sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SOBRE OS ADENDOS

  "Pra mim, não foi o desejo de mudança a principal razão; sem a 'ressurreição' não haveria vitória da oposição, João Teles. Falo da contribuição de Marlene em termos distintos de Fernando Machado Albuquerque, mas reconhecendo igualmente que foi a aliança que viabilizou a vitória, assim como há 20 anos."
 (BENEDITO GOMES RODRIGUES)

ESPANTO COM A DEMOCRACIA

  As pessoas se dizem horrorizadas com a corrupção dos dias de hoje. Se elas conhecessem os podres do Império e da República Velha...

DEMOCRACIA É ISSO!

 Deixa a árvore da corrupção ser sacudida! Os frutos podres cairão!

DE OLHO NA LUTA!

Vamos lá, convide os amigos...


















(Do Face do Benedito Gomes Rodrigues)

A BELA DA NOITE

Foto
























A bela Professora Carla Machado, minha substituta das quartas-feiras, na EMEIF Padre Antônio Monteiro da Cruz. Bela, simples, inteligente e simpática!


NESSA ELE TEM RAZÃO!

  Royalties do petróleo

  "Cid Gomes diz que governadores não devem se conformar com veto à divisão. Governador do Ceará ainda prometeu reunião com outros gestores e diz que Dilma foi induzida ao erro."
 (DN)

MENSAGEM - IV

  Já faz anos que conheço o blogue do João Teles e, logo de cara, algo chamou a atenção, algo bom: um tom de criticidade, mas não qualquer uma – uma criticidade responsável e autêntica, de quem milita; não só fala/escreve, sobretudo atua; como quando defende a Educação, levanta a bandeira voluntariamente, seja através de seu projeto social, do engajamento sindical ou ainda das várias outras atividades que desenvolve, dentre elas o próprio blogue. Quando a gente conhece o sujeito por trás das letras, aí é que se põe à prova, e, no meu caso, a prova não só comprovou como também  mostrou que o sujeito é além-das-letras. Que a pessoa por trás dos curtos e rápidos escritos do Coreausiará (nome estranho à primeira vista) tem muito a ensinar; é verdadeiramente mais que professor, é mestre, um dos que tive, embora distante. Não quero entrar em tom adulador - não faz muito meu estilo -, quero somente deixar o recado de minha admiração.

  Parabéns, companheiro!



   Atenciosamente,
 
  Benedito Gomes Rodrigues 
 
 DO BLOGUE: Obrigado! Você foi que acabou de me dar mais uma aula. De simplicidade e honestidade. Muita paz! 

MAIS UMA DICA DO EDUCAR PARA CERSCER

  Novas edições dos clássicos de Drummond

   http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/biblioteca-basica/2012/07/04/livros-drummond/?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=drummond

REPERCUTINDO

  "Governadores reúnem bancadas para derrubada de veto à divisão de royalties" (IG)

  "Cid Gomes diz que governadores não devem se conformar com decisão sobre royalties" (DN)

AGORA OUTRO ADENDO. NOSSO!

   O nobre Fernando Deda, cuja opinião nem preciso dizer que respeito, exagerou num ponto: o grande destaque ao nome de dona Marlene. Ela teve um papel proponderante na campanha, creio. Mas o desejo de mudança, o distancimento do prefeito da cidade e do povo, na minha modesta opinião, ajudaram a derrotá-lo (politicamente). Ronner perdeu mais pra ele mesmo!

NOVAS LIDERANÇAS

  "Concordando integralmente com o artigo do Prof. Fernando Deda ('Coreaú e uma Reforma Administrativa', publicado no blog RM NO FOCO, em 25.11.2012. Peço permissão (apenas) para fazer um adendo. Acredito que um dos pontos positivos que levaram a campanha de Chico Antônio/Érika à vitória foi a mobilização da juventude, espalhando alegria e otimismo em todo município, mudando o quadro eleitoral.
   Com circunstâncias políticas favoráveis, sabedoria e prudência, virtudes inerentes à grandes governantes, Chico Antônio/Érika buscarão na história recente  de Sobral, exemplos que permearão sua administratição em Coreaú, transformando-o num município pioneiro e revolucionário.
   Coreaú, hoje, tem uma particularidade: possui uma leva  de jovens e competentes professores e universitários brilhantes morando na cidade e nos distritos. Uma sábia iniciativa política, faria Chico Antônio chamar para perto de si esses jovens, dando-lhes funções administrativas e políticas, forjando novas lideranças e dificultando, sobremaneira, o ressurgimento das lideranças retrógadas, derrotadas no pleito de 2012.
   Essa iniciativa política premiará Chico Antônio com a solidificação de sua liderança."
 
  (Engo. Eliton Meneses)

INFORMAR. PRA QUÊ!?

   "O que torna os governos – todos os governos posteriores à redemocratização – tão vulneráveis a esquemas criminosos que nada têm de sofisticados?

 O noticiário não explica. Apenas confunde, como uma cortina de fumaça."

  Luciano Martins Costa, no Site do Observatório da Imprensa.

  http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/politica_e_banditismo_tudo_a_ver

UM TALENTO. QUEM SABE!

  Encontrei um garoto (Isaac) na EMEIF Alaíde Augusto que gosta do Gabriel, o Pensador e de suas músicas quilométricas, mas cheias de reflexões. Estou levando pra ele um cartão com a foto do cantor e a letra da música "Racismo é Burrice", que ele tentou cantar pra quem estava na escola, no dia de nossa fala lá. É uma forma de apoiá-lo em sua caminhada (não musical, ainda), rumo à alfabetização...

CRIATIVIDADE

Uma coruja bem trabalhada na melancia!

Gostaram?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Do Face Doce Menor)

DE CIMA DE UM TAMBORETE: PLAC, PLAC, PLAC!

  "100% dos royalties das novas concessões do petróleo vão para a Educação, diz Mercadante" (Uol)

 DO BLOGUE: Quando fizemos está postagem compreendemos que todos os royalties, todos seriam direcionados à Educação. Que pena que não foi isso o que ocorreu! 

NAMORICO RIDÍCULO

  Parte da imprensa da capital está tendo uma relação de tanto capachismo com o prefeito Roberto Cláudio que ele deve cuspindo pros lados quando entra em casa. Chega a ser patético!

O PT É SEUS ALGOZES

  Todo dia é mesma coisa. Os detratores do PT baixam a lenha no partido! Todo mundo sabe que o PT tem problemas que nem ele sabe como resolver. Aloprou, chegou ao poder com muita fome e sede, fez bobagem, continua fazendo, chafurdou na lama da corrupção, etc, etc. Mas o que querem que (nós brasileiros, que nada temos a ver com as cabeçadas do PT) adoremos, como modelo administrativo? Aquilo que se vê em São Paulo!? SP é o nosso grande espelho!?

MENSAGEM - III

  Dentre as mensagens recebidas por nós no dia de hoje destaço também a do conterrâneo Rogério Cristino. Agradeço. Muita paz!

MENSAGEM - II

  Parabéns, professor João Teles
 
  "Quero, por meio deste espaço, parabenizar você, caro professor João Teles, pela data de seu aniversário.
  Também intenciono tornar público que sou um prestigiador e admirador de seu profícuo trabalho como educador e blogueiro.
  Que as mãos do Criador esteja sempre posta sobre sua cabeça, iluminando-lhe a 'massa cinzenta', bem como protegendo a sua família e demais entes queridos.
  Um abraço fraternal."
 
  Coreaú-CE, 30 de novembro de 2012.

  FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
  Professor

CHUVA EM COREAÚ...

 Isso nos traz a lembrança das foices e enxadas sendo retiradas dos cantos, da semente sendo posta pra fora dos tambores e combucas, da pedra de amolar sendo colocada no alpendre, da função dos trabalhadores, do alarido dos cachorros, do sopro do touro reprodutor, desafiando o mundo, da algazarra da passarinhada,... Bons tempos!

A IRRITAÇÃO DE UM BEM-NASCIDO

   Ontem ouvi um grande empresário dizer que "responsabilidade social não é dar dinheiro à creche. É cuidar dos empregados das empresas e de seus filhos". Ele irritou-se com uma pergunta sobre a responsabilidade social das empresas. O doutor, com os bolsos abarrotados, esqueceu que tem muita criança filha de pai desempregado por aí... E que ele já tem tudo na vida! E que parte desse tudo vai ficar por aí...

O OLHO DO DONO!

  Entro numa afiada escola marista da Maraponga. Como já trabalhei lá, quando a Unidade fora cedida à Prefeitura de Fortaleza, procurei uma antiga colega de trabalho, para dizer da minha militância. Ela perguntou: - Tá bem diferente a escola, hem, Professor? E eu: - Claro! Agora ela tem dono!

O DN MOSTRARÁ. DE NOVO!

  Marta Bruno, produtora do Diário do Nordeste, acaba de fechar comigo. Vai mostrar o evento do Confraria de Leitura de segunda-feira (03.12). Será a 3a. vez que o matutino estampará nosso trabalho. Obrigado, Marta Bruno!

O IMPÉRIO DA RUINDADE!

 A imprensa diz que Renato Aragão perderá espaço na Globo em 2013. Também com aquelas piadas repetidas, há décadas... E, além do mais, a TV é uma máquina de moer gente (já foi dito)!

O MASSACRE CONTINUA!

  Brasília – "As mortes por assassinato de jovens negros no país são, proporcionalmente, duas vezes e meia maior do que entre os jovens brancos. Em 2010, o índice de mortes violentas de jovens negros foi de 72, para cada 100 mil habitantes; enquanto entre os jovens brancos foi de 28,3 por 100 mil habitantes.
  A evolução do índice em oito anos também foi desfavorável para o jovem negro. Na comparação com os números de 2002, a taxa de homicídio de jovens brancos caiu (era 40,6 por 100 mil habitantes). Já entre os jovens negros o índice subiu (era 69,6 por 100 mil habitantes).
Os dados fazem parte do Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil, divulgado hoje (29) em Brasília, pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir). (...)."

 (Do Site Vi o Mundo, do Luiz Carlos Azenha)

DESDE O IMPERADOR, NADA MUDOU!

  "Fortaleza foi a quarta campanha (eleitoral) mais cara do País", diz o Blogue do Eliomar.

MENSAGEM

  "Ao Mestre, Historiador, Poeta e Acadêmico João Teles de Aguiar,

No ensejo da data de sua natividade, trinta de novembro, com a devida honra, desejo-lhe pleno sucesso na vida particular, familiar, profissional e acadêmica.
Com votos de vida longa e larga produção literária, parabenizo-lhe na festa do seu genetlíaco.

O conterrâneo e leitor de seus textos e de seu blogue."

Leonardo Pildas

NOVOS DEGRAUS, NOVOS SONHOS,...

  "Feliz com esta a nova etapa da minha carreira profissional e agradecida pela receptividades das pessoas que fazem a Crede 05 de Tianguá!"
 
  (Da Professora coreauense Anatália Carvalho, que para vai para a direção da Escola Profissional de Guaraciaba do Norte, na Ibiapaba. O Blogue deseja à mestra muita sorte e esperança freireana na nova empreitada)
 

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...