domingo, 21 de outubro de 2012

O SILÊNCIO QUE QUER DIZER GRITO!

   

Duvido que alguém se negue a votar numa candidatura de cuja construção fez parte. Duvi-d-o-dó!

MUDEI DE OPINIÃO!

  Já fui contra o voto nulo. Mudei de opinião e hoje considero maniqueísmo dizerem que aquele que não vota não pode espernear! Quer dizer que os graúdos escolhem os afilhados e eu abono a escolha com meu voto? As candidaturas deveriam ser fruto de um processo (nosso)...

SE O VOTO É MEU...

  Quem vota nulo pode reclamar? Sim. Inclusive para que se tenha candidaturas vindas do povo e não patrocinadas por oligarquias modernosas, como ocorre hoje. Do bolso do coroné nem sempre sai o que a gente quer!

O SILOGEU DA PALMA

          Com apreço e respeito, saúdo a Academia Palmense de Letras – APL, agremiação literária brotada no seio da Várzea Grande, que por décadas foi chamada de Palma e atualmente tem como toponímia: Coreaú, cujo significado, segundo o tupinólogo Teodoro Sampaio, é “viveiros dos curiás”.
Nestas letras, destaco a fundação da “Academia Palmense de Letras - APL”, que já nasceu forte. Arrimada em cinco robustas vigas, nas quais florescem a inteligência e o talento do defensor público, Dr. Francisco Éliton Meneses, dos professores Manuel de Jesus da Silva, João Teles de Aguiar e Fernando Machado Albuquerque, além do universitário Benedito Gomes Rodrigues, todos possuidores de acurada verve, torna-se, portanto, um salutar empreendimento.
A Academia Palmense de Letras – APL tornou-se mais forte, ainda, com a entrada do intelectual coreauense Galba Gomes, nome conhecido em vários segmentos da capital alencarina dos quais destaco os seguintes: literário, político, universitário e odontológico. Autor do livro “1968 E OUTROS MOMENTOS NA ODONTOLOGIA, NA POLÍTICA E NA CIDADANIA PLENA” e de tantas outras eruditas peças literárias, além de memoráveis artigos publicados no Jornal O POVO. Sem dúvidas, para a nascente sociedade cultural, foi uma auspiciosa conquista. Destaque-se, por ser relevante, que a sua sabença, o seu senso crítico e o seu profissionalismo são reconhecidos dentro e fora dos limites cearenses.
O ingresso do Dr. Galba Gomes, nesse sodalício, como intelectual e homem de larga visão, oportunizou outra importante aquisição para essa novel instituição literária. Trata-se do patrono da Cadeira Nº 6, o mais devotado filho da Palma, Dr. Raimundo Gomes, que muito fez por sua terra natal e nunca recebeu dela nenhuma homenagem pública. Parabéns, em dose dupla, por sua admissão nessa refulgente sociedade literária coreauense e pela honrosa indicação do seu tio para figurar no seleto grupo dos patronos.
Fundado nas notícias veiculadas nos blogs coreauenses sobre a APL, contemplo, aqui, a sua perfulgente composição acadêmica e o respectivo patronato:

Cadeira nº 1. Titular: Manuel de Jesus da Silva; patrono: Ariano Suassuna;
Cadeira nº 2. Titular: Francisco Eliton Meneses; patrono: Graciliano Ramos;
Cadeira nº 3. Titular: Benedito Gomes Rodrigues; patrono: Milton Santos;
Cadeira nº 4. Titular: João Teles de Aguiar; patrono: Paulo Freire;
Cadeira nº 5. Titular: Fernando Machado Albuquerque; patrono: Machado de Assis;
Cadeira nº 6. Titular: José Galba de Meneses Gomes; patrono: Raimundo Gomes.

Os pósteros irão agradecer a magnanimidade desse feito. A reunião dessa talentosa gente realça, como características singulares, a ideologia, a crítica e o notório saber.  Assim, revela o resplandecente ecletismo que norteia o propósito dessa elevada entidade, que se propõe a espargir a luz do conhecimento e da cultura nos quadrantes do município de Coreaú.
Embora não sejam conhecidos os critérios fixados para o preenchimento das honradas cadeiras, percebe-se que o alcance da imortalidade palmense não está fincado na origem da pessoa, mas no mérito.  Esta prática é altamente louvável.
Por último, assinalo, que os titulares dessa respeitável associação cultural representam, no campo literário Coreauense, os seus luminares e, por extensão, a excelência dos “Viris Illustribus”.

Fortaleza, 20 de outubro de 2012
                                                              Leonardo Pildas

  (Publicação Original do Blogue RM no Foco)

SEM MURISMO!

 Se votasse em Fortaleza anularia meu voto. Sem pestanejar! Sou poeta disciplinado e coerente com minha poesia. Logo, não voto em candidato que não me fala ao coração. Com todo o respeito...

A LUTA PELA MANUTENÇÃO DO STATUS QUO!


ATUALÍSSIMO!

  "(...) Em Fortaleza, a ruptura PT/PSB é a prova inconteste disso. Para quem ainda tinha dúvida, a aliança não passou de mero interesse por projeto de poder. Como gestão, foi um fracasso. Enquanto o governador Cid teve o PT ao seu lado, nenhuma crítica a gestão Luizianne; já a prefeita, manteve-se calada sobre a gestão estadual por pura conveniência. Nesse jogo de aproximação pragmática, Luizianne e Cid, como principais caciques das duas legendas, conseguiram o feito de jogar o PSDB para fora da cena política cearense. Feito histórico. E só. (...)."

  Um achado esta parte do artigo do editor adjunto do Núcleo de Conjuntura do O Povo, Luiz Henrique Campos. O artigo intitula-se “Entre o jogo do poder e o teatro da política”.

UMA PELEJA FRATERNA SOBRE DITADORES E FARSANTES

  BARROS ALVES: "Meu bom amigo João Teles, confio na sua honestidade intelectual e entendo a provocação. Porque vc sabe que sou bem mais democrata do que os defensores da ditadura cubana. E pelo que a história atesta perenemente FHC é mais democrata do que os lulo-comuno-petistas, que são claramente liberticidas. Também a História demonstra à saciedade que essa turma usa as liberdades que só a democracia permite, para destruí-la. Se vc me apontar um único país comunista onde as liberdades públicas e individuais foram respeitadas, eu adoro novamente aos comunas. Só unzinho!"
  JOÃO TELES: Infelizmente, os exemplos estão do seu lado. Mas isso não me tira o direito de lutar por uma sociedade mais justa, de preferência sem acusar um ditado, cevando outro no coração. Causa-me espécie a valentia daquele "artista zen", que corre pra cima dos outros com os quatro pés, para acusar um ditador, mesmo escondendo outro no saco da hipocrisia. Deve ser do tipo que vive às custas do Estado... Eu acuso os ditadores. Todos! E nunca fui petista. Fui filiado por uns meses ao PDT, por causa de Brizola e Darcy Ribeiro... Bom dia!

TURMA DO SEM JEITO!

  Há quem acuse um ditador com uma raiva leonina. Mas mantém um no coração. E bem cevado!

SEM TER PRA ONDE IR!


  
 
 
 
 TEM CASSETETES "SOCIALISTAS" E CASSETETES "PETISTAS". (Do Professor e advogado Percival Palmeira)

A MAIOR BEZERRA DO MUNDO!


 
  Avenida Bezerra de Menezes logo após sua inauguração. Anos 60. (Idem)

DO FACE DO AIRTON DE FARIAS


 
  Praça do Ferreira em 1969, após a reforma.

SÓ FIDEL?

  Fidel Castro é um ditador e esse tipo de gente nem deveria existir. O que não aguento é ver os que o atacam esconderem os seus fascínoras (muitas vezes piores do que ele) debaixo do braço (da hipocrisia).

O PROFESSOR ATOR





















  O Professor Djacyr de Souza, atuando na peça teatral Casamento da Peraldina, do famoso autor cearense Carlos Câmara.

FIDEL SENIL

  "Dizem que o Fidel Castro, ditador cubano, teve um derrame cerebral e se não morreu ainda está morre e não morre... Na verdade, o cérebro do velho e senil ditador está avariado há muito tempo.
  Eu já estou preparando um folheto de literatura de cordel cujo título, como não poderia deixar de ser, é A CHEGADA DE FIDEL CASTRO NO INFERNO."


  (Barros Alves)

  Do Blogue: O bom poeta Barros não falou. Mas bem que ele poderia preparar também o dos Bu$h!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...