melhor! Numa linguagem do povo: vamos deixar de ser bestas!

A POLÍTICA MANTÉM JOGATINA EM SOBRAL

   "O noticioso fantástico, programa de grande audiência da Rede Globo de Televisão, repercutiu domingo passado as ações nefastas de jogos de azar, espalhados sem controle em todo o Brasil, que se desenvolvem desde a manipulação dos resultados, sonegações fiscais e corrupção.
´ No Estado do Ceará, mais precisamente na cidade de Sobral, recentemente, o Ministério Público Federal – MPF moveu Ação Civil Pública, com pedido de Medida Cautelar, sob no. 3532-92.2010.4.05.8103, contra R.A. PROMOÇÕES LTDA (Trevo do Norte), que tem como sócio-proprietário, Marlon Marcelo Rodrigues Sobreira, filho da Deputada Estadual Mirian Sobreira (PSB).
         
   Além da Ação Civil Pública, tramitam também três ações de execução fiscal e, uma Ação Penal, cujo objetivo é proibir em definitivo a comercialização dos jogos de azar, sorteios, incluindo os bingos e as loterias, promovidas pelo R.A. PROMOÇÕES LTDA - Trevo do Norte, da família Sobreira. Quanto à ação penal, no exarar final, poderá levar o proprietário da jogatina a prisão.
        
  A ação desencadeada contra os jogos de azar em Sobral levou a Polícia Federal – PF, instalada no município, a fazer várias apreensões de computadores, documentos, objetos que eram utilizados para os sorteios, inclusive, com a oitiva do chefe do esquema, Marlon Marcelo Rodrigues Sobreira.
         
   Tentado burlar a lei, Marlon Sobreira, em data posterior ao ajuizamento da ação referida, quis alterar o contrato social para fins de inclusão de atividade de distribuição de títulos de capitalização, o que não foi aceito como defesa pela Justiça Federal de Sobral.
 
  A Ação Civil Pública encontra-se pronta para sentença desde novembro de 2011, na área civil e, no âmbito penal, os Sobreiras ainda estão respondendo pelos diversos crimes apontados na inicial do Ministério Público Federal – MPF, que afirma categoricamente, “que eles ferem o ordenamento jurídico com a prática nociva aos munícipes com a promoção de jogos de azar”.
         
   Marlon Marcelo Rodrigues Sobreira, que se apresenta no processo como sócio-proprietário R.A. PROMOÇÕES LTDA (Trevo do Norte) e se qualifica como empresário é também lotado no Gabinete de sua mãe, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Deputada Estadual Mirian Sobreira (PSB). "

  (Blog do Lindomar Rodrigues)

PINTARAM A "VIRGEM" DE MESSEJANA!

A estátua da índia Iracema pintada de verde ficou assim. O que você achou?
  Foto: O Povo Online

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...