sábado, 15 de outubro de 2011

PROFESSOR: MAIS UM EXEMPLO!

 Bonita a homenagem do Mestre Fernando Deda ao Professor José Maria de Lima, do distrito de Araquém! Dá gosto ler!

 Fernando Machado Albuquerque fecha seu texto, dizendo: "José Maria Gomes de Lima não é só um Professor de História (com 'P' maiúsculo), mas também um indiscutível Sociólogo."

 Leia tudo no http://araquemce.blogspot.com/

PROFESSOR: UM EXEMPLO


João Ailton em sala de aula, em escola estadual de Diadema (Foto: Arquivo pessoal)

  "Ex-gari vira professor da rede pública e sonha ser mestre em universidade. João Ailton, 33 anos, dá aulas de português em escola pública de Diadema.

 Ele resume o Dia do Professor em uma frase: 'Ensinar é gratificante'." (G1)

  Para ler tudo: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/10/ex-gari-vira-professor-da-rede-publica-e-sonha-ser-mestre-em-universidade.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

SE O PAN É SÓ DA RECORD...




   ... o esporte perde toda sua estupenda importância, dona Globo? Só lhe interessa o esporte se lhe engorda (ainda mais) as contas!? Hum!

A CONTRADIÇÃO ESCOLARIZADA

  Tem algo mais contraditório do que no Dia do Professor um site (ou Blogue) de escola não dedicar uma linha a seus Mestres?
 Mas aplaudem o governo o tempo todo! Que aula de OMISSÃO!
 Tem uns que, pelo menos, exibem textos repetitivos e desenxabidos...

A FRIGIDEIRA DA VEJA CONTINUA EM FOGO ALTO!

  Ministro do Esporte, Orlando Silva

  "O ministro do Esporte, Orlando Silva, rebateu, neste sábado (15), as acusações de que recebeu dinheiro de integrantes do grupo investigado por desvio de dinheiro do Programa Segundo Tempo, criado pelo Governo Federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas. Ele também informou que pediu à Polícia Federal (PF) para investigar o caso.(...)"

  (Texto e foto: Jangadeiro Online)

REFLEXÕES DA NOITE III Fonte(imagem):weltonwjn.vilabol.uol.com.br


  Política literária
  "O poeta municipal discute com o poeta estadual qual deles é capaz de bater o poeta federal. Enquanto isso o poeta federal tira ouro do nariz!"

 (Carlos Drummond de Andrade)


  DO BLOGUE: Tire o poeta dessa confusão! Deixe o juiz mesmo!

REFLEXÕES DA NOITE II







  

  "Chupado" do site do Instituto Federal do CE (IFCE), via Gente de Mídia.

REFLEXÕES DA NOITE

  "Só pode haver algo de errado com uma sociedade cujos governantes exaltam prédios, prisões, aquários e carros e menosprezam a Educação. (...)
  Nos últimos quatro anos foram fechados 200 cursos de Pedagogia no Brasil. Do 3 mil profs do último concurso do CE, mil pediram demissão."

  (Airton de Farias)

O CENTRO DE FORTALEZA PEDE SOCORRO!

   "AFLITO CENTRO - angustiado, ferido, ocupado e desolado, confuso, a pedir o olhar e o curativo dos governos locais. Mas os GOVERNOS LOCAIS MALBARATAM o Centro histórico de Fortaleza, retiram dele os equipamentos vitais que lhe dariam e seiva. A calçada do belo Teatro José de Alencar é um antro perigoso onde (não se pode) estar, estacionar, andar. (...) Hotéis definham, lojas fogem, transformados em estacionamentos imundos e caros. Ou prédios fantasmas ocupados pela pobreza e o vício dia e noite... Recursos públicos vão antes, por INVERSÃO DE PRIORIDADES, para as praias, para a festança, o asfaltamento, o alheamento cidade afora.

  Fortaleza perdendo o Centro e a História por causa dos GOVERNOS LOCAIS OMISSOS E ALHEADOS."

  (Célio Ferreira Facó)

A VELHA PRÁTICA PALANQUEIRA!


    Hoje os jornais e as redes sociais estão carregados de mensagens para o Professor. Algumas tiradas do caixote sambado dos anos passados. As mesmas de sempre. Replays do repeteco da repetição! Nada de novo! Não me interessa muito essa mesmice! O discurso do governo, por exemplo, nem quero ouvir. Quero prática nova! Quero ajudar a construir o novo. Não me interessa a construção do prédio do cinismo e da dissimulação!

DIA DO PROFESSOR. MAIS UMA CHARGE DO PROF. DAVI PORTELA

 

  Do Blogue: Só lembrando que o pobre pássaro (do PSB) da charge, como o tucano do PSDB, paga o pato de servir de marca a governos insensíveis e sem compromisso com a Educação e a cidadania brasileiras.

UMA FINA ESTAMPA!

   "A televisão não é apenas um instrumento de diversão. Ela invade nossos lares e, pela força do convencimento visual, introduz padrões morais e sociais. Passa valores. Estabelece regras de comportamento. Dita normas do como viver. Faz a cabeça dos brasileiros. Não somos uma sociedade ágrafa? As coisas não entram pelo que se lê, mas pelo que se vê. Pois bem, apesar de o País viver um clima de incentivo à educação pública, estabelecendo até uma lei federal com proposta de melhor salário para os professores – o piso salarial – e a busca de melhores condições de trabalho, a Rede Globo aparece na contramão da sociedade. Entra no debate com uma proposta muito curiosa. Refiro-me à novela Fina Estampa, que consegue avacalhar a escola com cenas bem explícitas de deboche.
  Uma personagem (Solange – Carol Macedo), ainda adolescente, se rebola numa festa e canta em estilo funk: 'Aprender é desafio/ Mas no funk eu arrepio/ Eu odeio redação/ Mas requebro até o chão/ Não sou boa no estudo/ Levo zero em quase tudo/ Reprovada no provão/ Tirei dez no popozão/ Meu diploma é de funkeira/ Vem comigo meu irmão/ Põe a mão no popozão/ E requebra até o chão/ Chão, chão, chão!' E, não satisfeito, o autor resolve colocar a mãe da jovem, Celeste (Dira Paes), aplaudindo a filha e muito orgulhosa com a possibilidade da filha tornar-se uma celebridade. A ingenuidade deixa de ser inocente para tornar-se uma perversão. Não se nega valores, mostra-se o mórbido como condução natural. Nesse instante, dada a imensa audiência, esse comportamento adquire legitimação. A inocência da adolescente vira um jogo perigoso de corpo em exposição. Há a esdrúxula explicitação de que o corpo feminino; é carne a uso. A garota é convidada a seguir a pista nebulosa da erotização precoce, quase antessala da prostituição. Do corpo à venda Não por acaso, O POVO, no Dia da Criança, revelou em primeira página o sonho de duas meninas: 'quero ser atriz'... 'quero ser modelo'. Pobres meninas do Brasil..."
   Antonio Mourão Cavalcante, a_mourao@hotmail.com Médico, antropólogo e professor universitário, no O Povo de hoje.

OS FALSOS DE SEMPRE!

  Abro o Tuíter e lá está: a enxurrada de mensagens! Daqueles de sempre! Falo daqueles mesmo, que comem o caviar com o governo e depois aparecem no seio da categoria de Professores, para posarem de defensores da causa destes. Aquele mesmos que vivem na alcova dos que desviam dinheiro até de banheiro de pobres interioranos. Aqueles que negociam fim de greves, quando o interesse dos governantes está em jogo e seus nomes estão estampados em colunas e manchetes. A melhor forma de comemorar o Dia do Professor é com alunos e Professores. Os apaniguados tem um lado. O do governo. Boa picanha argentina com uísque pra eles! Não quero seu rega-bofes!

UMA VEZ PROFESSOR, SEMPRE PROFESSOR! V. ATRAVÉS DELES, NOSSA HOMENAGEM A TODOS NÓS!


 Dermeval Saviani
 Parabéns, Professor de Coreaú, do Ceará e do Brasil! 
 Foto:www.rizomas.net

UMA VEZ PROFESSOR, SEMPRE PROFESSOR! IV. MOACIR GADOTTI. Foto: www.redesocial.unifreire.org



UMA VEZ PROFESSOR, SEMPRE PROFESSOR! III. Foto:www.inventariodn.blogspot.com


UMA VEZ PROFESSOR, SEMPRE PROFESSOR! II. Foto:www.revistaescola.abril.com.br


UMA VEZ PROFESSOR, SEMPRE PROFESSOR! I. Foto:www.elfikurten.blogspot.com

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...