"Quando o navio começa a fazer água, os ratos são os primeiros a cair fora. Qualquer semelhança com nossa política não é mera coincidência."
Declarações atribuídas à sra. Lia Ferreira Gomes
UM ESPAÇO PARA LIVROS, CULTURA NORDESTINA E FÓRUM DA ZONA NORTE (CE). (85) 985863910
26 de abr. de 2014
LUTO
Como nunca tive muito contato com o sr. Zé Teles (por circunstâncias da própria vida), filho do ex-prefeito de Coreaú, Antônio Teles Dourado, só espero que, após seu passamento, ele esteja em paz. A paz divina, buscada por tanta gente... Idealizada por todos nós...
OLHAR ENVIESADO!
Quando leio os sábios textos de Isabel Lustosa lembro das piadinhas insípidas que dizem que História é pra quem "não sabe as outras disciplinas". Paupérrima conclusão, de quem vive só no mundo, porque perdeu ATÉ a própria sombra, coitado!
TRISTE SINA!
Um animado colunista governista fala hoje da divisão eleitoral de Granja entre os Arruda e os Aguiar (de Camocim). Parte do município fica com Zé, parte com Cazuza. Sem combinar com o povo? Granja merece tudo isso? Já não basta a quase implosão... histórica?!
MEMÓRIAS DA ESCOLA

Obra do escritor maranhense, citada por Isabel Lustosa em seu artigo de hoje, no DN de hoje.
“(...) A história é sobre os anseios e dúvidas do garoto Cazuza, que vive em um lugarejo pobre às margens do Itapicuru, no interior do Maranhão, o seu ingresso na escola e o enfrentamento da rigidez do método de ensino do final do século XIX, marcado sobretudo pelo uso de instrumentos como a palmatória. Permeiam na obra também idéias tais como a de Pátria, guerra, desigualdade social e racial. O livro está divido em três partes, que focam a experiência do menino na escola do povoado, na escola da vila e depois no colégio interno na capital maranhense, respectivamente, onde revela seu aprendizado, dentro e fora delas, através do convívio com diversos personagens curiosos, engraçados e comoventes. (...).”
FÓRUM COREAÚ
Ainda alimento o sonho de ver uma ponte bem feita e estilizada, construída por sobre a Barragem do Rio Coreaú. Ainda quero ver um dia a velha barragem nua, toda recuperada e pintada de branco. "A esperança", repetem por aí, "é a última que morre!"
FORAM PRUM ROLEZINHO NA MERUOCA?!
Plenário esvaziado. Nem as madres governistas ficam. Será que subiram a Meru, para o contumaz beija-pés?!
OS PREMIADOS
Lustosa da Costa e Valdemir Pacheco. Dois excelentes beletristas, em foto do segundo. Local: Ideal Clube, de Fortaleza:
É A VIDA E SUAS INGRATIDÕES...
Hoje temos por aqui um jurado de TV, um antiquarista e um cantor da noite precisando de ajuda. Um deles foi mandado pra casa por um manda-chuva de um hospital de gestão estadual. Imagine o que não fazem com o pessoal do Alto do Bode, do Bom Jardim, do Mata Galinha ou da Caixa-prego...
RONDA DO MERENDÃO
Neno Cavalcante denuncia que soldados do Ronda, aquele programa fracassado do governo, estão atacando residências, em busca de lanche. Deve ser porque o Estado é franciscana pobre... É. Deve ser!
SEM SOMBRA DE DÚVIDAS...
Quando morre um torturador a humanidade pode não ficar mais rica. Mas pobre não se tornará. Com certeza! Que os vermes façam a festa!
DOTORZIN METIDO À BESTA!
Seu doutor quer meu votinho
Mas não vê o meu surrão
Eu resmungo nessa terra
Mastigo fava e feijão
Mas doutor é insistente
E não sai do avião
Correndo toda a ribeira
Descobriu nosso sertão!
II
Ele diz que foi só ele
Que me viu – minha mãe, não
Nascer no fundo da rede
E me deu gomoso, então
Oh, doutorzin descarado
Seu discurso é aleijão!
Não me venha com essa cara
De papeira, inhô, não!
DICA DO DIA!
10 bibliotecas virtuais gratuitas. Do Guia
de Educação:
http://canaldoensino.com.br/blog/10-bibliotecas-virtuais-gratuitas
COISAS DO RÁDIO
Choveu tão bem hoje de manhã na capital que tinha um gaiato das bandas do Passaré pedindo canoa pra sapo. Turma do sem jeito!
Assinar:
Postagens (Atom)
25
EXCELENTE ARTIGO (SOBRE LETRAS) DO PROF., ESCRITOR E JORNALISTA ÍTALO GURGEL
SAIBA MAIS: Aqui: https://blogdoeliomar.com/o-bem-escrever-um-ato-de-resistencia-por-italo-gurgel/
-
O drama ueceano, já chegou à Assembleia, pelas mãos do deputado Heitor Ferrer. Se houve um concurso em 2022 e faltam 482 professores na Inst...
-
Alunos sendo incentivados a ler. A profa. Ivaneide Fernandes postou fotos, na Net, com a moçada e os livros. E isso é uma maravilha!!!!