sexta-feira, 15 de outubro de 2021

VIA DIÁRIO DO NORDESTE

 Máximas filosóficas

Por Gonzaga Mota, 15 de outubro de 2021

"Podemos afirmar que o início da sabedoria está no pensamento reflexivo e no esforço da concentração mental. Por sua vez, os estudiosos (filósofos, teólogos, cientistas, etc) são pensadores que buscam encontrar respostas para suas dúvidas e indagações nos campos material e espiritual. Sem dúvida, o desenvolvimento da humanidade está no saber pensar, o que não é fácil. Segundo Henry Ford: 'Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso'. Por incrível que pareça, no momento atual, o número de pessoas pensantes, em termos relativos, a nosso juízo, está caindo. É importante pensar de forma justa e criteriosa, sem arrogância intelectual, observando-se os aspectos comportamentais ligados à moral. Dentro desta linha de referência, apresentamos 15 aforismos despertando momentos de meditação sobre temas existenciais diversos, podendo a leitora ou o leitor concordar, ou não, mas sempre procurando a sabedoria. Eis as máximas: 1 - Deve-se buscar o sentido da vida e não a vida sem sentido; 2 - É relevante que fujamos da tristeza perversa, bem como da alegria irresponsável; 3 - A sabedoria consiste em pensar com lucidez, procurando a verdade; 4 - Num primeiro momento a inveja pode destruir o invejado, e a seguir o invejoso; 5 - Quem exerce a verdadeira generosidade, não espera retribuição; 6 - A sensibilidade ecumênica é importante para se alcançar a harmonia e a paz; 7 - A força do poder econômico é tão perniciosa quanto o fundamentalismo religioso; 8 - Toda criança que recebe carinho saberá amar; 9 - Mediante a meditação, pode-se libertar a mente dos maus pensamentos e alcançar os caminhos sugeridos pelo coração; 10 - Inveja, orgulho e vaidade formam o trinômio da insensatez; 11 - Em época de crise, o poder da mente é mais significativo que o conhecimento; 12 - Pense em servir, com mais determinação do que ser servido; 13 - Procurar a morte é covardia; preparar-se para ela é sensatez; 14 - Semeando o solo fértil, os bons frutos deverão surgir; 15 - A vida terrestre é passageira; não deixe de pensar em Deus. Convém buscar a satisfação, mediante os pensamentos positivos, jamais externando ódio e desamor."

Gonzaga Mota é professor aposentado da UFC

OUVINDO AQUI

 O prof. e causídico Cid Saboya de Carvalho, ex-senador, dando uma aula na Rádio Cidade AM, no seu programa Antenas e Rotativas. Ele destaca a figura do professor e fala do Colégio Liceu do Ceará e grandes mestres, como Heribaldo Costa e Clodoaldo Pinto, que (infelizmente) já não estão entre nós!

A PUJANÇA DO MARAPONGA MART MODA


 

QUANDO MAIS USA A GARGANTA, MAIS LIBERAL FICA

 

UMA CERTEZA...

A maioria dos prefeitos, parlamentares, governadores e o próprio presidente da República deveriam voltar à sala de aula. A educação praticada por eles está (desgraçadamente) reprovada. Sem direito à RE, nem RE-RE!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...