segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

EU, NA PALMA, VINDO DO ARAQUÉM

Foi na Rua São Miguel que eu cheguei, com uns balaios de sonhos; era final da década de 70. Tinha então quinze anos. Tinha estudado pouco, com professoras leigas, do Araquém, a quem sempre agradeci. Meu pai tinha um pé de bodega, que reabriu, na Rua de Baixo. Nesses tempos, a beira do rio fervilhava de gente, quando as águas chegavam, pelo velho Rio Coreaú. Na rua do Cemitério, morávamos numa casinha meio de taipa, meio de tijolos. Meu pai a adquiria de um crente, de fora de Coreaú. Tinha, também, chegado por ali, em busca de melhor sorte. Na rua da moradia, em convivia com trabalhadores: pescadores, oleiros, pedreiros, caçadores, agricultores, pequenos criadores... Uns tinham vindo do sopé da Penanbuba (os Camelos) e eram exímios marceneiros. Ali, nos aboletamos. Logo depois - corria o tempo - fui às escolas, atrás das letras. Primeiro, na Escola Estadual Vilebaldo Aguiar e depois na Escola Normal Nossa Senhora da Piedade; nesses tempos, já soletrava versos e tinha desejos, maiores que a Meruoca. E foi ali, naquela singela ruazinha, que eu aprendi a ser menino letrado. Depois, lá Loja O Vilar, tive contato com o cifrão, com as canicilinas e com as meninas, que me fizeram sofeer, ih. E como. Tempos depois, lá se foram meus pais para o perigoso Maracanaú, de péssima fama, de lugar reimoso. O sr. Toinho do Vilar até me ofereceu (pra morar) a Casa da Prensas, onde ele tocava uma pequena empresa de venda de pó de palha de carnaúba e fazia cera. Eu fui (pra Terra das Maracanãs), atrás dos meus velhos, com medo de que a afobação de meu pai lhe rendesse uma sova ou coisa pior. Mas o velho morreu, por conta de um acidente (provocado por um motoqueiro insensível - que nem parou pra ver como ficara o velho), ou devido às consequências dele (acidente), no hospital, sob os cuidados dos filhos. Graças ao Deus maior!

A UM MESTRE, COM CARINHO

Esse (singelo) post é pra aplaudir, daqui, todo o denodo, a capacidade produtiva do prof. Djacyr de Souza, em prol da educação de Fortaleza. Ator, escritor, articulista e ativista cultural (no bom sentido, claro), Djacyr é força viva, no bairro onde mora - Rodolfo Teófilo -, e nas escolas onde lecionou e leciona. Criativo, humano e companheiro, está sempre atento aos fatos ligados aos colegas; evidentemente, sempre disposto a contribuir, para o bem-estar de todos; amigo dos alunos, nunca se negou a ajudá-los, no que fosse de sua alçada, se, claro, estivesse a seu alcance. Como diria aquela chamada global, de anos atrás, "Djacyr é gente que faz!". Boa sorte, professor. Sua luta está longe de ser dada por encerrada. Paz e bem!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...