"No Brasil embora tenhamos um sistema político presidencialista encontramos diversos reinados... A diferença que existe entre estes reinados é que, graças a Deus, eles não são vitalícios. O domínio é temporário. Em alguns locais este domínio demora um pouco.
  Pessoas entram em uma campanha eleitoral com discursos populistas e quando sentam na cadeira a transformam num 'trono majestoso'. Esta metamorfose é vista em boa parte dos parlamentares. Aqueles que eram eleitores passarão a ser súditos.
  Para abolir estes reinados, terá que haver uma reforma política séria. Quem já assumiu uma cadeira no Poder Executivo não poderia mais concorrer a estes cargos eletivos. Como isso teríamos a alternância de pessoas nestas funções.
  Nos municípios brasileiros existem verdadeiros tronos oligárquicos. O que era parlamento tornou-se reinado. A mesa redonda palaciana é privilégio de poucos. Os atos administrativos são impostos aos súditos de goela abaixo. Assim é a saga do nosso povo brasileiro. No entanto, vale ressaltar, que o povo brasileiro também tem sua parcela de culpa, pois é ele que elegem os seus representantes. Na maioria das vezes, vota pensando em receber algo em troca... Como comida, por exemplo. Eles votam 'pela barriga' e não com consciência (eleitoral).
  O Brasil está necessitando de uma grande revolução. Esta seria diferente das outras que ocorreram. A origem deste levante seria no sopé da serra da Penaduba e intitular-se-ia REVOLUÇÃO SUCUPIRIANA. O objetivo seria destronar os reinados existentes por este Brasil afora. Uma das armas utilizadas seria a implantação de uma educação voltada para um ensino eficaz de conhecimentos de direitos e deveres dados nas escolas. Elas (as escolas), hoje, estão mais para refeitório do que salas de ensino. Somente a merenda escolar não é suficiente. Temos também que alimentar a consciência das nossas crianças. Estes 'soldados do futuro' fortalecidos destronariam os 'reinados não coroados' existentes. Falando em reinado lembrei-me do perverso Nero, que dizia: 'para a população basta pão e circo para (que ela possa) se divertir.' Sabemos que nem só de pão vive o homem e também de falsos risos. Então: SALVE A REVOLUÇÃO SUCUPIRINA!"
  (Carlos Teles)