sábado, 7 de março de 2020

BELEZA DUPLA

A BELA JORNALISTA CEARENSE (DE PEREIRO) FERNANDA AIRES E SALVADOR - BAHIA
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu e atividades ao ar livre

VIDA

Cada passo dessa vida/Deve ser com emoção/Deve ser com o desejo/De aliança e união/Ou o fardo que se leva/Pesa muito, meu irmão!//Cada passo tem seu tempo/Carimbado em passaporte/Cada passo calculado/Precisa de muito norte/Ou a vida passará/E o arremate é a morte!//Cada passo que se dá/Tem que ser sem agonia/A gente não pode nunca/Só viver curando azia/A gente precisa muito/De encanto e de magia!

CRETINICE

"A vingança do palhaço. O repasse do bolsa familia foi distribuido assim: Nordeste: 3%, Sudeste: 45,8% e Sul: 29,3%. Os 9 Estados do Nordeste fazem oposição a Bolsonaro."
RECEBIDO VIA ZAP

AROEIRA

A imagem pode conter: 3 pessoas

ENCONTRO

MILENE AUGUSTO E VALDIR TELES. ELA, POETISA; ELE, UM MONSTRO DA CANTORIA. OS DOIS SÃO PERNAMBUCANOS. FOTO DELA:

MEMÓRIA - 2

VIA FACEBOOK
A imagem pode conter: 32 pessoas

RETRATO BRASIL

ARTE: MARLON THOR
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

MEMÓRIA

A "(...) Empresa Cearense de Turismo), onde funcionava a antiga Cadeia Pública da cidade. O local foi totalmente desmemorializado; nas celas, onde centenas de homens e mulheres, escravos ou livres foram por décadas confinados, humilhados e, não poucas vezes, torturados, encontram-se agora artesãos com seus trabalhos, a fim de estimular e vender produtos turísticos. A Cadeia Pública não foi o primeiro local de detenção em Fortaleza - antes a justiça se fazia na Cadeia de Crime (situada onde hoje estão os galpões da 10° Região Militar) e na Casa de Correição, criada pelo presidente José Martiniano. (...)."
Roberto Lima, moderador do Fortaleza Antiga em Fotos (Facebok).

POLÍTICA|UMA ADAPTAÇÃO

"Adaptado do jornalista Henrique Araújo, de O Povo. Por que um presidente da República convocaria manifestantes para que ganhem as ruas a seu favor?
a)'Por fragilidade. O presidente sente-se acossado, ainda que imaginariamente, de mãos atadas, seja por incompetência, seja porque de fato outros agentes o pressionam a conduzir o Executivo e apresentar as propostas que cabem ao chefe desse poder apresentar'.
b)'Para manter alta a temperatura política e a tropa mobilizada, de modo a ter sempre em mãos um poder de barganha com o Congresso. Dito nas palavras do presidente: político que é político não tem medo das ruas (apenas de debates)'.
c)'Como distração, a um presidente interessaria chamar atos públicos num momento em que a economia patina e o PIB é desconcertante, apontando para o horizonte e disfarçando os maus resultados'.
d) Todas as opções anteriores."

Airton de Farias, historiador

A VELHA EMCETUR PRESERVADA (EM PARTE)

ANTIGA CADEIA PÚBLICA DO CENTRO DE FORTALEZA. VIA ROBERTO LIMA/FORTALEZA ANTIGA
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

EUGÊNIO LEANDRO

O CANTOR COMEMORA NOSSA PARTICIPAÇÃO NO SARAU DO BOTECO DO ARLINDO: 

A FORTALEZA REAL

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e texto

POR ELA*

A MULHER e sua luta/Estão na ordem do dia/Ela faz tudo bem feito/Com rigor e maestria/É, mas precisa ampliar/A luta com regalia!//É mulher e sua luta/Precisam ser aplaudidas/Já que para conquistar/Adquire mui feridas/No corpo que tanto luta/Nas refregas desmedidas! 
Prof. João Teles - Maraponga
*Lido na Ceará Rádio Clube, no programa Senso Crítico, pelo prof. e apresentador Juarez Serpa (de vermelho, ao centro).

MILITÂNCIA


AROEIRA GÊNIO TOTAL

https://pbs.twimg.com/media/ESgInwEXQAE82hj?format=png&name=small

A MULHER, NUMA BELA IMAGEM

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

DATA

''Aniversário da TV Educativa (Ceará) - 46 anos de bons serviços. A TV Ceará foi inaugurada pelo Governador Cesar Cals no dia 7 de março de 1974, com o nome de TV Educativa. Foi criada com o propósito de levar a teleducação às mais longínquas localidades do Estado do Ceará. A ideia era transmitir conteúdo de qualidade, através do ensino a distância. Mais de 400 mil alunos em todo o Estado foram formados com as teleaulas. A formação do cidadão com a cultura regional e a informação jornalística, também tem sido marcas da TV Educativa."
VIA CÉSAR CALS NETO
A imagem pode conter: planta, céu, árvore e atividades ao ar livre

OUTROS TEMPOS, OUTRO NÍVEL

"O Brasil já teve um ministro da Cultura que foi filólogo, escritor, crítico literário, ensaísta, tradutor, diplomata, lexicógrafo, enciclopedista: Antônio Houaiss. Sua gestão, de 1992 a 1993, durante o governo Itamar Franco, teve apoio de artistas e intelectuais de todo o país. Em seu discurso de posse, Houaiss definiu como prioridades de sua administração a recuperação e a preservação do patrimônio histórico e cultural, a retomada da atividade cinematográfica e um projeto de sustentação da língua portuguesa, por meio do estreitamento dos vínculos com Portugal e com as ex-colônias portuguesas na África.
Imortal, foi escolhido presidente da Academia Brasileira de Letras em 1995, em substituição a Josué Montello. Até o poeta Ledo Ivo, seu adversário na disputa, abriu mão da candidatura na véspera da eleição.
Além dos dezenove livros publicados, foi tradutor do clássico 'Ulysses', de James Joyce, autor do mais ambicioso e louvável projeto Dicionário da Língua Portuguesa, que tem seu nome, organizou as duas mais importantes enciclopédias feitas no Brasil, Delta-Larousse e Mirador, e assinou a primeira edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), em 1981. Outra de suas maiores realizações, e da qual se orgulhava, foi o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, 1990. Com o feito, uniu com precisão as duas carreiras, de diplomata, como membro do serviço exterior brasileiro, e a de linguista. 21 anos hoje de sua morte, aos 83 anos. Antônio Houaiss, um extenso verbete de uma página feliz de nossa história."  
Texto: Nirton Venâncio. Foto Selmir Yassuda, 1992."
***
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up

VITÓRIA-RÉGIA

EM MARANGUAPE.
Foto: Prof. Ednaldo Vieira
Nenhuma descrição de foto disponível.

NO BOTECO DO ARLINDO

EUGÊNIO LEANDRO.
Foto: Casa de Poesia
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e violão

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...