quinta-feira, 12 de abril de 2012

DO PROF. GILMAR DE CARVALHO SOBRE FORTALEZA

  "A cidade é feia, cresceu sem planejamento: sistema de saúde falho, escolas sem qualidade, trânsito infernal. Os poderosos destruíram as dunas, aterraram lagoas, emparedaram a orla, ocuparam praças e aterraram mangues. Levantaram edifícios dentro do mar, do mangue e nas áreas de proteção aos mananciais. Nossas praias ainda são (e serão sempre) poluídas. Tudo é destruído em nome da ganância e do lucro. Temos vergonha do passado. Destruímos as marcas da memória. Tentamos nos equilibrar entre populismos de 'direita' e de 'esquerda'; shoppings e comércio informais; 'topics' e blindados. Tentam nos vender a ilusão de que tudo se resolverá em 2014, por um passe de mágica ou por um toque de bola. É difícil viver em qualquer lugar. Viver aqui parece ser pior. A semente plantada em torno do forte deu neste caos. A nave vai, à deriva."

QUEM DEVE DECIDIR!?


SIM, QUANDO SERÁ!?



O DESINFORMADO

    Sílvio Santos tem uma mania boba de perguntar aos servidores públicos (que aparecem em seu programa), se são empregados do governador tal. Ora, o servidor é do Estado, pago pelo contribuinte. Se concursado é, não deve favor a ninguém. É apaniguado governista se for do seu (duvidoso) gosto! Com todo respeito...

PERDA

   Faleceu em Coreaú a sra. Maria das Graças Souza Silva, esposa do nosso conhecido Zé do Bico, filho do sr. Tomaz Lúcio e da Dona Maritia. Momento de muita dor! Nossas condolências à família pranteada.

REFLEXÃO DENTRO DA NOITE


DO FACEBOOK DO PROF. AIRTON DE FARIAS



O QUE QUEREM!?

  Essa briga feia que tem por aí é em defesa da vida ou de territórios religiosos, em litígio cada vez mais sangrento, nesses tempos bicudos de teologia da prosperidade!?

NA TERRA DOS NOTEBOOKS-PIRULITOS...

 Não querem que eu estude mais! Se (tentam) me enganar com espelhos...

NEM MORTO...

  As cinzas de Chico Anysio foram levadas a Maranguape. Atrás delas, uma embiricica de autoridades desocupadas... Quanta desfarçatez!

ATUALÍSSIMA

  Uma velha expressão do folclore político brasileiro diz que: "Na porta do político em desgraça, cresce ligeiro o capim!" Mais atual, impossível!

O CLUBE DOS FROUXOS

  Os políticos de Brasília correm da CPI do Cachoeira. Alegam foro íntimo. Hum!

PRA LEMBRAR DE PATATIVA!

  AMOR CABOCLO

  Bartolomeu Augusto
"MIM ADISCURPE Ô, ROSINHA/ S'EU NUM ÓIO MAIS PROCÊ/ É QUI APARICEU UMA DONZELA
MAIS BELA QUE VÓIS MICÊ/ JÁ NUM SÔ AQUELE MOÇO/ QUI VIVIA IN ARVOROÇO/ QUANO TE VIA PASSÁ/ EU NUM TENHO MAIS SORDADE/ DO TEU OIÁ DE MARDADE/ DUIS TEUS ZÓIO A ME FRECHÁ (...)."

  DO BLOGUE: O nobre Bartolomeu imita, também na voz, o nosso Patativa. É fechar os olhos é ouvir o velho pássaro em ação. O Projeto Confraria de Leitura já teve o prazer de ouvir B.A. por duas vezes.

As Contas Públicas e a Fiscalização do Povo

   "Um dos pontos mais essenciais para a efetivação de uma Democracia – popular e verdadeira – é a Transparência. Transparência é informar o que entra e sai em recursos financeiros (para onde foi, gasto em que, como...) da máquina pública, em suas diferentes escalas, ao povo. 


   Tivemos grandes avanços nesse sentido em terras brasileiras. Há, e não é de agora, os Tribunais de Contas (fiscalizadores dos recursos do Estado) e estes, por sua vez, vêm desenvolvendo plataformas online, os 'Portais da Transparência', onde os municípios, Estados e União, expõem seus orçamentos a todo e qualquer cidadão que os possa acessar pela internet. 

   É uma pena, porém, que mesmo assim, ainda persistam falhas no Sistema. Ora, antes que as informações cheguem ao Portal da Transparência, elas passam pelo crivo de funcionários da área de finanças nas esferas de Governo, que têm o controle das despesas e receitas, e estes, porventura, têm relação com a boa ou má vontade de seus “chefes” (gestores) e podem atribuir valores infiéis à realidade. Só em caso de denúncia, com uma fiscalização mais localizada, é que se esmiuçarão mais as tais contas. 

   As brechas ainda existem, e o que não falta é gente para utilizá-las segundo seus interesses, em detrimento aos do Povo. Mas, façamos valer nossa responsabilidade enquanto cidadãos, e nos informemos acerca das Contas Públicas. O Portal da Transparência dos Municípios do Ceará fica localizado neste endereço: http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/

   Dê uma olhada, fiscalize, expanda a fiscalização para além, também, destes horizontes limitados, e, enfim, exerça o papel de um cidadão crítico e atuante!

   (Benedito Gomes Rodrigues, no Blogue Coreaú Petista)

LUIZ GONZAGA VALE OURO!



CALADOS, MENINOS!

   "Depois de levar um pito do governador, que deseja fazer as coisas corretamente, a Bancada dos Consignados está de bico calado na Assembléia."

  (Carlos Silva, radialista, amaciando diante de El Cid)

DITADURA. DE QUE TIPO?

  "Sejamos sempre contra qualquer golpe de Estado ou ditadura, quer seja de direita ou de esquerda. Defendamos, sempre, o aprimoramento das instituições políticas, através do controle popular dos orçamentos públicos e de defesa da instituição da revogabilidade de mandatos. Que seja instituída a revogabilidade de mandatos, para que o poder esteja, sempre, nas mãos do povo."

 (Paulo Emílio, Professor da UECE)

FILME VELHO!

  "A situação dos 'Frotinhas' e 'Gonzaguinhas' de Fortaleza chegaram ao fundo do poço. Quem afirma é o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes", no Blogue do Eliomar.

PT SAUDAÇÕES!

  "Com a CPI, não importa o que acontecer. A mídia já pôs o Cachoeira no colo do PT."

  (Palmério Dória)

BELEZA NA MANHÃ!


PROTESTO EM CRATEÚS

  Professores de Crateús fizeram ontem "coivaras" de diplomas, numa bronca contra a desvalorização dos Professores. A categoria está sendo golpeada e a reação é mínima!                  



DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...