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23 de fev. de 2017
REAÇÃO. DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH)
Do site da entidade
"A História, como disciplina escolar, integra o currículo do ensino brasileiro desde o século XIX. Sua presença, considerada fundamental para a formação da cidadania, foi gravemente ameaçada no período da Ditadura Militar, quando se deu a diluição da História na instituição dos Estudos Sociais.
A Medida Provisória nº 746/16, aprovada pelo Congresso Nacional, que instaura a Reforma do Ensino Médio, comete grave equívoco ao omitir do texto legal qualquer referência à disciplina, e, principalmente, ao excluí-la da relação de componentes curriculares obrigatórios, instalando fortes incertezas sobre a presença da História nesse nível de ensino.
Não menos preocupante é o rebaixamento das exigências para o exercício da profissão docente, ao permitir a admissão de 'profissionais com notório saber'. Além disso, na prática, a Reforma do Ensino Médio está sendo subordinada a um documento (BNCC) que ainda não está concluído, cujo conteúdo final é desconhecido, e que está indicado como referência para a formação de professores.
Diante do exposto, a Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, contesta a aprovação da Reforma do Ensino Médio sem consultar a sociedade, em particular, os professores. E reivindica, com muita ênfase, a clara definição da História como componente curricular obrigatório no Ensino Médio.
A Medida Provisória nº 746/16, aprovada pelo Congresso Nacional, que instaura a Reforma do Ensino Médio, comete grave equívoco ao omitir do texto legal qualquer referência à disciplina, e, principalmente, ao excluí-la da relação de componentes curriculares obrigatórios, instalando fortes incertezas sobre a presença da História nesse nível de ensino.
Não menos preocupante é o rebaixamento das exigências para o exercício da profissão docente, ao permitir a admissão de 'profissionais com notório saber'. Além disso, na prática, a Reforma do Ensino Médio está sendo subordinada a um documento (BNCC) que ainda não está concluído, cujo conteúdo final é desconhecido, e que está indicado como referência para a formação de professores.
Diante do exposto, a Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, contesta a aprovação da Reforma do Ensino Médio sem consultar a sociedade, em particular, os professores. E reivindica, com muita ênfase, a clara definição da História como componente curricular obrigatório no Ensino Médio.
Atenciosamente,
Diretoria da ANPUH Brasil"
VARRERAM A HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO!
"Bom deixar claro que a LDB modificada estabelece como obrigatórias apenas as disciplinas linguagens e códigos e matemática. Ou seja, o problema não é apenas da História. Todas as disciplinas das Ciências Humanas estão diluídas num resumão. Do mesmo modo, as atuais disciplinas da área da natureza. Trata-se de um confisco do direito de aprender. Em tempo: quais serão as implicações este modelo nos cursos de licenciatura?"
Eudes Baima - professor da UECE, em debate com Airton de Farias (no Facebook)
Eudes Baima - professor da UECE, em debate com Airton de Farias (no Facebook)
AOS AMIGOS
A missa da nossa Izabel será amanhã, no Montese - na Igreja Sagrada Família, 19 h. Mande suas vibrações positivas!
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