quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

NO FRONT

Foto da profa. Juliana Barroso
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

REAÇÃO. DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH)

Do site da entidade
CARTA ABERTA PELA OBRIGATORIEDADE DA HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO
"A História, como disciplina escolar, integra o currículo do ensino brasileiro desde o século XIX. Sua presença, considerada fundamental para a formação da cidadania, foi gravemente ameaçada no período da Ditadura Militar, quando se deu a diluição da História na instituição dos Estudos Sociais.

A Medida Provisória nº 746/16, aprovada pelo Congresso Nacional, que instaura a Reforma do Ensino Médio, comete grave equívoco ao omitir do texto legal qualquer referência à disciplina, e, principalmente, ao excluí-la da relação de componentes curriculares obrigatórios, instalando fortes incertezas sobre a presença da História nesse nível de ensino.

Não menos preocupante é o rebaixamento das exigências para o exercício da profissão docente, ao permitir a admissão de 'profissionais com notório saber'. Além disso, na prática, a Reforma do Ensino Médio está sendo subordinada a um documento (BNCC) que ainda não está concluído, cujo conteúdo final é desconhecido, e que está indicado como referência para a formação de professores.

Diante do exposto, a Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, contesta a aprovação da Reforma do Ensino Médio sem consultar a sociedade, em particular, os professores. E reivindica, com muita ênfase, a clara definição da História como componente curricular obrigatório no Ensino Médio.
Atenciosamente,
Diretoria da ANPUH Brasil"

A LUTA CONTINUA!

Do Facebook
A imagem pode conter: texto

VARRERAM A HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO!

"Bom deixar claro que a LDB modificada estabelece como obrigatórias apenas as disciplinas linguagens e códigos e matemática. Ou seja, o problema não é apenas da História. Todas as disciplinas das Ciências Humanas estão diluídas num resumão. Do mesmo modo, as atuais disciplinas da área da natureza. Trata-se de um confisco do direito de aprender. Em tempo: quais serão as implicações este modelo nos cursos de licenciatura?"
Eudes Baima - professor da UECE, em debate com Airton de Farias (no Facebook)

QUANDO O (VELHO) BARCO COMEÇA A SER INVADIDO PELA ÁGUA...

Do Facebook
A imagem pode conter: meme e texto

AOS AMIGOS

A missa da nossa Izabel será amanhã, no Montese - na Igreja Sagrada Família, 19 h. Mande suas vibrações positivas!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...