terça-feira, 6 de março de 2018

MULHER

A mulher já quando nasce/Enfeita a vida da gente/Pode ser a professora/Ser a mãe ou ser parente/É bonita mesmo quando/Chora, quando uma dor sente//Vara o mundo, faz, cozinha/Destemida, com bravura/É mãe, mulher, cozinheira/É de riso uma fartura/Que deixa a vida da gente/Grande, bela, com estrutura! 

GUABIRABAS

NO MEU TEMPO de menino de calças curtas combinava com flertes e namoricos!
Foto: Elianita Teles, do distrito de Araquém
A imagem pode conter: comida e área interna

DO PASSADO

Resultado de imagem para comboieiro
OS COMBOIEIROS do meu tempo eram homens valentes, corudos, de vida árdua... Partiam da Ibiapaba rumo às praias. Senador Sá, Uruoca, Morrinhos, Bela Cruz, Cruz, Acaraú e Santana eram seus destinos. Alguns esticavam até Camocim e Chaval. Levavam rapadura, doce de buriti, bolo manzape, pinga... Mas levavam também muita esperança de voltar pra casa com um bom apurado e muito peixe seco. Além de sal e farinha praiana. Enquanto caminhavam iam pedindo dormida nas localidades de beira de estrada e espalhando boas conversas e anedotas. Nos alpendres e até embaixo de árvores, patrocinavam belas resenhas... Oralidade farta e benfazeja. Coisas que o tempo levou, diante da acefalia oficial, que pouco ou nada registrou. Infelizmente!
PARTE 2
Das longas viagens vinham sedentos por descanso e carinho da família. Os dias fora de casa os deixavam arriados. A luta era de moer ossos. Os animais então nem se fala. Esses ainda tinham nas costas e no resto do corpo as marcas das cangalhas, da sela e do comprido e malvado chicote chamado macaca. Feito de relho ou de outro tipo de corda, fazia cortes e provocavam dores terríveis. Portanto, todos mereciam um bom descanso. Após uma parada para resolver problemas de casa, dos animais e da pequena agricultura, tudo começaria de novo. Mais viagem, negócios; novas histórias de vida, de famílias deixadas pra trás (muita vezes só com a água do pote) e de dor.

VEM AÍ!

O Dia da Mulher. Um dia só pra tão grande figura humana de nossas vidas. A partir das mães, ela merece mais. Muito mais!

DIA DE SOL...

...forte, do tipo que convida pra ir à praia. A loira mesmo abandonada pelo podres poderes está bonita de se ver!

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas