"Estar tramitando no Congresso Nacional uma emenda que acaba com salário de vereadores de municípios com menos de cinquenta mil habitantes. Pergunta básica: se for aprovada, que duvido, ainda vai existir o Poder Legislativo nestes municípios?  Pois bem. Esse PODER, que deveria representar a população junto ao Paço Municipal, na tarefa de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, como também a efetivação das políticas públicas, não o faz.  Pois, na sua grande maioria, estes representantes estão a serviço dos seus próprios interesses pessoais, como também macunados com os gestores municipais.
  Sou de opinião contrária a essa emenda. Deveria ela criar mecanismos que pudessem contribuir para uma melhor escolha destes. Como sugestão: na grade curricular das escolas deveria ser incluída a disciplina CIDADANIA. Pois desde cedo o aluno já iria criando essa percepção política, como também a sua importância na construção da sociedade na qual vive.
  A Câmara dos Vereadores é um dos  segmentos mais próximos da população, ou seja, é a base da pirâmide política. Contudo, esses representantes deveriam ser muito bem selecionados pela população.
  A questão não é acabar com os vereadores, mas escolhê-los o melhor. Dentro do cesto existem o trigo e joio. Saber escolher é uma função tão importante tanto legislar. Essa atribuição é fundamental para que aja um crescimento e desenvolvimento cultural e intelectual de um município. Plantar somente depois que escolher."
   
  (Carlos Teles)  

  DO BLOGUE: Cremos que o vereador deveria continuar fazendo jus apenas a sua renda profissional. Para os desempregados deveria haver uma ajuda de custo, que poderia ser a média salarial dos demais.  Servidores, assessores, advogados, etc, deveriam fazer parte do quadro efetivo dos servidores da Casa. Dessa forma acabaríamos com esse "profissionalismo" sanguessuga que existe hoje.