quarta-feira, 23 de novembro de 2022

FOTO DE GABRIELA BILÓ (FOLHA DE SP), DOHA, 2022

EXPRESSIVIDADE, NO REGISTRO DA OPRESSÃO E DO DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS MAIS ELEMENTARES!



É UM FOLGADO!

Quer dizer que o PL quer somente o resultado que lhe agrade? E o turno, também? O que elegeu os deputados e senadores da legenda, está valendo; o outro, não? Extrema-direita chucra!

LÁ FORA

"Fui eleita presidente da Associação da Imprensa Estrangeira, em Portugal. Muito obrigada à amiga @giumiranda, q fez um trabalho incrível em seu mandato, pela parceria. Continuamos juntas na direção, c/outros brilhantes colegas, fortalecendo o nome @DaAiep!"

Caroline Ribeiro (de cinza), cearense radicada em Lisboa



PARA OS AMANTES DO RÁDIO

Paulinho Leme comanda, de 5 às 6:30h., o programa Enquanto Uns Dormem, Outros Correm". Pra despertar o pessoal da caminhada e das academias. Tem também dicas de saúde. Depois, tem o Hora da Chamada, destinado a acordar a gurizada, pra ir pra escola. E na Tempo FM (do Grupo O Povo).



AMANHÃ TEM BRASIL E SÉRVIA

 Eu já estou na torcida. Pela folga. A Sérvia fez parte da Iugoslávia, que tinha um timão!

KEMPÃO E O GALVÃO

 

QATAR

Preconceito, homofobia, xenofobia, desrespeito aos direitos humanos, trabalho análogo à escravidão... Que horror!

CULTURA: O DIREITO, NA VISÃO CASCUDIANA


 

PRONTINHA

Nossa singela obra (em ABC), sobre a Barragem do Rio Coreaú, já está pronta. Só preciso ao bairro Joaquim Távora, pra pegar os livretos, na residência do meu editor, Rouxinol do Rinaré!

ECONOMIA - 2

"A empresa de energia elétrica Enel Chile – uma unidade da italiana Enel – confirmou que está cogitando a venda de sua unidade de transmissão Enel Transmisión Chile. O jornal chileno Diario Financiero havia revelado originalmente o movimento, informando que o mercado avaliou o ativo em cerca de US$ 1 bilhão."

Site BN Américas

https://www.bnamericas.com/pt/noticias/enel-chile-confirma-venda-de-unidade-de-transmissao-e-avaliacao-de-servicos-de-mobilidade-eletronica#:~:text=A%20empresa%20de%20energia%20el%C3%A9trica,cerca%20de%20US%24%201%20bilh%C3%A3o.

OLHA ELA, DE NOVO, NO CATAR


 



Alemanha 1 X Japão 2

ECONOMIA

 Segundo o jornalão O Globo (Rio), a Enel (antiga Coelce) vai embora do Ceará. Saudade não deixará!

LI POR AÍ

"Meu psiquiatra recomendou-me escrever cartas, endereçadas às pessoas que me fizeram o mal. O impasse é: o que é que faço com as cartas?"

Aí, encriquiou!

HISTÓRIA... PRO CHÃO

Casas (até históricas) sendo destruídas, na maioria das cidades brasileiras, sob o silêncio dos "inocentes". Chibancas, foices, machados, lavancas e tratores estão sempre prontos, para as tarefas dos picaretas. Infelizmente, essa mentalidade é geral!!

RESUMINDO, NIRTON VENÂNCIO

 O Tremendão foi maior que a dupla. O que ele produziu em paralelo, fora do quadrado, foi muito mais interessante e autêntico!

ERASMO, POR NIRTON VENÂNCIO

"COM A FORÇA DO SEU CANTO

'...descobrir onde o mal nasce e destruir sua semente...'

Os versos de 'Cordilheira', de Paulo César Pinheiro, canção lamentavelmente cabível nestes tempos temerosos, foram musicados por Sueli Costa, por volta de 1977. A intenção era passar para Erasmo Carlos gravar; cantor e compositor que sempre esteve além das inocentes composições, das jovens tardes de domingo, com discos primorosos, onde faz incursões na black-music, no soul, no samba-rock. Erasmo nunca quis ficar para sempre sentado à beira do caminho. Com sua fama de 'mau', queria mais era arrombar a festa e descolar o necessário da parceria Carlos, com o dito 'rei' da juventude.

Louvou as mulheres e as mulheres: de sua Narinha à Roberta Close, o doce grandalhão Erasmo achava um absurdo, quando as chamavam de sexo frágil. Com a alma atarantada, o cantor atravessou umas barras pesadas, com o suicídio da ex-mulher, a morte da mãe e do filho em acidente de moto. Erasmo se manteve autêntico, com boas letras, boas melodias, e sobreviveu ao natural apagão do iê-iê-iê, com bons discos nas décadas de 70 a 90, com um e outro não tão inspirados. 'Carlos, Erasmo', de 1971, é um álbum essencial, assim como 'Banda dos Contentes', seis anos depois. São mais de 30 discos desde 1965, quando lançou o aparentemente ingênuo 'A pescaria', onde tem a famosa 'Festa de Arromba' e algumas versões de rock cinquentista. É desse LP a faixa 'Minha Fama de Mau', título também da autobiografia lançada em 2009, que Erasmo preferia dizer que é um livro memórias em que evoca histórias divertidas ao longo de sua carreira musical de 50 anos. Mesmo que o Tremendão, com sua cabeça de homem e coração de menino, tente não ir fundo nos relatos, sempre tem algo novo, para se conhecer de sua trajetória, o seu olhar, o seu ponto de vista sobre pessoas e fatos.

E hoje, quando se comemora o Dia do Músico, Erasmo Carlos falece aos 81 anos. Ainda choramos Gal. E começamos a manhã de olhos marejados, com a partida de Pablo Milanés. 2022, o ano em que vivemos entre o perigo e a esperança, pisa devagar.

Toca Raul! Toca Belchior! Toca Gal, Toca Erasmo! Para sempre! Tornamo-nos eternos no coração de quem nos quer bem!"

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...