segunda-feira, 25 de maio de 2015

VAI, ZECA!

HOJE INCLUINDO O CARIRI

Link permanente da imagem incorporada

CONSERVADORISMO

  Espero uma reação contra essa onda conservadora que inunda o País. Onda perigosa e sem nenhum lastro de valor. Nada. Não gosto do termo mas vou usá-lo aqui, porque já o ouço por aí: coisa de doidinhos! Espero que a intelectualidade e os pensadores da esquerda (e até da direita) cuidem disso! Antes que seja tarde demais!

IMAGEM DO DIA

 Do Estadão. Terremoto no México.

ALUNOS PEDEM AJUDA

  Escola (estadual) Martins Filho de Maracanaú. O (patrono) professor Antônio Martins Filho era da UFC e ajudou a fundar as três principais universidades do Estado (UFC,UECE e UNIFOR). Nem respeito a sua memória tem?
  "Estudantes da Escola Antônio Martins Filho, localizada no Conjunto Jereissati I – Maracanaú, estão procurando patrocinadores para a Festa do 3º Ano do ensino médio, deste ano. Os colaboradores serão divulgados através de um banner, que ficará exposto durante todo o ano na escola e durante a formatura (...)." Facebook

DIA DO TRABALHADOR RURAL

 Um abraço para esse cabra que sua muito e carrega nas costas a marca do sal que testemunha sua lida!
Foto da Net:

A IDEIA DE NORDESTE

 Fragmento da bela entrevista do professor ao O Povo (Páginas Azuis):



 “(...)
 Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes - Até os anos 1920, não existia essa noção (de Nordeste). Isso começa na seca de 1919, quando São Paulo estava montando, desde o início do século, a sua hegemonia sobre o resto do País. A maior cidade e o maior acervo cultural do Brasil era a Corte, o Rio de Janeiro. A partir de 1900, os paulistas criam um neobandeirantismo. Daí em diante, isso começa a se estruturar como ideologia. 
  A eles se juntou Gilberto (Freyre), que, por sua vaidade, inventa, em 1925, uns simpósios muito reacionários. Gilberto era um mentiroso emérito (risos), mas de um talento extraordinário e de uma cultura monumental, porque passou sua vida lendo (risos). Em 1925, Gilberto publica uma edição do centenário do Diário de Pernambuco, sobre o Nordeste, porque ele queria impor o predomínio de Pernambuco. Quer dizer, há uma construção ideológica e política dessas noções. Depois, os dispositivos dominantes estabeleceram o novo perfil e nos tornarmos nordestinados.

OP - Essa geração tinha uma missão, que era interpretar o Brasil. Qual é o papel do intelectual hoje?

Eduardo Diatahy - Todos eles, Caio Prado Jr., Sérgio Buarque, Gilberto Freyre – toda essa geração é herdeira do que o Capistrano de Abreu construiu. Foi Capistrano que deu as bases. Essa geração se abeberou disso para produzir suas interpretações... O Antonio Candido chamou a atenção: pela primeira vez, começa a surgir a consciência de que o nosso atraso não provinha de determinismo geográfico nem de clima tropical ou raça inferior. Surgia a consciência de que o nosso atraso era de nosso subdesenvolvimento. A geração de Capistrano, no Ceará dos anos 1872 -1875, pensou o Brasil. Todos seus grandes nomes tinham de 17 a 19 anos e fizeram uma revolução mental na Província e que se estendeu depois para a Corte (Rio). E o papel do intelectual hoje é o de sempre: interpretar a realidade e narrar sua experiência para se contrapor às forças do esquecimento. (...).”

ELA É UMA FLOR!

EH, EH!

 Leio uma notícia nacional que diz que o Brasil tem que construir 64 mil bibliotecas. Fortaleza tem duas (públicas). Uma está fechada!

VERDADE? QUAL DELAS?

   Silas de Paula, prof. da UFC:

  "Crença é uma premissa para a verdade. Crer ou não crer em Deus afirma, em ambos os casos, uma verdade. O problema é quando só aceitamos a nossa verdade e forçamos, obrigamos, outras pessoas a aceitá-la. Muitas vezes, através da violência, dos constrangimentos, etc. Seríamos mais humanos aceitando as diferentes crenças ou não-crenças. A história já nos mostrou, muito bem, resultados terríveis dos dois lados e tenho a sensação de que estamos repetindo, com mais vigor, todos os erros.

À MODA ZÉ LIMEIRA

Fui pegar água no rio/ Trouxe coco pra danar/ Enfiei peido em cordão/ Foi feder no Canadá/ Briguei com 30 soldados/ Oh, sujeitos pra cagar// Peguei o meu avião/ Em Manaus eu fui parar/ Com anzol peguei três onças/ E nelas eu fui catar/ Uma ruma de piolhos/ Tudo ruivo pra danar!

ÓDIO MULTIPLICADO!

 A turma que quer mudar o País agora deu pra hostilizar autoridades em seus momentos de folga e de encontro com os amigos e a família. A cada dia que passa os reacionários brasileiros ficam mais ridículos!

DE ZÉ LIMEIRA, O POETA DO ABSURDO!

Eu só gosto dessa moça
Porque tem vegetação
Porteira de pau a pique
Três pneus de caminhão
Peido de jumenta ruça
E haja chuva no sertão.

(...)
Zé Limeira quando canta
Estremece o Cariri
As estrêla trinca os dente
Leão chupa abacaxi
Com trinta dias depois
Estoura a guerra civi

(...)

O Marechal Floriano
Antes de entrar pra Marinha
Perdeu tudo quanto tinha
Numa aposta com um cigano
Foi vaqueiro vinte ano
Fora os dez que foi sargento
Nunca saiu do convento
Nem pra lavar a corveta
Pimenta só malagueta
Diz o Novo Testamento!


Pedro Álvares Cabral
Inventor do telefone
Começou tocar trombone
Na volta de Zé Leal
Mas como tocava mal
Arranjou dois instrumento
Daí chegou um sargento
Querendo enrabar os três
Quem tem razão é o freguês
Diz o Novo Testamento!

(...)

FORTALEZA (?)

 Do Arionauro

charge crise no hospital público

MUNDO MODERNOSO


Autor: Aurionauro

POBREZA EM FORTALEZA


Fonte: DN

REALIDADE

 Do Facebook: Rua José Borba Vasconcelos com Bento Albuquerque (Fortaleza):

ALIADO

  Roberto Cláudio tem um importante correligionário: o inverno. Ele desapareceu. Com a buraqueira existente aqui...

NOSSA VIDA NO AR!

 O corredômetro de Fortaleza e do Ceará está agora ao vivo, em rede nacional. Que vergonha!

BOBAGEM MODERNOSA

  Governo itinerante, visita à comunidade ou coisa que os valha... Sabe como é o nome disso? Falta do que fazer, enchimento de linguiça, assembleísmo! Esses eventos suprem a falta de planejamento e de obras! Ninguém aguenta mais!

ESSA SABE DO QUE FALA!

"Malala pede que líderes mundiais provejam 12 anos de escola a todas as meninas"

Do Twitter Mob de Leitura

CATEDRAL

 Iluminada para homenagear a Rádio Band News FM (em seus 10 anos), retransmitida aqui pela Tribuna Band News FM, de quem tomamos a foto.

CUTUCÃO

 Do Twitter

QUEM SÃO OS RATOS?

  Primeiro Comando da Capital (PCC) e grandes empresários cearenses unidos no trágico de drogas, que é transportada em aeronaves. Está no DN de hoje a matéria-bomba!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...