segunda-feira, 19 de outubro de 2015

QUEM SERIA O SÍSIFO DE HOJE?

   Como professor, às vezes, me vejo rolando pedras morro acima. Mas...
  “Sísifo era um pastor de ovelhas e filho de Éolo, o deus dos ventos. Era tido como a pessoa mais ardilosa que já existiu. Morava num povoado chamado Éfira e, ao melhorar as condições do lugar, passou a chamá-lo de Corinto, que mais tarde se tornou uma grande cidade. Casou-se com Mérope, filha do deus Atlas e que compõe uma das plêiades. Um dia, Sísifo percebeu que seu rebanho diminuíra. Estava sendo roubado. Então, marcou suas ovelhas, seguiu o rastro delas e foi dar na casa de Autólico. Arrolou testemunhas da ladroagem e enquanto os vizinhos discutiam sobre o roubo, rodeou a casa em busca de mais alguma ovelha e encontrou a filha do ladrão, Anticleia. Seduziu-a e a engravidou, vingando-se do malfeitor.
  Voltando para casa, Sísifo, que andava sempre escondido, presenciou Zeus, o deus do Olimpo, raptando Egina, filha de Asopo. Não deu outra, aproveitando-se do fato, Sísifo, em troca da construção de um poço para sua cidade, entregou o deus sedutor. Claro que Zeus ficou sabendo que Sísifo o tinha dedurado, então pediu que seu irmão Efaístos o levasse para o Hades, mundo subterrâneo onde viviam as almas condenadas.
  Pressentindo a fúria de Zeus, Sísifo pede à esposa que não o enterrasse após sua morte e, chegando ao Hades, arma uma cilada para Efaístos e o aprisiona. Conversa com Perséfone, a esposa do deus, e a persuade a deixá-lo voltar e organizar o seu funeral, além de punir os que negligenciaram seu enterro. Ela lhe concede a volta por apenas três dias. Mas, voltando à superfície, ele passa a viver normalmente com sua esposa, como se nada tivesse acontecido.
  Vendo aquele absurdo, pois ninguém deveria enganar a morte, Zeus ordenou que Hermes o conduzisse novamente ao Hades e que lá recebesse um castigo exemplar. Deveria rolar uma enorme pedra morro acima, até o topo. Porém, chegando lá, o esforço despendido o deixaria tão exangue que a pedra se lhe soltaria e rolaria morro abaixo. No dia seguinte, o processo se daria novamente, e assim pela eternidade, como forma de envergonhá-lo pela sua esperteza em querer enganar os deuses e a morte."
  Da mitologia

COMO SEMPRE!

 Patrulha ideológica: o negócio dos fracos!
 E pior de tudo: vindo de quem desconhece a História, sequer entende uma narrativa de meia dúzia de parágrafos!

COITADOS!

  Mauro Iasi (PCB), professor da Universidade Federal do Rio, está sendo atacado, via redes sociais, por fazer um paralelo entre um texto de Bertold Brecht e a realidade política brasileira. Mas os caras não entenderam nada ou entenderam como quiseram. Acho até que o discurso do professor (em parte) está demodê. Mas ele tem todo o direito de pensar o que bem entender!

OS EX-ALIADOS

 Eunício Oliveira, ex-aliado dos doutores de Sobral, andou falando cobras e lagartos. Ele sabem tudo deles mesmos. 
     http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2015/10/19/noticiasjornalpolitica,3521033/eunicio-sobe-o-tom-e-chama-ciro-gomes-de-canalha-e-mentiroso.shtml

ALÔ, COREAÚ!

 A Coluna da Hora poderia ser chamada Antônio Ferreira. Que tal? O memória do Malvado merece!

FOGO NA IBIAPABA

  A imprensa daqui já exibiu várias reportagens sobre as queimadas ocorridas na Ibiapaba. Problemas no açude Jaburu e o drama das matas do Serra Grande!

O SÃO JOSÉ AGONIZA

  O respeitado hospital estadual São José, que cuida de doentes com problemas infecto-contagiosos (inclusive AIDS) está vivendo sua pior crise. Os médicos, a metade terceirizada, estão sem receber salários e falta medicamentos. É o Estado real! 

CAOS NA CULTURA

NO BLOGUE DO ELIOMAR

 Hoje tem outra matéria nossa, com foto do Galba Gomes:
 http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/centro-de-fortaleza-continua-feito-dormitorio-a-ceu-aberto/

NA TELA


EXCELENTE

 DO O POVO
 slzvzaz

UM DIA A GENTE APRENDE!


SEPULCROS CAIADOS NA TERRA DOS OUTROS

"FHC e Aécio afirmam a jornais argentinos que Dilma não governa o Brasil"
Uol

IMAGEM DO DIA

 Bela imagem sobre inclusão escolar. Do Educar Melhor

NÃO DIGA!

  A tocha olímpica vai passar na cidade? Não? Pô, ficou fora do factoide. Que tragédia!

BUFO!

  PMs expulsos voltam à corporação. Derrota da arrogância e da truculência. Fez-se justiça!

SE, SE...

 Pais de alunos, atraídos pelo Enem, abandonam a escola privada. É a hora de fortalecer a escola pública. Se ela tivesse dono...

OUSAR. SEMPRE!

 Do Facebook

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...