segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TODA ESCOLA É UM TEMPLO... QUANDO FECHA, TRAZ TRISTEZA E DESOLAMENTO...


VEM BOMBA POR AÍ!

  O jornalista e escritor Palmério Dória avisa: "Calma, pessoal! (O jornalista) Leandro Fortes está indo pra Natal. Na sexta-feira ele conta na Carta Capital tudo o que a mídia esconde sobre João Faustino (homem forte do Serra).

O FASCINANTE MUNDO DA PESQUISA III, COM A PROFESSORA GILDÊNIA MOURA


  

Setor de Microfilmagem - Biblioteca Estadual Menezes Pimentel. Fotos dos arquivos da pesquisadora.

O FASCINANTE MUNDO DA PESQUISA II, COM A PROFESSORA GILDÊNIA MOURA



  
Pesquisa sobre Rodolfo Teófilo

O FASCINANTE MUNDO DA PESQUISA I, COM A PROFESSORA GILDÊNIA MOURA

NEM AS ENTIDADES LITERÁRIAS ESCAPAM!

 Uma entidade literária foi criada numa cidade vizinha à Fortaleza. Fizemos parte da curriola fundadora. A  confraria teve uns oito anos de vida. Produziu muita coisa e lutou muito, difundindo a obra e a biografia do farmacêutico baiano, Rodolfo Teófilo. O tempo passou, a entidade cresceu, apareceu na mídia, engrossou o pescoço... O prefeito cresceu os olhos. Não demorou muito, os amigos dos donos do poder começaram a se chegar, cheios de "boas intenções". Na eleição seguinte para a diretoria, foi eleita uma persona ligada à Prefeitura Municipal. Como todos os anos realizávamos um evento em prol da memória de Teófilo, fizemos uma reunião, para planejar o momento. Foi definido que políticos não participariam diretamente do ato (seriam apenas citados ao microfone). No dia exato do acontecimento, lá estava o prefeito e toda sorte de apaniguados! Um caso de som chamava a comunidade para o rapapé! Os membros da entidade foram chamados ao palanque, por um daquelas locutores que quase rasgam o tecido alheio. Recuse-me a fazer parte da palhaçada e abandonei, para sempre, a valorosa entidadem que nada tem a ver com os feitos (mal feitos) de seus membros governizados... Que façam bom proveito daquilo que chamam de "luta de vanguarda pela literatura local"!

FALEI NO DIABO, APARECEU O RABO! POLICIAIS EM GREVE SÃO GOLPEADOS!

   "O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpoci) vai entrar com medida jurídica cabível contra o corte no salário dos políciais civis em greve, informa a diretoria. De acordo com a diretora do Sinpoci, Inês Romero, o sindicato já tem em mãos quase 200 extratos de pagamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), que cofirmam o corte salarial. De acordo com Inês, mesmo policiais que estavam em serviço levaram falta. A diretora explica, no entanto, que o sindicato tem tomado o cuidado de não deixar os policiais se ausentarem do local de trabalho durante a greve. De acordo com a diretora, um policial chegou a receber menos de R$ 2 no mês. (...)." (DN)


DEMOCRACIA E FASCISMO. O QUE É ISSO?

   Numa cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, o presidente do Sindicato dos Servidores foi parar numa chefia do Instituto de Previdência do Município. O vice-presidente é o encarregado pelas viagens das ambulâncias do hospital, rumo ao IJF. Um outro membro serve cafezinho na sala do diretor do hospital. Na Assembleia Legislativa, um alto membro de outro sindicato é assessor de um deputado governista. Os sindicatos são comandos sob os gritos do chefe de gabinete dos donos do poder. Os meninos fazem seu papel: inflitram-se, "matam" a entidade e fazem a festa, com a verba vinda daquele dia que todo trabalhador é obrigado a trabalhar, para sustentar o peleguismo oficial. Quando são obrigados a fazer uma assembleia, arregimentam meis dúzia de chegados, escrevem uma Ata com palavreado empolado e pronto. Os associados são ludibriados com descontos em farmácias, açougues, pousadas ou coisas do gênero... As assembleias são controladas como se controla um curral. Só entram os bois preferidos! É o sindicalismo governista e de resultado (bom pra eles). Os insatisfeitos são defenestrados. Os mais politizados, convidados a se retirar. Deve ser isso que, hoje, chamam de democracia! Os contrários à prática dessas capitanias são chamados de "fascistas" (nem ao menos se apegam à sinonímia historiográfica). Para justificar sua prática velhaca e palaciana, subestimam a inteligência dos outros e engasgam-se com os muitos bolinhos servidos com o cafezinho das ante-salas governistas... Vergonha!

O EVOLUTIVO CHEGA AO FIM!

  "Presidente anuncia fim das atividades de colégio em Fortaleza

  O presidente da Organização Educacional Evolutivo, George Justa Feijão, anunciou o encerramento das atividades do grupo por meio de uma rede social. Entre as principais instituições do grupo estavam o Colégio Evolutivo e a Faculdade Evolutivo (Face).
  A partir de 2012, não haverá mais matrículas. O grupo tem 31 anos de atuação na área de educação em Fortaleza. Mais de 120 mil estudantes passaram pelas instituições desde sua fundação."

  (Jangadeiro Online)

POR QUE OS JOVENS ABANDONAM A CASA DOS PAIS

   O DN de hoje traz uma matéria que mostra que muitos jovens estão fugindo da casa dos pais. Principamente, as mocinhas. Elas estão descobrindo que nas ruas as coisas são MUITO mais "atrativas". E, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma questão de sem-vergonhice! Há relatos de surras, uso de drogas, bulinação, degeneração familiar, etc, etc!

A MÍDIA QUE ESQUECE...

  Aquele ministro que foi pego praticando gatunagem saiu das páginas da imprensa. O que houve? É culpado, inocente? Onde andará? Se for culpado, não deve ir pra cadeia ou devolver os milhões surrupiados? E se for incoente, como ficará sua honra? E sua família, atingida pelo tiroteio de denúncias? Seus filhos vão continuar sendo alvo da chacotas na escola? Por que esqueceram dele?

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!