sábado, 9 de julho de 2011

A incubadora do fisiologismo

 Político brasileiro tem uma imaginação pródiga. Não bastassem os cento e tantos partidos políticos já existentes e decidiram agora criar mais um para chantagear os governos e abrigar os interesses de seus donatários.

 Chama-se PSD. Seu idealizador, se me permitem o termo, foi o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que nem precisou gastar latim para que seu partido já nascesse grande: ali, quanto menos ideias, mais oportunidades.

Os pessedistas não se definem como um partido governista. De oposição, muito menos. Enfim, não se definem como nada, que é a maneira mais clara de se definir como oportunista – o que, de fato, são, afinal.

É formado, basicamente, por gente que saiu derrotada pela eleição da presidente Dilma Rousseff e, ali, viram esgotadas suas possibilidades de sobreviver sem a maciez dos afagos que só o poder pode oferecer.

 (...)"

 (Ricardo Alcântara, publicitário)

Prêmio Educador Nota 10: inscrições prorrogadas!


  Foi prorrogado para o dia 17 de julho o prazo final para as inscrições do Prêmio Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita. Informações:   Foram prorrogadas para o dia 17 de julho as inscrições para o Prêmio Professor Nosta 10, da Fundação Victor Civita. Informações: www.premiovc.org.br

O PIG NÃO DIVULGA NADA!

 Houve golpe de Estado em Honduras, conclui relatório


COMISSÃO INTERNACIONAL DIVULGA DOCUMENTO EM QUE RELATA ILEGAL A DEPOSIÇÃO DO EX-PRESIDENTE DO PAÍS, MANUEL ZELAYA, HÁ DOIS ANOS



  08 de Julho de 2011 às 18:14

  Agência Brasil – O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya foi vítima de uma ação ilegal de autoridades de Estado, há dois anos, que levou o país a viver sob tensão e momentos de instabilidade. Os especialistas da Comissão da Verdade e Reconciliação (TRC) ressalvaram que os integrantes das instituições envolvidas não estavam respaldados pela lei para retirar Zelaya do poder. Na ocasião, a comunidade internacional interpretou o ato como sendo um golpe de Estado. No entanto, o documento do TRC não relaciona o que houve em Honduras com a expressão golpe. A conclusão está no relatório da comissão, divulgou ontem (7), em Tegucigalpa, a capital hondurenha. Por um ano, um grupo de especialistas estrangeiros e hondurenhos analisou o episódio envolvendo Zelaya. Segundo eles, foram 50 mil horas gravadas de trabalho em 15 linhas distintas de investigações. Zelaya foi destituído em 28 de junho de 2009, quando representantes do Parlamento, da Suprema Corte e das Forças Armadas o retiraram da residência oficial ainda de madrugada, obrigando-o a seguir para Costa Rica. Meses depois, em meio à cobrança internacional, ele retornou a Tegucigalpa e ficou abrigado na Embaixada do Brasil em Honduras por quase quatro meses. Em maio de 2010, a comissão foi criada sob o comando do ex-vice-presidente da Guatemala Eduardo Stein. Integraram o grupo a reitora da Universidade Nacional Autônoma de Honduras (Unah), Julieta Castellanos, o jurista Jorge Omar Casco, o advogado Michael Kergin Amadilia e a diplomata peruana María Zavala. O relatório divulgado ontem faz recomendações para que os fatos não se repitam e lista, em 35 páginas, o trabalho feito pela comissão e as orientações para consolidar a ordem e a democracia no país. De acordo com o documento, o período que se seguiu em Honduras até a posse do presidente eleito, em novembro de 2009, Porfirio Pepe Lobo, houve um “governo de fato”. O texto destaca ainda que Zelaya foi retirado do poder com ações de “captura e expulsão forçada”. A comissão ressalva também que o objetivo do trabalho feito pelos especialistas é buscar a reconciliação e a legitimidade.

 Em maio deste ano, Zelaya retornou a Honduras depois de 16 meses de exílio, na República Dominicana. Ele mora na capital de Honduras e se mantém atuante na política local. Pepe Lobo foi o principal articulador para encerrar a crise envolvendo Zelaya, concedendo a anistia. O processo de negociação em torno de Zelaya foi finalizado com a decisão da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) de encerrar o processo de suspensão de Honduras da entidade. A punição ocorreu em 4 de julho de 2009, depois que Zelaya foi deposto. Para a OEA, houve um golpe de Estado gerando a transgressão dos princípios democráticos.

  O governo brasileiro, no começo deste mês, reaproximou-se de Honduras por meio da nomeação do embaixador no país. O escolhido foi o diplomata de carreira e ministro acreditado como embaixador Zenik Krawctschuk. Ele já respondia pelo governo brasileiro como encarregado de Negócios. Para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, o governo Lobo tem buscado atender às exigências da comunidade internacional, indicando sua determinação em consolidar a democracia no país."
 (Artigo enviado por Eliton Meneses)

VELHARIA POLÍTICA

 Um conhecido oligarca da Zona Norte comandava SEU município, do jeito que queria, desde que o mundo é mundo! Boa parte da administração (vá lá que seja!) era  realizada da beira mar carioca, uma vez que o felizardo morava lá. Quando aparecia no Ceará, era via colunas sociais amigas. Os colunistas amestrados tratavam marido e mulher como "o casal amigo". E tome uísque e festança! Depois, era voltar pro Rio, já que ninguém é de ferro! Hoje, AINDA hoje, nossos amigos da Zona Norte votam no filhote do velho casal e ajuda a manter a tradição de pé! Oh, coisa boa!

COISAS DO NOSSO AMADO RÁDIO

CHOVE NO CEARÁ

  (Filgueiras Lima)

Chove na minha terra!
Chove no Ceará!
Tudo é verde para a volúpia dos olhos
e as águas cantam para gozo dos ouvido.
Há delícia, prazer e encantamento,
há festa para todos os sentidos!

Chove na minha terra!
Chove no Ceará!
O Sol é um amante que se esconde,
para tornar-se mais amado, ainda.
E o cearense, com a sua alma de girassol,
Abençoa a chuva, acaricia a chuva,
mas pensa no Sol, tem saudades do Sol...

Chove na minha terra!
Chove no Ceará!
Os açudes erguem músculos de pedra,
para conter as águas desencarceradas,as águas desacorrentadas, que saltaram montes,Estrangularam árvores, vararam grotões, em disparada louca,e chegam, enfim, cansadas, fatigadas,deitando troncos e espuma pela boca...

Agora, aos olhos que choraram tanto,
uma paisagem nova se descerra, enquanto a chuva rola,
como um pranto que erra pela face de um santo
ou de um herói que triunfou na guerra.
Pela face de alguém que venceu o destino, vence e vencerá!
Pela tua face, minha terra!
Chove no Ceará!

REPERCUSSÃO POSITIVA!

 Os Blogues RM no Foco, Notícias de Coreaú, Araquém News e Publimarkes sempre reproduzem nossas ideias por lá e nós, claro, agradecemos. A função dos Bogues e essa: difundir ideias e engrandecer o debate!

DISCURSO MIÚDO II

  Um crítico dos críticos das festas da Prefeitura de Coreaú ataca de "mal amados" os críticos das festanças ocorridas ali. Por isso, e com todo respeito ao colega e suas ideias, vamos a alguns questionamentos:

 1. Quem ataca pesoalmente quem pensa diferente de si, desqualifica o debate e suas próprias ideias;

 2. As festas são pagas pelo Ministério do Turismo, que vive nas páginas dos jornais, por denúncias de facilitação de dinheiro para festas de gosto duvidoso e desconectadas da cultura local e dos eventos (como o junino). Há casos de artistas que chegam às cidades e sequer o nome delas sabem!;

  3. O que é que tais farras trazem de avanço para tais municípios? Se trouxessem, Maracanaú seria a Nova Roma da RMF;

  4. Além do mais, quem convive mal com a crítica está despreparado para o poder, uma vez que a crítica bem feita aponta rumos, mostra caminhos, abre possibilidades! Portanto, democracia é isso!;

  5. Qualquer deputado federal de meia-tigela consegue dinheiro para essas farras desenxabidas em Brasília, porque o negócio lá é fácil e o funil tem o bico grosso! (E como eu gostaria de ver essa força-tarefa trabalhando pela Educação e pela Saúde)! Bom dia!

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  "'COREAÚ SEM HOSPITAL
 
  Corrijam-me, se eu tiver errado: o prédio do Hospital de coreaú não é da Prefeitura. Pertence a uma entidade filantrópica, ligada à família Teles (herdeiros do sr. Antônio Teles). Assim sendo, o poder público não pode reformar ou alterar a estrutura do prédio, por motivos óbvios. Não está na hora de se pensar grande e construir um hospital municipal, verdadeiramente? Que interesses evitam ou evitariam que isso ocorresse?'


  'Pois bem. Deixe de ser ingênuo, caro escriba. É praxe nesta republiqueta de bananas; já faz mais de cinco séculos esta prática. Tudo tem que ser construído em nome de uma associação, fundação ou qualquer outro regime, menos o ligado diretamente ao estado. Aí, depois, é fácil explicar o sucateamento: '- Não podemos reformar, porque pertence à associação fulano de tal; não podemos gastar um centavo pois é propriedade da fundação sicrano de tal! E por aí vai. Os fulanos, cicranos e beltranos que se lixem.' E tome associação! Depois dos sindicatos, acho que este negócio de associações e fundações, são a maior farsa desta nação. Muita gente construiu, constrói e ainda construirá seus impérios  às custas das brechas que estes expedientes proporcionam aos seus donos. Este terceiro setor deveria ser extirpado da vida política deste país e seus dirigentes investigados com olho clínico. Aliás as investigações deveriam ser feitas com a precisão de quem procura agulha no palheiro, como dizia 'rorró', a philósofa matuta que desenhava no nome nos quinze de novembro de outrora.
Tenho dito... E sempre!!!'"


 (Manuel de Jesus)

FÓRUM COREAÚ

 "Errado. Sou neto do seu Antonio Teles e outros mais e não temos participação nesta entidade filantrópica. Somente o nome do hospital homenageia um seu descendente. Sou de acordo que o hospital seja da população coreauense e que venha dar o atendimento necessário a quem dele necessita, coisa que não acontece." (Carlos Teles)

 Do Blogue: Se a entidade existe e se tem quem a comande (e eu não entrei no mérito da atuação da mesma), esse moderador não está errado, não! O que foi questionado foi o fato de um município como Coreaú, não se dispor a ter seu próprio hospital, permitindo que a entidade seja mais uma opção de atendimento! Agradeço o aparte!

FALA, ZÉ!


 "Aguardo o julgamento do STF com serenidade
 Publicado em 08-Jul-2011

Muitos de vocês leram hoje as manchetes de vários jornais informando que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal as alegações finais da Procuradoria com pedido de condenação de 36 dos 38 da ação penal 447, chamada pela mídia de 'Mensalão'. Suas acusações contra mim não trazem qualquer prova material ou testemunhal. São meras ilações extraídas de sua interpretação peculiar sobre minha biografia.

 A vocês que acompanham minha trajetória de 46 anos dedicados à construção de um Brasil mais justo, democrático e forte, gostaria de dizer que estou tranquilo. Continuarei me defendendo, ainda com mais ânimo e dedicação. Não o faço apenas para demonstrar minha inocência, submetido à agressão constitucional de inversão do ônus da prova, graças à fusão de interesses conservadores. Lutarei com ainda mais energia, porque o que está em jogo, acima da minha honra e liberdade, é a imagem do Partido dos Trabalhadores e do projeto de transformação social que representa.

 Este momento não difere de outros em minha vida. Já fui banido pela ditadura militar, quando perdi minha nacionalidade, fui cassado e tive os meus direitos políticos suspensos por 10 anos em 1969. Em 2005, a Câmara dos Deputados me cassou o mandato de deputado federal, que obtive com o voto de mais de 556 mil paulistas. A decisão foi tomada sem provas, num fato inédito na história do país.

 Sou inocente das acusações que me fazem e vou prová-lo no STF, Corte que, confio, julgará a ação com base nos autos e nas provas, na Constituição e na lei. Vou aguardar o julgamento com serenidade, pois sei que, ao final desse doloroso processo, se imporá a justiça e cairá por terra a farsa montada contra mim.

 Aproveito para agradecer as manifestações de apoio que tenho diariamente recebido de amigos, militantes, apoiadores ou, simplesmente, de brasileiros que não concordam com o achincalhamento público que tenho sofrido nos últimos seis anos.

 Zé Dirceu, nosso eterno líder!" (Eliton Meneses)

CHUVA EM FORTALEZA!

 Quinze pras 8 da manhã. Começa a chover na capital! Chuvinha fora de hora, que chega como um anjo torto!

UMA CONSTATAÇÃO

  , no Tuíter
 

UM SHOW DE DESMANDOS QUE SEGUE!

 "Luizianne é alvo de denúncia do MP.

 O Ministério Público Estadual, através da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra Administração Pública (Procap), denunciou a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), por descumprimento de ordem judicial. Se condenada, a pena pode chegar a três anos de detenção. No dia 1° de julho de 2008, o então desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), Fernando Luiz Ximenes Rocha, ordenou à prefeita Luizianne Lins o pagamento de R$ 1.497.557,85 em precatórios (Precatório/Executório n° 2008.0017.9653-0).

 De acordo com a decisão, o valor deveria ter sido pago até 2009. Como Luizianne não cumpriu a decisão, a Procap denunciou a prefeita junto ao Tribunal de Justiça no dia 26 de abril deste ano (processo n° 0002864-86.2011.8.06.0000). Segundo o procurador da Procap, Benon Linhares Neto, antes de fazer a denúncia, a procuradoria notificou a prefeita várias vezes e não obteve nenhuma resposta. “Antes de oferecer a denuncia nós, por várias vezes, oficiamos, pedimos para ela justificar e ela não deu nenhuma resposta. A Procap deu várias oportunidades para ela se manifestar, mas ela silenciou'. (...)"

  (O Povo)

 

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...