terça-feira, 27 de março de 2012

FORTALEZA MELADA!

  "Impressões da família buscapé sobre a mobilidade na capitá de Jambom:

1. Há mais de uma década este aspirante a escriba-mor desta demosucupirana tribuna residiu também por quase uma década na capital do
estado, Terra da Luz mas, antes terra de Iracema...
2. Naquela época começava a se instalar um caos previsto antes pelo menos outros dez janeiros;
3. O engessamento do trânsito...
4. E nada foi feito...
5. Agora a constatação:
6. Há cinco dias transitando pela metrópole tenho sentido na pele o quanto o fortalezense tem sofrido, para se deslocar dentro de sua própria cidade...
7. E o meu direito de ir e vir?
8. Por que ninguém exigiu ainda?
9. Vias antes impensáveis para este barbeiro, (não o de Sevilha, mas de direção), com congestionamentos quilométricos, hoje são rotinas no cotidiano desta gente.
10. Desde ontem, segunda-feira, a BR 116, no trecho que compreende Messejanja até a praça Manoel Dias Branco, onde outrora eu fazia fosse de automóvel ou motocicleta em cinco minutos estou a dois dias a fazer em uma hora.
11. No primeiro dia pensei ser resultado de algum acidente...
12. Que nada!
13. É excesso de carros e falta de espaço mesmo...
14. E as autoridades voando rápido em suas aeronaves, nem se preocupam em olhar lá de cima o caos...
15. Outro problema conhecido a décadas:
16. Alagamentos!
17. Qualquer que seja a pluviometria aferida, lá estão eles novamente, a colaborar com o caos...
18. E hoje com os pluviômetros vazando pelo ladrão (cuidado com esta palavra, escriba!) a capital virou um grande mar...
19. Das áreas nobres às mais populares, o que se viu foi gente a nadar...
20. Fugindo um pouco do assunto, concluí com meus botões:
21. O Chico Anysio já chegou ao céu. E o show parece ter sido espetacular...
22. De São Pedro ao mais baixo assistente de limpeza celestial, todos mijaram. E mijaram para valer...
23.  Mas escapei, graças a Deus, e perícia de quem já circulou pelo menos 100.000 km por estas vias, hoje inapropriadas para um trânsito de uma
capital que se intitula Fortaleza Mela... digo!  digo!  Fortaleza Mela... Perdão Fortaleza Bela.
24. Melou Geral...
25. Tenho dito... E sempre!" (Manuel de Jesus)

CRONIQUETA: O APANIGUADO



   Jorge chegou meio capiongo ao escritório do doutor! O doutor ultimamente não estava se dirigindo muito a ele. Jorge era muito grudento! Sentou-se no sofá e enfiou a cara entre as pernas. O doutor percebeu: - Que isso, Jorge? Se anima, rapaz! O sujeito, que como todo puxa-saco que se preza, não se dá o mínimo valor, levantou o rosto, com um sorriso amarelo. O doutor continuou: - Ontem te vi com um copo d'água atrás de mim, no palanque! O cabra resmungou: - Mas nem bebeu! E o doutor, apaziguador: - Pára com isso! Deixa de bobagem! Não quero lhe ver assim! Vou precisar muito de você! Não tenho te visto com mulher nos últimos meses! Olha a fruta, rapá! Taí, pede uma que eu te arranjo! E o ordinário, sem titubear:
  - Ísis Valderde!

ALFINETADA

  "Xuxa, quase cinquentona. Seu principal legado: o beijinho, beijinho e o tchau, tchau!"

  (PALMÉRIO DÓRIA)

ARIANO DIZ!

PIMENTA NO MOLHO DA DISCUSSÃO!

  "De riso se faz choro, das comédias politiqueiras coreauenses: a nova do adiantamento de campanha

   É engraçado como as coisas acontecem defronte aos nossos olhos, porém, teimamos em persistir cegos. A denúncia instaurada contra o atual prefeito e vice-prefeito coreauenses – de propaganda eleitoral antecipada – deveria nos servir como um clarão, que nos acordasse do coma e da leseira. Talvez assim, veríamos a chuva de sem-vergonhices com a qual o dinheiro público de nosso município é desperdiçado.

   Não é de agora que é feita propaganda eleitoral antecipada. Pergunto-me qual a utilidade real, por exemplo, daquela lindíssima (por sinal) enorme e cara placa, na entrada para o Centro da cidade. É um gigante cartaz eleitoral, onde repousa hoje (solenemente) uma frase, demonstrativa dos dotes filosóficos e proféticos do prefeito, divulgando em palavras seu amor pela Velha Palma e (seu) empenho em fazê-la desenvolver-se – onde antes, usemos nossa memória, anunciava-se a reforma do prédio da prefeitura; quem me dera tê-la visto.

   Estamos num município rico. Tão rico é, que além de se promover festas gratuitas (ao menos na ilusão de gratuidade) para a inauguração de obras, inventou-se de promover festas também nas assinaturas de Ordem de Serviço. Ô, povo festeiro, nãh! O pão e circo viciante e alienante das massas coreauenses chega ao ridículo. Quem mais ganha são os empresários de banda e distribuidores de bebida alcoólica. Ao povo cabe a ressaca e o bolso vazio no dia seguinte. Um toque aos curiosos: as licitações de shows são espetacularmente fáceis de encher de brechas, pois não possuem um padrão de preços fixos e normatizados, ou seja, tanto se pode dizer que se fez um show por dez mil reais quanto por duzentos mil; quem dita o preço é a banda, e, porventura, com alguns acordos.

   No começo deste ano, percebemos em várias residências o calendário distribuído pela prefeitura, confeccionado com recursos públicos, onde se nota em grande tamanho e destaque anúncio de obras da mesma e de obras que nem dela são, mas estaduais e federais, que a esperteza os fazem tomar como sendo dela. Ora, a nossa cidade ainda é sede microrregional e, portanto, na estratégia de escolha para a construção de sedes de alguns serviços, como o novo prédio do INSS, sai melhor em Coreaú, para o acesso das cidades vizinhas. A nova escola estadual do Araquém é mérito dos estudantes e professores de lá, e de mais ninguém.

   Mas, enfim, sem me estender em minhas angústias, acerca dos rumos que toma nosso município... Prefiro rir a chorar da comédia (sutilmente fundida à tragédia), que se faz com o nosso povo apanhando (talvez de besta). O que faremos? Deixo o desafio, além de nos lamentar ou fingir que nada acontece? Prefiro pensar sonhos e projetos coletivos."
 
  (Benedito Gomes Rodrigues, no Blog PT/ Coreaú e Araquém News)

A SINA É A MESMA!

  Os "debates" políticos no Facebook também estão terminando no asilo de loucos! Outro dia o sujeito desejou que o outro tivesse uma prisão manicomial, com internet! Foi mexer com o doutor do rapaz das tetas na boca!

ÁGUA E PROTESTO!

 
  (Facebook)

AUTORIA. CUIDADO COM ELA! NEM SEMPRE O QUE PARECE É!

  "'Tenho como certo que o soneto que transcrevo abaixo é da lavra do Padre Antônio Tomás, um dos grandes poetas brasileiros, que foi eleito o primeiro príncipe dos poetas cearenses. Convém, todavia, ouvir a palavra abalizada de doutos estudiosos, tais como o Prof. Sânzio de Azevedo.' (Barros Alves)
 'A BUNDA

Quando ela passa todo mundo espia...
A cara não, porque não é formosa;
Espia sim, a bunda buliçosa
Onde abunda a beleza e a magia.

Bunda que anseia, treme, rodopia,
Verdadeira expressão maravilhosa.
Deve ser uma bunda cor de rosa,
Da cor do céu quando desponta o dia. (...).'
   'Meu caro Barros Alves, ouvi falar nesses versos em São Paulo, quando eu tinha 27 ou 28 anos de idade. Não creio sejam do Pe. Antônio Tomás, da mesma forma como não é dele um famoso soneto 'Noite de Núpcias'. Abraços, amigo.'" (Sânzio de Azevedo)

SOBRE A DEFENSORIA PÚBLICA DO CE

  "A Defensoria Pública não integra formalmente o Executivo, possuindo autonomia funcional e administrativa, nos termos da Emenda Constitucional nº 45/2004. Ocorre que, no Estado do Ceará, a autonomia da Defensoria Pública ainda não foi implementada, teimando em tratar o órgão, que é autônomo, tal qual o Ministério Público, à semelhança de uma secretaria de Estado, e ainda assim, o fazendo precariamente, sem ao menos receber a carreira para tratar das suas três reivindicações: a isonomia de subsídios com as demais carreiras jurídicas, a reestruturação administrativa e a nomeação de mais Defensores Públicos. Daí a irresignação dos Defensores Públicos, em face do Governo do Estado, que além de relutante em promover as alterações legislativas necessárias a implementar as conquistas nacionais da Defensoria Pública, especialmente a EC nº 45/2004 e a nova Lei Orgânica nacional (Lei Complementar federal 132/2009), que conferiu um nova roupagem à Defensoria Pública, ainda não teve a lhaneza em O ESTADO COBRA DO ESTADO!"

  (Fco. Eliton)

A FESTA CONTINUA!

  Doze gestores públicos de Paraipaba, Trairi e São Gonçalo do Amarante estão detidos. E o resto da meninada?

FHC, NUM GESTO DE GRANDEZA

  "O ex-presidente Lula recebe a visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Lula está internado para avaliar se existem resquícios do tumor. FHC mostrou a grandeza da solidariedade..."
  (Cláudio Teran, jornalista)

DURMA COM ELES!


  "Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar."
   [Castro Alves]

TÔ FORA!

   Nossa safra atual de gestores públicos é uma desgraça! Quase ninguém se salva. Mas... onde estão os bons gestores? A iniciativa privada, que não é boba nem nada, está arrebanhando muitos deles. E pagando bem! Já no serviço público... O cara, mesmo com alguma capacidade, corre o risco de cair na teia alheia! E quem tem seu bom nome pra jogar no lodaçal!?

O ESTADO COBRA DO ESTADO!

  A Defensoria Pública do Estado do Ceará denuncia a superlotação em delegacias. O órgão é mantido pelo Governo do Estado. Fogo amigo?

A AV. HERÁCLITO GRAÇA "RECEBE" UM CONVIDADO...

MUITA ÁGUA E BOM HUMOR!

FORTALEZA EM PARAFUSO!

  Chuva forte em Fortaleza, caos, trânsito confuso, carros enguiçados, paralisia, prejuízo, árvores desabando e a constatação: falta engenharia por aqui!

FÓRUM ZONA NORTE

  A TV Sobral, que retransmitirá o SBT na Região Norte do Estado, confirma para próxima segunda feira, dia 2 de abril, o início de sua fase experimental. Que a cultura local seja devidamente valorizada...

NUNCA ENTENDI!

  Por que a escola é tão dissociada do teatro? Há arte mais completa?

A AMÉLIA QUE ELE QUER

"Eu quero uma esposamante
Que não esquente a cabeça,
Que seja igual a mamãe,
Que quando eu errar, esqueça;
Tenha um largo coração
E me conceda o perdão
Ainda que eu não mereça." 
(BARROS ALVES)

UMA VERDADE ENXUTA!

REPERCUSSÃO NEGATIVA

  Ontem, o caso de propaganda antecipada de Coreaú já repercutia no Jangadeiro Online (TV Jangadeiro), no O Povo Online (Jornal e TV O Povo), no G1 (Canal 10), no C News (Canal 08), Blogue do Eliomar e Twitter.

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...