sábado, 15 de dezembro de 2018

LULA

VIA TWITTER

ALUNOS DA UNIFOR...

LIMPANDO A PRAÇA DO FERREIRA.
Foto: Prof. Djacyr de Souza:
A imagem pode conter: 3 pessoas, atividades ao ar livre

VIROU GALHOFA NACIONAL

CLAYTON, DO O POVO

"NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!"

"No bairro Parangaba, moradores da Travessa Osvaldo Aranha decidiram organizar uma confraternização com garis da região, na manhã deste sábado, 15."
O Povo Online

E SE ERRAR A PONTARIA?

VIA FACEBOOK
Nenhum texto alternativo automático disponível.

DUAS DO SANDES

"Tasso surgiu pelas mãos do ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota. Hoje, Gonzaga está em total esquecimento. Precisa da pensão de ex-governador para viver. Era técnico do BNB. E os aposentados do BNB só Deus sabe como vivem, pós-furacão Byron Queiroz!"
Sandes é do Diário do Nordeste!

EIS A VERDADE...

UM NACO DE UMA BELA OBRA (EM SEPTILHAS)...

VIA CORDELARIA FLOR DA SERRA:
"O Estado de Nova York
Pelo Hudson é cortado.
No caminho desse rio
Tão importante e afamado,
As montanhas Catskill
Recortam o fundo de anil
Com seu contorno escarpado.
Quando os Estados Unidos
Pertenciam à Inglaterra,
Antes de, contra a metrópole,
A América declarar guerra,
Ocorreu nas tais montanhas
História das mais estranhas
Que alguém já ouviu na terra.
O causo envolveu um homem
Singelo e muito pacato.
Era Rip Van Winkle
Esse indivíduo cordato.
De holandeses descendia,
E o nome que possuía
Mostrava ser isso exato.
Ele era mui querido
Pela sua vizinhança.
Era muito prestativo
E digno de confiança.
Seu espírito abnegado
Fazia-o ser adorado
Por velho, homem e criança.
(...)."
Nenhum texto alternativo automático disponível.

FOICE O TEMPO...

A imagem pode conter: texto e comida

TEMPO CARREGADO NA CAPITAL

FOTO: FRANK RABELO (TV DIÁRIO/RÁDIO VERDES MARES).
Via Sul Shopping (Aldeota), à direita:
A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre

CUIDADO!

As pessoas preocupadas com o indulto de Natal. "27 mil presos estarão saindo dos presídios, cheios de amor no coração pela sociedade e seus pertences!", diz uma mensagem que recebi. E as ruas e a política cheias de ladrões. Sem falar nas igrejas!

MEMÓRIA DE RUY LIMA

Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: texto
"Há trinta anos acreditei ter perdido o exemplar da primeira edição do 'Poema Sujo', presente de Ferreira Gullar, quando o entrevistei, em 1977, em Buenos Aires. Eis que o livro reaparece, devolvido por uma amiga querida. Uma enorme emoção ao ler a dedicatória. Fico aqui condoído ao imaginar a solidão e a tristeza do poeta no exílio, para me adotar como o 'mais recente amigo' e se referir com tanta generosidade aos 'papos' com um jovem de 23 anos!"

LUIZ POR LUIS

TEXTO DE CÂMARA CASCUDO NA CONTRACAPA DO DISCO "LUIZ GONZAGA", 1973 (Emi-Odeon):
"LUIZ GONZAGA é uma legitimidade do sertão tradicional. Sua inspiração mantém as características do ambiente poderoso e simples, bravio e natural, onde viveu. Não imita. Não repete. Não pisa rastro de nome aclamado. E ele mesmo sozinho, inteiro, solitário, povoando os arranha-céus com as figuras imortais do Nordeste, ardente e sedutor, fazendo florir cardeiros e mandacarus, levantando os mormaços dos tabuleiros através das cidades tumultuosas onde permanece.
Fui menino no Sertão, 1909-1913. Tenho na memória o timbre das grandes vozes infatigáveis, ímpeto de guerrilhas no açodamento dos 'crescendo', nasalamente infalível na modulação para 'fechar' na dominante. Sertão sem rodovias, luz elétrica, gasolina. Vaqueiros, cantadores, romeiros de São Francisco de Canindé, Juazeiro, Santa Rita dos Impossíveis. Poeira heroica das feiras e das vaquejadas. Viola do rojão de dois-por-quatro, sanfonas de oito baixos, pobreza milionária na emoção irradiante, inexplicável alegria das coisas suficientes.
Luiz Gonzaga é um documento da Cultura Popular. Autoridade da lembrança e idoneidade da convivência. A paisagem pernambucana, águas, matos, caminhos, silêncio, gente viva e morta. Tempos idos nas povoações sentimentais voltam a viver, cantar e sofrer quando ele põe os dedos no teclado da sanfona de feitiço e de recordação.
Não posso compará-lo a ninguém. Luiz Gonzaga é uma coordenada humana que as ventanias urbanas fazem vibrar sem modificação. Não é retentiva, artificialismo, sabedoria de recursos mentais 'aproveitando' o sertão. Ele próprio é a fonte, cabeceira e nascente de suas criações. Sertão é ele, como a Bretanha está no bretão e a Provença em Mistral. Bem logicamente, a sua terra muda a fisionomia pelas mãos de ferro do Progresso. Técnicas, máquinas, combustíveis, sonhos novos. Mas, pelo lado de dentro, o Homem não muda, como a sucessiva aparelhagem em serviço do seu interesse. Luiz Gonzaga presta-nos, a nós, devotos das permanentes culturais brasileiras, a colaboração sem preço de uma informação viva, pessoal, humana.
Sanfoneiro do sertão, brasileiro do Brasil, os que amam terra e gente nativa te saúdam na hora em que tua voz se eleva, vivendo a sensibilidade profunda da tu'alma sertaneja..."

LUÍS DA CÂMARA CASCUDO - Natal, janeiro de 1973.
Fonte: Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo.

DEFINIÇÃO

"De um jovem filósofo R. Alvarenga: 'fascismo', 'extrema direita' ou 'populismo' não nos levam muito longe na compreensão do que há de novo no Governo Bolsonaro. A novidade consiste na combinação monstruosa de necropolítica, lawfare, fundamentalismo religioso e ultraliberalismo econômico!"
Frei Leonardo Boff

BRINCANDO COM FOGO

AGORA pela manhã um desses líderes religiosos brucutus, que "detesta" dinheiro, fazia pregação usando a fala do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu... Do jeito que esse povo mal ler as orelhas dos livros...

O MICO

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...