sábado, 5 de novembro de 2011

UMA BELA CANÇÃO NA NOITE!: FRISSON (TUNAI)

UM CRIME BRUTAL!



    Os policiais e o perito (experiente) choraram. O delegado falou do caso, com a voz embargada. O pai da vítima jogou-se por cima do pequeno corpo, transtornado, enlouquecido. Um garoto de 11 anos, de Pajuçara (Maracanaú) teve a cabeça espatifada por dois adolescentes, que usaram pedras e paus. Um de 14, outro de 17 anos. O que morreu devia R$ 20,00 a um deles. Parte do pagamento de um celular. Enquanto as autoridade gastam milhões com obras faraônicas e destinam bicos de pão para Professores, a meninada brinca de se eliminar! A família, atônita, não sabe o que fazer! As igrejas pregam a Teologia da Prosperidade, querem dinheiro (de muito!), fecham negócios! E a sociedade assiste, estupefata, um espertáculo patético e desencantador! O que fazer!?

 Imagem: Google

A PRESENÇA MASCULINA E A FORTALEZA DA MULHER

  A Professora Adísia Sá disse a Rui Lima, da TV O Povo, que a figura mais forte de sua casa era a da mãe. Mas o pai não ficava atrás. Quando viajava, deixava o chapéu pendurado na chapeleira. Um dia, a menina Adísia quis saber o porque daquilo:

  - É pra provar que nesta casa tem homem!

  Num mundo de famílias destroçadas, isso diz muito!

EDUCAÇÃO: PROBLEMA DE GESTÃO

  "Caro Professor João Teles,
  Uma das causas da má qualidade do ensino público é a gestão, sobretudo a dos recursos financeiros.
  Se anualmente no Brasil fossem aplicados de forma correta os bilhões de reais oriundos do FUNDEB que são destinados à educação básica (ensino fundamental e médio, segundo a LDB), do ensino público e gratuito, a realidade educacional por essas plagas seria uma maravilha.
  Por isso, assiste razão a senhora Rosa Maria Torres del Castillo - ex-ministra da Educação do Equador, citada pelo Professor Chiquinho de Araquém -, quando afirma que "não importa o quanto do PIB o Brasil vai investir na Educação, o MAIS importante é como serão aplicados tais recursos”, ou seja, de nada adianta se querer aumentar o percentual do PIB brasileiro (até 10%) a ser aplicado em educação, se existe um ralo fedorento por onde escorre boa parte dessa dinheirama desaguando nos bolsos de agentes políticos safados, desonestos, que só pensam em engordar a sua conta bancária, em detrimento de um futuro promissor para as nossas crianças e os nossos jovens.
  A gente só leva para o túmulo o que deixa de bem para a posteridade, nem que seja uma pequena semente de esperança." 

  FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
  Professor

CLAYTON FENOMENAL!




 

FALTA GESTÃO!



 
  O Professor Chiquinho, do Educaraquém, comentou no Blogue uma entrevista da revista Nova Escola, com a linguista equatoriana Rosa Maria Torres del Castillo, ex-ministra da Educação do País. Segundo ela, "não importa o quanto do PIB o Brasil vai investir na Educação, o MAIS importante "é como serão aplicados tais recursos". Ela diz mais: "o Brasil já investe mais do que muitos outros países da América Latina, o problema é que o Brasil prefere investir naquilo que aparece mais (...)." 

  Foi aí que eu meti minha colher de pau (intrusa) na conversa, para dizer o seguinte:
  "Como gastar, eis a questão! Onde andará a senhora gestão? Nos deixou, com o pires na mão! Assim, não!"

 Não são rimas inssossas, são uma constatação! Uma escola tem a cara de sua gestão! Basta olhar por cima do muro e...

O AIRTON DE FARIAS COMEMORA!

  "Sinto-me Honrado com a adoção, pelo Colégio Luciano Feijão, de Sobral, do livro CEARÁ, NOSSA HISTÓRIA (Ensino Fundamental). Grato pela confiança!"

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  "Caro colega,

  Em dois anos, capengando, meu antigo Blogue sobre tecnologia da informação, andava a passos de tartatura. 1.800 visita apenas, uma média de pouco mais de dois visitantes diários. Oitenta por cento destes, de fora do País. Mudei o foco e também o endereço. Se for possível, divulgue em sua demosucupirana tribuna o novo endereço. Não se preocupem. O tempero é o mesmo! Apenas aumentou a quantidade de pimenta. Agradeço desde já aos amigos navegantes, que nesta praia vierem a ancorar. Não tenham medo de serem abocanhados pelo tédio de que, com certeza, padeceu Robson Crusoé. Única coisa semelhante, comum e que tem de sobra, será uma água de coco natural. Venham acompanhados, pois a macaca eu não vou dividir, não. Tenho dito... E sempre. P.S.: Ia-me esquecendo do principal. O endereço é: www.colunistadejambom.blogspot.com. Não esqueça! E coloque em seus favoritos!"

  (Manuel de Jesus)

O QUE SE COMENTA NO TWITTER...




  "O crack está em 98% dos municípios brasileiros e 91% destes não tem qualquer programa para evitar o problema."
  "Em palestra na reunião do G-20, Bill Gates afirmou que o fim da fome na África passa pela tecnologia desenvolvida pela Embrapa/Brasil."

NOS CAMINHOS DO ARAQUÉM: UMA BELA IMAGEM INTERIORANA... Foto: Manchão

AS "MUDANÇAS" QUE QUEREM, COM O "PISO" GOVERNISTA


  FONTE:
     www.blogdobodelyra.blogspot.com

LOUCURA SOBRE DUAS RODAS!


Imagem Ilustrativa do Google
 
  Os números sobre mortes no trânsito são de arrepiar! Principalmente, envolvendo motos! Mesmo assim, quando você sai às ruas, presencia o atrevimento e a descompostura de motoqueiros ensandecidos! O que fazer? Se o Estado anestesia-se para o problema...

Cerco Fechado...

  "Aff! Depois de duas semanas em uma, começo este final de semana esgotado, física e psicologicamente falando: Explicar-lhos-ei a razão: O feed back e o reboliço, por causa dos meus últimos comentários nesta demosucupirana tribuna, foi estarrecedor. De todos os lados e por todos os meios eles vieram. Dos mais sensatos e moderados aos mais acalorados e ameaçadores. De onde menos se esperava, veio o quase fogo amigo. Pois bem. Um parente, que apesar de aletrado e também diplomado, mas que gosta de faturar em época de eleição falou: - Oh, abestado, deixa de escrever besteiras! Se não tem coragem de vender o voto e se não tem dinheiro para comprar, se cala... Pois bem 2: Um amigo, pelo menos eu pensava que era amigo, que não vende o voto mas o troca por alguns favores pessoais, falou: - Oh, abestado? Tu tá querendo aparecer é? Pois bem 3: Um inimigo... Como nem Jesus agradou a todos... Veja bem: Eu também os possuo, falou: - Oh, abestado? Tuas palavras são um pouco sensatas...

   """ """ """ """
   Pois bem 13: Um 'companheiro', este sim, chegou firme, me olhou de cima a baixo e, num tom de reprovação, falou: - Oh, abestado... Tô notando que andas cuspindo no prato que comeste... Tenho notado suas mensagens subliminares... Todos os pois bens de número 13, tem sido ataques contundentes a nossa agremiação... Não estás satisfeitos, devolva sua carteirinha, com nossa estrela vermelha... Você se acha o certinho... Está nos igualando aos demais... A história não é bem assim... Não somos infiéis... Não nos prostituímos... Mas você tem batido insistentemente e sem dó nem piedade, em quase todos os componentes de nossa estrela. Depois de tanto ouvir reclamações, eu não aguentei e comecei ensaiar uma resposta, ao que fui interrompido... - Não terminei, companheiro... Como ousa nos dirigir predicados? Impropérios? Você não tem cacife para tal... Há tempos não congrega em nossas reuniões oficiais... - Então...? Ele não me deixou terminar e desceu a bronca... - Ainda não terminei... Baixando a cabeça ensimesmado, fiquei a ouvi-lo por mais de dez minutos... - Blá! Blá! Blá! Blá! Blá! Blá! Blá! Blá! Blá! Blá!... - Pois bem 14: Aí veio o amado, estimado, idolatrado e tantos outros ados leitor destas mal traçadas linhas e falou: - Oh, abestado? Eu quero é ver o circo pegar fogo...

""" """ """ 
  Pois bem 49: Pensou que eu ía direto ao cinquenta não é mesmo... Pois se enganou. Aí chegou a turma do 'pizol' e falou: - Oh, sabidão? Temos notado que seus pois bens estão indo direto ao ponto... E isso é bom... Mas... Vejam bem... E precisa nos chamar de zebra? Aí, eu fui dormir um tanto enjoado. Tinha passado a tarde toda com um mal, está explicado, pois só li aquele e-mail falando do peixe panga depois que tinha saboreado (eca!) um almoço regado ao filé do tal animal... Foi de lascar... Mas como nem tudo está perdido e devido ao desgaste, me desdobrei com facilidade e fui ter com Lima Barreto. Este me chamou assim de lado e convidou a sentar em um banco de praça. Reconheci na hora. Estávamos no centro de Jambom. Acomodamos-nos e ele falou: '- Esquenta com isso não, Mané? Vão te proibir de escrever sobre Política. Podes esperar. Por que não experimenta escrever sobre culinária? Ou sobre etiqueta social? - Que qui é isso, Lima... Tá me estranhando? Acha mesmo que cabra macho, parido no pé da Penaduba, vai passar o tempo escrevendo sobre estas frescuragens? So escrevo sobre Política ou sobre o cangaço... Nem uma palavrinha sequer sobre qualquer assunto que fuja deste tema... - Pois espere só... Em todo caso você só tem duas escolhas... - E qual é a outra, já que a primeira está descartada? Indaguei esperançoso de voltar a dedilhar sobre temas tão importantes para o melhoramento da democracia... - Se mude para Jambom! Aqui estamos em campanha para a presidência do conselho principal do reino e o discurso é livre. De 'a favores' 'a contrários', todos podem opinar... - Mas não foi assim sempre? Indaguei... - É bem verdade. Mas a Associação dos Jornalistas sem diploma pressionou.... pressionou... pressionou até que escreveram a lei de liberdade da palavra... Agora tudo pode ser falado e escrito. Desde xingamento da mãe do juiz, até a mãe do jogador que dá cotovelada e chuta a canela do adversário... Diante de tamanha situação, me animei com a proposta. Aqui é o meu lugar... Vou soltar o verbo... Me aguarde... Se a alguém interessar é só ler a 'Trombeta de Jambom'. Acho que vou ser o responsável pelo editorial... Mas ficarei satisfeito se me derem pelos menos um pequeno espaço na coluna de Política... - Vaaaai, carniça... Dirá o amado, estimado idolatrado e tantos outros ados leitor destas mal traçadas linhas, que apesar de rir não coaduna com os meus ideais... - Já vai tarde... - Eu vou mas volto.... Tenho dito... E sempre!!!" (Manuel de Jesus)

O PITACO DO JOÃO

  "(...) Pelo que foi me dado conhecer, não houve a repercussão do Piso na carreira, principal reivindicação."

  (João Alfredo, vereador de Fortaleza, sobre a proposta do Estado para os Professores).

APESAR DOS PESARES

  "Acho curiosa a discussão que se formou em torno da doença do ex-presidente Lula. A tecla preferida é que Lula deveria ter procurado tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), na saúde pública. Aliás, em tempos eleitorais, ele insinuou que 'dava até vontade de ficar doente para usar a unidade de saúde' que estava inaugurando.

  Não concordo com o 'não-dito' dessa conversa. Isto é, nas entrelinhas está se insinuado que aquilo que é público, não presta. Bom mesmo é o privado: a medicina particular, os planos de saúde, etc.

  Peço licença para discordar. Em muitos países desenvolvidos, os governantes procuram as instituições públicas de saúde porque sabem que são iguais ou melhores que as privadas. No Brasil, também podemos chegar a ser assim. Aliás, em muitos setores e instituições públicas, o padrão atual é igual ou mesmo melhor do que muitos hospitais privados. Estes serviços são melhores e até mais eficazes. Qualquer pessoa, em Fortaleza, sabe que emergências em relação a acidentes e traumatismos que funciona mesmo – apesar dos pesares – é o Instituto José Frota. Que o melhor desempenho em transplantes, no Ceará, ocorre em hospitais públicos: Hospital Geral de Fortaleza (HGF), de Messejana, Universitário Walter Cantídio.

  Mesmo na doença em que Lula foi diagnosticado, muitos hospitais públicos do País, inclusive no Ceará – Instituto do Câncer – fariam igual ou melhor. A insistência em desvalorizar o que é público revela-se uma postura politicamente retrógrada e inconsequente. Incorreta. A saúde pública precisa ter mais recursos e condições. Precisa passar por uma melhor gerência dos recursos. Mas o caminho é esse.

  Se todos estes argumentos não convencem, eis aqui – eu mesmo – paciente que se submeteu a um transplante renal. E, posso testemunhar da eficiência, dedicação e competência da equipe de um hospital público, no caso, o HGF.

  Devemos lutar, isto sim, para que a coisa pública seja tratada com respeito pelos governantes e pelo povo.

  Quanto a Lula, tomara que fique curado."

  (Antônio Mourão Cavalcante, médico e Professor, no O Povo e Blogue do Eliomar) 

  DESTE BLOGUE: Concordando com meu ex-Professor, queria apenas dizer o seguinte: gostaria de ver o melhor hospital privado de Fortaleza, suportar por um mês, a rebordosa do IJF! Ah, como eu queria...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...