sábado, 29 de junho de 2013

NÓS SOMOS POVO!


DE VOLTA À RODA!

  "(...) Não basta levar o PT ao banco dos réus; as eleições que se avizinham condenam toda a estrutura partidária brasileira e o Ceará é, talvez, o melhor motivo dessa condenação. As coisas continuando como estão teremos uma eleição e, consequentemente, um próximo governo sem oposição. Aproxima-se a eleição de um só para o governo de um só! Um regime continua democrático não havendo oposição? Na realidade, na raiz desse profundo mal-estar partidário devem ser questionados, pelo menos, três institutos políticos: a nossa típica tradição política personalista de votar na pessoa do candidato e não no partido, no presidencialismo de coalizão, que obriga à maldita invenção da 'governabilidade', fonte de descaracterização partidária, programática e de corrupção, e o horário político obrigatório. Criado para neutralizar o poder econômico desigual dos candidatos, hoje, esse horário instiga e justifica alianças e coligações as mais disparatadas, em nome de um maior tempo no rádio e na TV. Esses diversos institutos levam a um 'blefe partidário' e deixam a sociedade civil representada de maneira truncada. Para uma autêntica representação partidária, é preciso reinventar não somente o PT, mas a estrutura partidária como um todo."

  (André Haguette, sociólogo)

FORÇAS NEGATIVAS!

  Neno Cavalcante fala dos fogos de artifício, que partem dos luxuosos gabinetes da Avenida Paulista (São Paulo), em comemoração à queda de popularidade de Dilma Rousseff. Não sei porque senti, de novo, um odor de cemitério... Velhas forças ocultas!

SE ELA ESTÁ DE UM LADO...

  A reacionária revista Veja é contra o plebiscito que decidirá se deve haver ou não a reforma política? Pronto. Já escolhi meu lado!

COMO EU QUERIA VER!

  Se daqui pra abril do ano que vem Dilma Vana Rousseff resolvesse de vez dois graves problemas nacionais (o da Saúde e o da Educação), nas eleições ia voar pedaço de bico de tucano pra todo lado!

LULA SAI DO BANCO?!

  "A pesquisa Datafolha fez (...) simulações incluindo o ex-presidente Lula como candidato à presidência da República, em 2014; ele teria 46% dos votos, contra 37% dos adversários Marina Silva, Aécio Neves e Eduardo Campos somados; mesmo com a inclusão de Joaquim Barbosa entre os presidenciáveis, Lula continuaria vencendo em primeiro turno; resultado, melhor do que o da presidente Dilma, terá consequência óbvia: Lula será pressionado pelo PT e por partidos da base aliada a retornar ao jogo político, antes do que se previa; será que ele topa disputar mais uma eleição? (...)."

  (Site Brasil 247)

O IMORTAL VAI FALAR!

  Segunda-feira tem FHC no Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, emissora pública, mantida pelo governo do Estado. O Roda Viva é aquele programa que as más línguas chamam de "poleiro de tucanos". Mas deixa o homem falar! Vou ver pelos pelo menos umas partes...

SEMPRE ATUAL!

  "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

 (Martin Luther King)

E ELES FORAM PRA AULA...

  Olha o que encontrei no Facebook da minha colega Andréa Cidrack, de Maranguape (a foto é de manifestação ocorrida lá).

TEM MUITA COISA PRA MUDAR!

  Hoje, num grande supermercado da capital, ao olhar os sabonetes de uma mesma e tipo, percebi que meia dúzia deles estava aberta. Alguém violou a embalagem "para cheirar". No banheiro o pedido para que a descarga fosse dada... Temos muito o que aprender!

ROTAS DIVERSAS!

  O governador está na Europa, sonho de consumo de toda velha elite... Os bandidos visitaram mesmo São Gonçalo do Amarante!

NÃO HÁ UM PERIGO NAS MANIFESTAÇÕES...

  ... Mas nos muitos doutores e especialistas nelas. E como tem por aí! Vivemos um tempo pedagógico. De aprendizagem! Quem vai tirar proveito disso?!

ELEIÇÕES 2014: PAGO PRA VER!

ORA, ORA!

  Os petistas cruzaram o Brasil inteiro montados no alazão das manifestações populares (inclusive com o apoio da Igreja). Hoje reclamam delas. Que o PT reaja e vire o jogo! Não foi pra praguejar (contra a criatura) que votei nele (criador)!

UM CIDADÃO DO MUNDO!

  "Mandela viveu radical humanismo. Depois de anos na prisão saiu sem amargura e espírito de vingança. Escolheu a democracia e a reconciliação." (Frei Leonardo Boff)

A TRUCULÊNCIA FOI PARAR (TAMBÉM) NO FOLHA!

   "A foto de Silvio Mota, 68, peito colado aos escudos dos policiais do choque, pouco antes de confronto que terminou com 92 presos e ao menos sete feridos, se espalhou pela internet e foi parar na capa de jornais como a Folha e o 'New York Times'. (...).
  'Não posso mais correr, então o jeito foi enfrentá-los. Tinha o dever de proteger minha esposa e os manifestantes', diz o ex-guerrilheiro. (...).
  'Ainda há resquícios daquele tempo (ditadura militar): a doutrina de segurança nacional e a polícia avançando contra o povo, como se fosse um inimigo', afirma ele, que cita Marighella ao defender que ninguém faça 'luta armada em condições de legalidade, porque há outras formas de luta'. (...)."

  (Folha de São Paulo) 

  http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1303564-aposentado-que-encarou-choque-em-protesto-compara-repressao-a-ditadura.shtml

SENSATEZ!

  "Definir uma eleição que vai ocorrer daqui a um ano, com base numa pesquisa e num momento de grande comoção nacional - tremenda precipitação. O descontentamento, pelo que sei, é com todos os políticos, não só com Dilma. Quem hoje no País tem condições de se capitalizar politicamente com as manifestações de ruas? Não vejo ninguém. Deixemos a poeira baixar!"
 (Airton de Farias)

PRA FHC

Parte do testamento do poeta Zé do Jati:

Para seu Fernando Henrique
Sem ele precisar voltar
Deixo o Vale do Rio Amargo
Bancos de praça e escolar
A realidade nua e crua
E a estrada que vai pra lua
Pra ele privatizar!"

OLHOS BEM ABERTOS!

  "Nessas horas (de manifestações e protestos) os reacionários aparecem. Não que eu seja a favor da violência, mas reconheço que o que acontece é em consequência da miséria absoluta da população, que encontra muitas vezes apoio da oposição ao governo em véspera de eleições, os famosos oportunistas que ficam dizendo que o problema é Dilma, que o problema é Lula, que o problema é o PT,... Quem diz isso só mereceria credibilidade se não fosse candidato nem votasse em ninguém, caso contrário todos os partidos de oposição são suspeitos de quererem com seus 'caciques' administrarem a crise do capitalismo, que é como a onda do mar, quando está baixa leva com ela o prestígio e a 'popularidade' do governo de plantão e, quando sobe, acontece o contrário: todos participantes do governo viram salvadores da 'pátria'. E o povo que não conhece os perversos fenômenos da economia vigente atribui a pessoas físicas a causa das oscilações que pra cima dá e pra baixo tira votos. ABRA OS OLHOS, POVO ELEITOR!"

 (De Antonio Queiroz de França, poeta, para o Blogue Coreausiará)

O VELHO LIBERAL DN ESCONDE O JOGO!

Copa das Confederações em Fortaleza tem pontos positivos, mas questões a serem melhoradas para 2014 http://svmar.es/11PKpW2

E AQUELE DEPUTADO ESTADUAL GOVERNISTA TEM SAUDADE...

  "Se eu fosse o comandante da Polícia mandaria o 'pau comer'. É nessas horas que eu sinto saudade da ditadura!"

  (Frase proferida em debate (sobre protestos) na Assembleia amiga)

  "QUEM PLANTA..." 

QUE ELA SAIA DA FURNA!

  Se a popularidade Dilma despenca, que ela reaja! O que está fora do governo é MUITO pior. Logo...

MAIS UM CASO ESCABROSO!

  "Dia 20 de junho houve uma passeata em Fortaleza, em que aconteceram alguns confrontos. Uma aluna minha - que chamarei de Carla, nome fictício - participou do evento, mas sem envolver-se nos distúrbios. Carla é uma garota bonita, muito inteligente. Tem 17 anos (atentem a esse detalhe) e deseja cursar Direito. Após a passeata, Carla estava no ponto de ônibus, quando foi truculentamente abordada por policiais. Aí começa um festival de ilegalidades. Os policiais não tinham nenhuma identificação (tinham arrancado a tarja que os identifica). Um policial - um homem, portanto - fez a revista na garota de menor idade (quando isso deve ser feita por UMA policial). Carla disse-me que outras garotas foram também visitadas e algumas bolinadas. Mesmo sem nenhum flagrante de ilícito, Carla foi presa. No caminho para o local onde estavam os outros detidos, Carla recebeu ameaça de que seria estuprada e morta. Sua bolsa foi revirada, seus pertences quebrados, seu dinheiro rasgado. Ao saber que se tratava de uma menor, os policiais levaram Carla para a DCA. Lá a delegada fez um acordo com a Defensoria para que a garota fizesse exames no IML e a seguir, fosse liberada. Carla foi mandada para fazer os exames, mas com policiais diferentes daqueles que a tinham prendido. O exame não pode ser feito. Carla voltou para a DCA, onde os defensores não se encontravam mais. A delegada decidiu, então, prender Carla numa cela com duas outras garotas detidas por tráfico de drogas. Carla desesperou-se, jogou-se no chão, mas não teve jeito. Passou a noite acordada em pânico. Apenas na manhã do dia seguinte, por volta de 10h, com a chegada de sua mãe e de defensores, Carla foi solta, enfim. O policial comandante da operação tentou se justificar e pedir desculpas, alegando que estava cumprindo ordens dadas diretamente pelo governador do Estado, um argumento ingênuo, pois agente público não pode argumentar submissão a hierarquias para cometer ilegalidades. (...)."
 (Prof. Airton de Farias)

ELE PODE!

   O deputado Carlomano Marques (PMDB) está sendo acusado de tentar eliminar à bala o prefeito de Solonópole, Webster Pinheiro. O deputado pode usar pistola 380 para isso! E chamado de vândalo não será! Até porque é ele é uma espécie de Cícero governista... Paz, doutor Mano, paz!

O OUTRO LADO!

   A imprensa está malhando parlamentares que foram à delegacia intermediar a soltura de manifestantes da última paralisação, que ocorreu da Av. Dedé Brasil ao Castelão. Muitos culpados por excessos, outros inocentes. Mas veja o que diz uma representante do Sindicato dos Jornalistas:
 "O dia hoje foi dureza. Soltamos jornalistas e estudantes de jornalismo presos. Intermediamos o acesso dos colegas à área de segurança, negociamos o avanço deles nas áreas de conflito, dialogamos com o comando da PM, Polícia Civil, Ministério Público e testemunhamos de perto a hostilidade à imprensa, algo que merece uma grande reflexão da categoria e da sociedade".

  (Déborah Lima)

  DO BLOGUE: Quem vai jogar pedras nessa Geni? 

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...