sábado, 4 de junho de 2022

JÁ NO RITMO


 


Profa. e cordelista Emilly Barreto, minha ex-entrevistada, de Nossa Senhora da Glória - SE.

FORA DO PRECONCEITUOSO MUNDO DA NET (E ALHURES)

 "Em Pantanal, temos o violeiro que fez pacto com o diabo. Quando fiz a pesquisa para o Almanaque Brasilidades, registrei dicas sobre como evocar o 'Cujo'. A que achei mais impressionante é relatada por Paulo Freire (o violeiro, não o educador). Dou os passos, para quem quiser, consultando a sorte em uma encruzilhada, acompanhado de um músico e de um sujeito com pinta de ser o próprio 'Maroto'. A nossa tradição pactária vem muito dos encantamentos de São Gonçalo. Quem acha que o cristianismo português não é muito macumbeiro, está por fora. Aliás, um complemento: para o Almanaque, listei pra mais de 70 alcunhas do diabo. Algumas estão citadas no fio: 'Amornado, Encardido, Sarnento, Temba, Rabudo, Sujo, Tentador, Aquele que não ri, Peripércio, Carantonho, Cafuço, Coisa-ruinzinho, Tendeiro...; são outras de que gosto!"

Luiz Antônio Simas, prof. e historiador, RJ

É DESOLADOR!

 Tem gente que se anima com vereador novo (?) na cidade. Cidadão, é um calango a mais, no oitão do poder. Deixe de ingenuidade!

QUE DIABO É ISSO?!

 LI POR AÍ:

"PDT diz que vai expulsar grupo de extrema direita, infiltrado no partido (...)."

_____________

"Extrema direita"?!

E ainda tem gente que faz beicinho, quando eu falo em "ex-PDT".

ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE IMPRENSA DE COMANDO NOVO

"Jornalista Helly Ellery (ao centro), eleito pra presidência da ACI, ontem, substituirá Salomão de Castro (esq,) que, por sua vez, foi o sucessor de Nilton Almeida (direita). ACI em ótimas mãos!"

Via Inês Aparecida, jornalista



O BRASIL NÃO CHEGOU ONDE CHEGOU À TOA

 Está na Revista Exame:

"Luva de Pedreiro ultrapassa Flamengo e chega a 14 mi de seguidores no Instagram"

LIXAIADA E OVELHAS

EM PLENA CAPITAL. Rua Betel, cercanias da UECE (Itapery)



SOBRE CARIOQUINHA

 O locutor que o rádio (e nós, rádio-ouvintes) perdeu era carioca, trabalhou em várias emissoras no Ceará, e fez parte do timaço da Rádio Verdes Mares AM (Sistema Verdes Mares), composto por Narcélio Limaverde, Almino Menezes, Carlos Augusto, Paulos Oliveira e Lélis, Laerte Alves, etc.

CARIOQUINHA FOI PRO CÉU

"A família comunica a morte do radialista, locutor, mestre de cerimônia, publicitário, webcolunista e produtor Valdeci Rosa (Cariokkinha), na madrugada deste sábado (4 de junho de 2022).

O velório acontece de 4 às 10 da manhã, deste sábado (4), na Capela Santa Terezinha, do Hospital Municipal João Elísio de Holanda, em Maracanaú, onde ele estava internado há 15 dias, depois de sofrer um Infarto, em 22 de maio de 2022.

Às 10 da manhã deste sábado, o corpo de Cariokkinha segue de Maracanaú para a Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255-Aldeota-Fortaleza). Às 16 horas terá Missa de Corpo Presente, na Ternura. Em seguida sepultamento. O Cemitério não foi informado pelos familiares de Cariokkinha. Em 2020 , Cariokinha pegou a Covid-19 e recuperou-se."

Texto: Blog do Lauriberto Braga



O POVO NAS RUAS

Eliezar é jornalista e um dos (argutos) observadores desta capital, a "loira desposada do sol", do peeta Paula Ney



DE TIANGUÁ PARA O MUNDO!!

 





Uma das alcunhas do danado: "Cacetinho"!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...