sexta-feira, 18 de novembro de 2011

POR TRÁS DAS COLUNAS



  Numa repartição pública quase todos tem alguma coisa pra dizer, contra os diretores. Nas reuniões, onde a roupa deveria ser lavada, as reclamações somem como fumaça na ventania! Mas tem gente que desagrada e aporrinha, porque diz o que pensa, sem preparar camas-de-gatos pra ninguém, às escondidas. Estou no segundo time!
A Lei de Licitações e a corrupção
As notícias de corrupção que assola o Brasil trazem, na maioria das vezes, uma relação promíscua entre os agentes públicos, principalmente políticos, e empresários envolvidos em processos fraudulentos de licitações.
Isso significa que a Lei 8.666/93 (Lei das Licitações) é frágil, fácil de ser burlada.
Percebe-se que os vencedores dos certames licitatórios são empresas ligadas a políticos, como um jogo de cartas marcadas e, para não gerar insatisfação dos participantes perdedores, há uma espécie de rodízio, de alternância entre eles. Essas empresas são as mesmas que financiaram os “queridinhos políticos” durante a campanha eleitoral, na base da “lei do retorno”.
Resultado: os serviços prestados e os bens vendidos pelas empresas são de péssima qualidade, e os entes fiscalizadores (Ministério Público, CGU, TCM, TCE, TCU, entre outros) ficam desarmados para coibir tais práticas, pois os contratos seguem um rito em tese normal, dentro das formalidades (papéis, documentos, etc.), no entanto, há uma imoralidade subjacente, estarrecedora.
Ainda por cima existem empresas e grupos políticos que não seguem com presteza tais formalidades, posto que “mal assessorados”, momento em que são flagranteados, gerando fantásticas reportagens e prisões midiáticas.
No frigir dos ovos, tudo dá “em pizza”, e só ficam na cadeia “os peixinhos”.
Infelizmente, tem muita gente rica, transitoriamente, à custa do nosso dinheiro, do dinheiro do povo, porque dinheiro ganho de forma desonesta, acaba não servindo para nada, nem para ninguém.  
Roubar uma pessoa do povo é uma coisa, mas roubar o próprio povo, é um passaporte para o inferno ... em vida!
Pense nisso: “Água deu, água levou”.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor
Coreaú

ATUALÍSSIMO!

 “Estado chama-se o mais frio de todos os monstros frios. Mente friamente, e eis aqui a mais mesquinha mentira que sai de sua boca: 'Eu, o Estado, sou o Povo'. Mentira! Os que criaram os povos e suspenderam sobre eles uma fé e um amor, eram criadores: serviram à vida. Os que estendem laços ao maior número e a isso chamam Estado, destruidores: suspendem sobre eles uma espada e cem apetites”.

UNICAMP, A ESPERADA CAMPEÃ!

  "Unicamp é a universidade mais bem avaliada pelo MEC em 2011", diz a imprensa. A Unicamp investe na formação de seus Professores e em pesquisa e extensão. Nada de miraculoso ou desconhecido. A nossa UFC ficou com 4.

O BRASIL REAL III


   Abriram-se cursos superiores no Brasil, nos últimos anos, como se abre um botequim. Coisa de doido! Aí está o resultado hoje na imprensa. Boa parte foi reprovada pelo mesmo MEC que aceita suas criações...

  Veja a manchete do O Povo Online: "8 faculdades do Ceará são reprovadas em avaliação do MEC. Instituições receberam nota 2. O mínimo aceitável é 3."

O BRASIL REAL II

  A base aliada da prefeita de Fortaleza barrou, de uma só vez, segundo o O Povo, cinco pedidos de esclarecimento partidos de parlamentares da oposição. Em nome da defesa da patroa, golpeiam a democracia que dizem defender!

O BRASIL REAL

  Nossa "democracia racial": o salário de negros e brancos tem diferença de R$ 289,00, na Região Metropolitana de Fortaleza.

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...