segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

OS "REPUBLICANOS"





Autor:Latuff

COMO SEMPRE!

  A velha mídia do Estado abre suas generosas porteiras para o bem-nascido Eunício Oliveira. Só pra variar. O doutor está em todas! Ela quer mudanças... pra tudo continuar do mesmo jeito! O Departamento Comercial agradece!

ORALIDADE PALMENSE

  







  
  
  A seca de 1877 foi terrível e trouxe consigo a rebordosa das anteriores. Vem desse tempo a misteriosa história que envolve pelos menos três sepulturas existentes no município de Coreaú. A primeira na região de Escalvado, a segunda entre Araquém e a localidade de Cigano e a terceira na região de Ipu (dos De Assis). Dizem os relatos antigos que um grupo de famílias varava o sertão, em busca de refrigério, quando os três entes caíram ao chão, (em locais distintos) vencidos pela fome inclemente. A sepultura que fica entre o distrito citado e a localidade de Cigano seria de uma menina, bem nutrida que, por conta de sua formosura "enganou" a família, que deixou sua alimentação mais pra frente, pra economizar víveres. Mas naquele lugar fatídico a criança desabou e teve poucos momentos de vida. Nos meus tempos de meninote ainda via as pessoas por lá acendendo velas, rezando ou colocando enfeites (como chapeuzinho de palha, fitas coloridas, flores, etc.), numa tentativa fraterna ou materna de agradar a alma da criança vitimada e pranteada. Essa é a rica oralidade sertaneja, tão pujante, tão rica e..., tão criminosamente desprezada!

O QUE VEM POR AÍ!

  "O poeta Cláudio Portella lança a biografia do cantador Cego Aderaldo. Não endeuso o cego, mas não lhe tiro alguns méritos. Esperemos o que tem de novo no trabalho de Portella, que assegura ter feito pesquisa aprofundada sobre a vida do cantador, que virou mito popular."

  (Fco. Barros Alves)

DÚVIDA CRUEL

   Uma professora de Fortaleza recebeu em sua sala de aula um aluno oriundo de outra cidade do Ceará. Nos primeiros testes de sondagem descobriu que a criança ainda engatinha no contato com o abecedário. A profissional foi então dar uma olhada no mapa oficial e descobriu que o tal município está no verde desejável (no Spaece). Será a assim a realidade de todo o município? - é a indagação da atordoada mestra.

AINDA DO TRIBUNA...

   "(...) O comércio de trabalhos acadêmicos ganha espaço e se torna mais competitivo e mais explícito.
  O advogado, professor e membro do Conselho Nacional de Justiça Jorge Hélio explica que não há uma lei específica que puna as pessoas que vendem esse tipo de serviço. Já os estudantes que compram os trabalhos podem ser processados por falsidade ideológica ou até plágio, caso TCC contenha trechos de outros autores sem seus nomes devidamente citados.
  'É um desvio ético do aluno, tem uma traição de relação e confiança entre faculdade e estudante. É um ato condenado pelos costumes. Mas isso é muito comum. A maior parte das monografias é fraudulenta. Ou é comprada, ou copiada ou malfeita a ponto de não passar pela banca'.
  Jorge Hélio ainda reforça que o professor sabe quando o trabalho tem deficiências ou que não foi o aluno que fez. As faculdades públicas, geralmente, são mais existentes. O problema maior é nas privadas, pois há professores que deixam o erro passar, além da relação entre cliente e empresa. 'A pessoa chega e diz que está pagando, que paga a faculdade e pronto'.
  Os prejuízos causados por essa prática são profissionais com péssima qualidade de formação no mercado trabalho e falta de ética. 'O mercado não seleciona. Alguns ainda conseguem destaque. O que eu conheço de analfabeto funcional que tem mestrado, doutorado,… Os valores éticos não passam de cartilhas escritas. É um universo de hipocrisia. É uma crise civilizatória”, desabafa. (...)."

EMPULHAÇÃO

  O Portal Tribuna do Ceará mostra hoje a prática de compra e venda de TCCs, via Facebook. Aberta e descaradamente! O TCCs são os Trabalhos de Conclusão de Curso (monografias). Veja!
  http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/educacao/trabalhos-de-monografia-sao-comercializados-por-r-900-no-facebook/

Participantes pedem indicações de vendedores de TCCs em um grupo de professores do Ceará (FOTO: Reprodução)

A MESMICE

  Até o Psol está embarcando na candidatura de si mesmo. Um grupo do partido lançou uma pré-candidatura de uma ilustre desconhecida do grande público. Sei que o partido tem suas estratégias de lançamento de nomes no "mercado". Mas tem que ser assim? Por que a agremiação não visita as comunidades que defende... com essa pessoa, pra ser conhecida, sabatinada,... Ou vai imitar a turba que impõe suas coisas por aí?!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...