domingo, 9 de outubro de 2016

DE ROMILSON ABREU

Povo brasileiro

DICA (DAS BOAS!)

Instituto Cultural Cravo Albin, com rádio web e um belo dicionário sobre MPB:
http://institutocravoalbin.com.br/

CURIOSIDADE

SOBRE O TERMO "BARNABÉ":
"Isso surgiu a partir do personagem descrito na letra de um samba de 1947 de autoria dos compositores Haroldo Barbosa e Antonio de Almeida, que foi gravado para o Carnaval de 1948 por Emília Savana da Silva Barbosa, conhecida como Emilinha Borba. A letra dizia o seguinte: 'Barnabé o funcionário/Quadro extranumerário/Ganha só o necessário/Pro cigarro e pro café/Quando acaba seu dinheiro/Sempre apela pro bicheiro/Pega o grupo do carneiro/Já desfaz do jacaré/O dinheiro adiantado/Todo mês é descontado/Vive sempre pendurado/Não sai desse tererê/Todo mundo fala/Do salário do operário/Ninguém lembra o solitário/Funcionário barnabé/Ai, ai, barnabé/Todo mundo anda de bonde/Só você anda a pé... (...).'
O nome 'barnabé' tem sua provável origem nos termos sírios bar nabid.(...)".
FONTE: http://www.sinpecpf.org.br/vozdofiliado/noticia.php?id=1635

SIMBOLISMO

Uma das características do comunismo chinês (e de muitos outros): publicidade carregada e excessiva.
Imagem do G1

DE NOVO!

Estudantes dando exemplo de luta pelo País contra a MP 746/2016, que modifica drástica (e criminosamente) o ensino médio.

DICA DE LEITURA DA AIRTON DE FARIAS

"(Elio) Gaspari hoje em sua coluna fala das várias contradições e medidas tresloucadas tomadas pelo governo Temer. Recomendo ler. O mais bisonho é o governo achar que basta campanha publicitária para angariar apoio e convencer as pessoas a aceitarem perder direitos."

INGENUIDADE

Do Facebook

DOIDEIRA

O DIA do Nordestino é 8 de outubro, dia do centenário de Patativa do Assaré? Mas Patativa é de março... E agora? De outubro é Catulo da Paixão Cearense, que na verdade era maranhense!

ABUSO (ELEITORAL)

 O pessoal da empresa que administra os terminais de ônibus (de Fortaleza) está sendo obrigado a distribuir material impresso da prefeitura. Um absurdo! 

DE TIÃO SIMPATIA

Do Batuta Nordestina

NAZARENO

De Romilson Abreu

GRAFITE SOBRE PAPEL

Obra de Romilson Abreu, também secretário escolar e autor de duas das minhas capas de cordel:

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas