sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EM TEMPOS DE MAIS UMA GUERRA...

  "Obscena não é a fotografia de uma mulher nua que expõe os pêlos do púbis, mas a de um general uniformizado que ostenta as suas medalhas conquistadas numa guerra de agressão; obsceno não é o ritual dos hippies, mas a declaração de um alto dignatário da igreja, afirmando que a guerra é necessária para a paz."
 
 (MARCUSE, Herbert. An Essay on Liberation, p. 8)

PAIVA NEVES E A ESPOSA NA BIENAL

MARACANAÚ NA X BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO

Poetas e Escritores de Maracanaú, como Paiva Neves, marcam presença na Bienal Internacional do Livro do Ceará que acontece de 08 a 18 de Novembro (com entrada franca), no Centro de Eventos do Ceará. Integrantes da SOPOEMA também participam da grande Feira do Livro de autores Cearenses, Nacionais e Internacionais em Fortaleza.














  
  

Foto do Face Maracanaú de Todos Nós. Paiva é cedrense, mas reside no Maraca.

SABEDORIA POPULAR

  "Não conte seu segredo a uma mulher casada. Ela o conta ao marido e o marido aos camaradas!"

PLAC, PLAC, PLAC!






(Do Blogue do Eliomar)

A DOR DA SAUDADE

  "Saudade. Mas o que é mesmo? É a dor que não passa. É o nó na garganta que impede de dar o grito. É a peso sobre os pulmões que impende de respirar. É a falta de apetite. Mas o pior é a dor da alma. Não existe nenhuma prescrição médica. Tem um lado positivo. Nos leva a ser mais sensíveis às belezas da natureza. Saudade sem amor é o mesmo que o céu sem as estrelas. Hoje ouvindo canções nostálgicas foi conduzido ao tempo da inocência perdida. Somos um ponto perdido a beira da estrada. O tempo passa e vamos envelhecendo coberto pela a poeira dos acontecimentos. Por que não podemos também seguir junto a ele. Conversaríamos sobre os bons e maus momentos que passamos juntos. É muito difícil ficar parado esperando saudosamente o seu retorno. Tempo por que foste, levaste tudo deixando somente a dor no peito, nó na garganta e o grito que nunca sairá. Estou te esperando com muita saudade, quem sabe um dia voltar nesta ou quem sabe na outra minha reencanação."

   Carlos Teles

UM BELO EXEMPLO!

  ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES
 
 Comunidade passou a acreditar na escola e hoje tem 500 alunos.

  http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/t/videos/v/ioliris-paes-transformou-escola-publica-em-exemplo-de-educacao/2245230/

PERDAS E GANHOS!

@[195037980632254:274:Café com verso]

E SABER QUE ELA FUNCIONA COMO CONTROLE SOCIAL!

Foto

DUAS DO TWITTER

  1. Valdetário Monteiro da OAB é alvo de vídeo clandestino;

 2. "José Dirceu será alvo fácil para assassinato na cadeia, avisa o ex-líder do MST, José Rainha." (O Povo)

DICA DE LEITURA!

 Dez Grandes Autores Para Crianças:

  http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/dez-grandes-autores-criancas-709626.shtml?utm_source=redesabril_educrescer&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_educrescer

SAINDO DO DISCURSO!

  Esse senhor é Venício Guimarães, "advogado e pai que perdeu o filho para as drogas. Ao contrário de outros que se omitem, ele vai à luta. Lançou uma campanha pelas redes sociais no sentido de alertar a juventude sobre o descaminho que o vício está provocando em tanta gente jovem. A campanha merece ser multiplicada por cada um que tem noção do bem que é a vida." 

 (Imagem e texto - aspeado: Gente de Mídia) 


PERAÍ!

  No Brasil camisa de time vira "manto sagrado", goleiro comum vira "santo" e jogador irresponsável e baladeiro/pipoqueiro é chamado de "imperador". E ainda falamos dos políticos!?

BELA INICIATIVA!

Foto

OLHA ELA AÍ!

   A “Esquerda direitosa” de Fortaleza

   Artigo escrito por Gilvan Rocha sobre a política local (da capital):

   http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/a-esquerda-direitosa-de-fortaleza/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+OPovoOnline-BlogDoEliomar+%28Blog+do+Eliomar%29

LÁ, TAMBÉM? TEM JEITO NÃO!

  "A polícia já sabe de onde vem sendo postados os e-mails e vídeos apócrifos e criminosos..."

  (Valdetário Monteiro, presidente da OAB. O contexto é a eleição da Ordem)

REPÚBLICA. O POVO FICA FORA!

  "(...) Desta forma, o autor tenta apresentar um ambiente político que não era propício à participação popular, e que por isso resultou na utilização de outros canais de atuação por parte do povo. Portanto, de indiferente à política a população do Estado fluminense não tinha nada, o que ocorria é que faziam à sua maneira a forma de agir politicamente, de expressar a cidadania, às vezes através de modos que contradiziam o que se esperaria moralmente de uma atuação política de verdade. (...)
   A população não é alheia ao que acontece na capital federal, mas só participa de uma maneira não-formal, e isso é fruto, como nos mostra o José Murilo de Carvalho, da própria República, que não permitiu a formação de cidadãos pois além de limitar o eleitorado, eliminou também do Estado a obrigação de fornecer educação ao povo. Tais medidas evidenciam a instável relação entre o governo e a população (...).
  Percebe-se então que nunca um humilde trabalhador estaria inserido no ambiente político proposto por essa frágil República. (...)

   José Murilo de Carvalho conclui a inexistência de um povo bestializado aos acontecimentos políticos vigentes. Participações políticas formais nunca haveriam de existir, pois o próprio governo se encarregara de limitar tal ato através do voto restrito aos alfabetizados, além do uso de outros aparatos burocráticos. (...)." 

  Trechos de: CARVALHO, José Murilo de. “Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi”. São Paulo: Companhia da Letras, 1987.

 

A PROCLAMAÇÃO... DELES!

   A Proclamação da República, que ainda hoje é deles, nada mais foi do que uma festa fechada e elitizada. Quem (do povo) viu, ficou a se perguntar do que se tratava. Foi até confundida com um desfile militar ou coisa que o valha. Mas, como sempre, a História oficial enfeitou a periquita e a patriotada passou a ser relatada como se verdade fosse...

RÁDIO TREME-TREME

  Já estão decididos o tema e o nome do programa de quarta-feira da Rádio Treme-treme, do Projeto Confraria de Leitura. O programa se chamará Rádio- natureza e, claro, falará sobre o rico tema. Tanto o nome do programa como o tema foram escolhidos por votação dos alunos, ocorrida hoje.

  Outra decisão nossa foi o início do texto (roteiro): "Essa é Rádio Treme-treme. A rádio que faz você tremer de emoção! ..."

LITERATURA DE CORDEL É...

... Fogo do povo
Nas ancas da criação
É chamego, é molejo
É folguedo e é baião
É gemido de moila
Na alcova da paixão!

TEATRO É...

  O teatro vai além dos "caras-e-bocas", da marcação do palco, da roteirização, da presença física do ator no palco. Teatro é educação em sua essência! Teatro é corpo, é alma, é tradição. É História pura!

VAI TER REVEIÓN,...

  ... Não vai ter reveión! Vai, não vai! E a cidade perdida, os hospitais com gente morrendo pelos corredores, os postos de saúde sem médico ou medicamento e diretores de escola pendurados por uma peinha de nada, preocupados... com o futuro (deles!)...

"METAMORFOSE AMBULANTE"

  "É importante que a formação da consciência se baseie em dados concretos. Infelizmente há gente que se insurge contra o auxílio-reclusão - sem noção nenhuma do seu caráter previdenciário - a partir unicamente de preconceitos e mitos em torno da população encarcerada e do benefício, que depende de contribuição e de emprego com carteira assinada, coisa rara em meio à massa humana com problemas criminais! Como Defensor Público, há quase dois anos, responsável praticamente por 90% da população encarcerada por onde passei, sabe quantas famílias de presos - porque o auxílio - reclusão é recebido pela família e não pelo preso - testemunhei fazerem jus ao auxílio-reclusão? Nenhuma!"
  
  (ELITON MENESES, no Facebook)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...