quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

COMO AVALIAR AS PRODUÇÕES TEXTUAIS?




   "Os estudos psicolinguísticos lançam questionamentos sobre como os professores podem melhor avaliar as produções textuais dos educandos, dando mais relevância à organização das ideias e à criatividade do que à pontuação e à ortografia.
  Segundo o psicolinguista Frank Smith (1982), o ato de escrever envolve um conflito entre a composição e a transcrição. A primeira refere-se à seleção e organização das ideias e a segunda ao registro das palavras, grafia e pontuação. Segundo Smith, quando o professor avalia as produções dos alunos, imprimindo muita ênfase à estrutura textual, paragrafação, pontuação e ortografia, poderá desmotivá-los a compor textos, dado que os educandos, ansiosos com a transcrição daquilo que está sendo escrito, prestarão mais atenção a aspectos como a ortografia e a pontuação, tentando alcançar uma escrita 'limpa', em prejuízo da composição. Talvez esse seja o grande temor dos pré-vestibulandos em relação à redação nos vestibulares, visto que a má paragrafação, a pontuação e a ortografia serem apontadas tradicionalmente como erros bastante relevantes pela banca examinadora.
   Para resolução desse conflito entre composição e transcrição, Smith propõe que os profissionais em educação separem esses dois aspectos e tomem em consideração primeiro a composição e, em seguida, a transcrição. Desse modo, o aluno poderá compor transcrevendo sem preocupação. Assim sendo, para melhor conduzir o ensino da ortografia, o professor poderá fazer um trabalho de análise com os próprios textos dos educandos, selecionando os erros ortográficos de maior incidência em sua turma, propondo atividades apropriadas às necessidades dos alunos.

Auricélia Fontenele
Prof.ª de Português
 
(Diário de um Navegante)

DEBOCHE. QUANDO A DOR É... ALHEIA!

"AQUELA SANFONA BRANCA..."

POUCA VERGONHA!

   Como explicar que um município industrializado, que nada em dinheiro, como Maracanaú, atrase pagamento de servidores!?

COMO NAS SINGELAS PAREDES DO INTERIOR...

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.
Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do śeculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.
Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do “não” para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.
Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.
Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.
Santa Luzia, rogai por nós!

DISTRITO DE ARAQUÉM: A POPULAÇÃO EXIGE A LIMPEZA DO AÇUDE!

  Com toda razão!

  http://aediaraquem.blogspot.com.br/2012/12/abaixo-assinado-pede-limpeza-do-acude.html#.UMpry6y2W_I

GENTE... PRA BRILHAR!

Foto




















Contexto: Consciência Negra.

SINDICALISMO E IMEDIATISMO

  Há uma crítica histórica aos sindicatos ligados à Educação: a de que eles só brigam por salários. A crítica não é vazia. Tem ocorrido isso mesmo. Mas o que fazer, diante de um quadro em que o servidor tem que brigar mais pra não perder o que conquistou do que por avanços? Como lembrar de outras prioridade, diante do ronco das entranhas!?

ANTÔNIO MOURÃO NO CONFRARIA - I


ANTÔNIO MOURÃO NO CONFRARIA - II


ANTÔNIO MOURÃO NO CONFRARIA - III




OS FELIZES CONFRADES


A MÁ LEMBRANÇA

  "Hoje é dia de comemoração pra muita gente: 13 de 12. Aniversário do famigerado AI-5." 

 (PALMÉRIO DÓRIA)

O NOSSO "LUA"

  "Hoje é um dia especial para os nordestinos. Neste 13 de dezembro, comemora-se o centenário de nascimento do nosso 'Rei do Baião', o eterno Luiz Gonzaga. O pernambucano, ícone da nossa cultura, deixou um legado de canções inesquecíveis para o Brasil. Para homenageá-lo, foi criada uma Lei instituindo hoje como o "Dia Nacional do Forró". A mãe de Luiz Gonzaga lhe deu este nome por hoje ser, para os católicos, 'Dia de Santa Luzia'. Como a santa é a protetora dos olhos, hoje também é 'Dia do Oftalmologista' e 'Dia do Deficiente Visual'. (...)."
  (DN)

DR. MOURÃO EM OFF

 Declaração feita a nós, após a palestra, pelo antropólogo: "Não sou político de carreira. Fui candidato temendo um golpe contra os avanços sociais implantados em Fortaleza!"

A DONA JUSTIÇA E MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE ELITISTA CONTRA A POPULAÇÃO...

Os jornais destacam hoje em suas capas o  aumento da passagem de ônibus, determinado pela Justiça.
Do Face do jornalista Marcellus Rocha

NO CONFRARIA...

  Dr. Antônio Mourão Cavalcante, antropólogo e psiquiatra, encerrou a pouco sua palestra para o projeto Confraria de Leitura. Ele disse muita coisa, mas nós vamos dar destaque aqui ao que for mais relevante. Algo que ele falou: Fortaleza tem muitas áreas que precisam ser descobertas e valorizadas. "Fortaleza é maior do que a gente pensa!". Ele destacou ainda as iniciativas pessoais de muito valor, como a de um cidadão do bairro do Dendê, que viajou para o sul e voltou, pra relizar um sonho: abrir seu próprio negócio. Resultado: hoje é dono de uma bela casa de carnes no bairro...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...