quinta-feira, 16 de junho de 2011

PRA NÃO ESQUECER. TÃO CEDO!

PRESIDENTE OU PRESIDENTA? - ENCERRANDO A QUESTÃO

  "Camões vivendo e Camões aprendendo. Que tal os mestres da língua pátria comentarem concordando ou discordando?




  A presidenta foi estudanta?
Uma belíssima aula de português



Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.
Será que está certo?
Acho interessante para acabar com a polêmica de 'Presidente ou Presidenta'


A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um 'BASTA' no assunto?

Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não 'presidenta', independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela 'ardenta'; se diz estudante, e não 'estudanta'; se diz adolescente, e não 'adolescenta'; se diz paciente, e não 'pacienta'.
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
'A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta'."


 (Texto encaminhado a nós por Manuel de Jesus)

A VELHA PRÁTICA!

  "Atende pelo nome de Carla Curi a nova marketeira da prefeita de Fortaleza, Luizanne Lins. Do time de Duda Mendonça, Carla Curi e Luizianne se conheceram na última campanha onde o mago da propaganda comandou a reeilção da prefeita. Agora, Carla Curi foi contratada pelo gabinete e vai permanecer por 15 meses, cuidando da recuperação da imagem da administração municipal."

 (Blog do Roberto Moreira)

LIVROS DIDÁTICOS: NO CEARÁ TEM DISSO!

   Até bem pouco tempo o Ceará só produzia livros paradidáticos e com uma qualidade bem discutível. Essa realidade mudou! Hoje já temos uma produção muito melhor, com ótimas encardenações e sem aquele erros gramaticais gritantes, que botavam a perder os livros e deixavam o autor chateado.

OVERDOSE DE VIOLÊNCIA

 Nas tardes brasileiras crianças, jovens e adolescentes são bombardeados pela violência desmedida de enlatados americanos, que impestam o período vespertino. Drogas, bebida, cigarros e muita velocidade em carros envenenados! Se alguém tentasse fazer um controle disso, seria acusado de censurador. Mas a desgraça continua!

QUE JUSTIÇA!

 A Justiça solta o Edmundo, que matou e continua impune. Mas cala vozes e mentes insatisfeitas, que apenas denunciam podres poderes encastelados em paços cujos passos tem renegado a própria Justiça. Por que a Justiça só engrossa o pescoço na arena dos pobres!?

QUEM VAI APAGAR A LUZ?

  Tasso perdeu a última eleição e os encantos; seu azedume e sua bravura foram pra cucuia! Osmar Baquit, deputado estadual de Quixadá e votado em Moraújo, bateu asas rumo ao governo de plantão. Quem vai apagar a lua da sede do PSDB? Algum tarefeiro, certamente. Porque nos partidos tem os tarefeiros. Seres sem voz ou amor próprio, que apenas calangueiam dentro das agremiações (que tem donos!).

UM VÍDEO-RESUMO DA GREVE HISTÓRICA DA CAPITAL

A MORAL...DELES...

 Vejo senhores sisudos condenando os "maconheiros", por desfilarem, defendendo a discriminalização do uso da erva. Senhores sisudos... Muitos, do tipo de levam pra casa surrões com dinheiro público. Sem dó, nem piedade... Senhores sisudos... "Seriedade" acobertada pelas vestes da hipocrisia!

FÓRUM COREAÚ

 Verdade? Chegam notícias dando conta de matagal, feze e até bebedeira dentro do Cemitério de Coreaú. Gente, quando nem os mortos são respeitados...

FOI MAL, TIA!


PROFESSORES DO ESTADO

  Amanhá tem assembleia da Apeoc, no Ginásio Paulo Sarasate (Fortaleza). É a luta em favor do Piso Salarial. Quem vai?

SPAECE-ALFA

 Tem uma proposta na Assembleia Legislativa que solicita ao governador um ônibus escolar para os dez primeiros municípios da lista. Não é uma má ideia! Como o projeto é de um deputado governista e é de indicação (ou seja, uma sugestão), o governador acata, se quiser!

ATÉ TU?

 Até a oposição de nossa Assembleia, que vive prostrada aos pés do governo, vai blindar Cid Gomes, no caso do processo por difamação, movido contra ele pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Até Heitor Férrer entrou na fila do lava-pés. Heitor é aquele que deu combustível à revista Veja, para achincalhar os Ferreira Gomes. E olha que o Heitor é dali quem ainda tem alguma consistência na atuação...

HIPOCRISIA EM CAMPO FÉRTIL!

 A maconha está nos guetos, nas ruas, biroscas, favelas e flats de luxo. Mas não pode estar nas passeatas dos simpatizantes... Nossa democracia parece coxa!

TERROR DO ESTADO!

 Uma longa faixa preta percorreu hoje as avenidas da rica Aldeota, repudiando a repressão e o terror midiático do Governo Luizianne. "Apesar de você, amanhã há de ser outro dia!"

A GREVE PROSEGUE, APESAR DO PT!

  Hoje, na Praça da Imprensa, no miolo da Aldeota, assisti mais uma aula de democracia. Os professores, cujo sindicato sequer recebeu a notificação da Justiça, fez uma caminhada até a Secretaria Municipal de Educação. Sem um incidente sequer!

UM DIA ELA APRENDE!

 Sinfrônio hoje traz no DN uma charge com a Luizianne num canto da sala de aula, com um chapeuzinho em forma de cone na cabeça, ouvindo a soletração da palavra Piso. Uma lição que não foi aprendida e que soterra um passado de luta da petista. Hoje ela cospe no prato que comeu!

EU ME AMARRO É NO NÍVEL DE COGNIÇÃO