terça-feira, 21 de junho de 2011

CNTE repudia decisão da prefeita de Fortaleza de criminalizar greve dos educadores

 21/06/2011

 "Além de não negociar, Luizianne Lins ataque direito de livre manifestação.

  O Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que reúne delegados de 42 organizações sindicais estaduais e municipais representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, à qual o SINDIUTE/CE – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará é afiliado, vem a público manifestar repúdio à Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, pela decisão de pedir à Justiça a ilegalidade da greve dos educadores municipais e ter utilizado a Guarda Municipal, com truculência e violência, contra os profissionais da educação fortalezense.


  Para a CNTE, a atitude da prefeita demonstra sua incapacidade de diálogo e expõe a conduta autoritária do executivo municipal, que se omite, desde o dia 28 de abril, em propor alternativas viáveis para o fim negociado do movimento grevista, além de agredir o direito de greve consagrado na Constituição Federal.

  Em vez de priorizar a negociação, com vistas à superação do quadro que provocará prejuízos aos trabalhadores com a nova adequação do Plano de Carreira, a prefeita preferiu apostar no desprezo às legítimas reivindicações da categoria e utilizar a Guarda Municipal contra os educadores no movimento, o que provocou cerca de 40 feridos pela violência policial, causando acirramento das relações com o sindicato.


  Com a presente situação, amparada numa decisão elitista e política da Justiça local, não há dúvida que a Escola Pública é a grande prejudicada, razão pela qual a CNTE requer a Senhora Luizianne Lins a imediata retomada das negociações com o Sindiute, a fim de se alcançar consensos que promovam a valorização dos profissionais e a qualidade da educação pública municipal."


  Brasília (DF), 17 de junho de 2011


  Conselho Nacional de Entidades da CNTE

FÓRUM COREAÚ

  Embora não vote em Coreaú (e não me venham com patrulhamento! Sou cidadão do mundo!), simpatizo com uma candidatura de esquerda no município, no próximo ano! E qual será sua função? Trazer à baila discussões que outras candidaturas não trarão, por questões de formação ou atrelamento político dos partidos e seus membros. Quem, nas candidaturas tradicionais quer discutir a questão ambiental do município? Quem se interessa por ver com outros olhos a cultura local: o artesanato, a música, a dança, os folguedos, as artes, enfim? Se faz necessária uma candidatura de vanguarda, para lançar um feixe de luz sobre os dramas ali adormecidos, há décadas e décadas! Coreaú precisa ser oxigenado. Cabeças da mesmice existem muitas por lá! Batem umas nas outras. Mas quem vai edificar o novo? Quem vai pôr na mesa discussões antigas? Quem vai denunciar as práticas carcomidas, que sustentam tanta gente ao redor da viúva prefeitural? Quem vai chamar entidades, sindicatos e igrejas para ver o mundo com outros olhos? Quem vai despertar a juventude para o pensamento e para quebrar as combucas do senso-comum? Quem vai dizer para o povo que o novo é possível? Quem vai mostrar para o povo que farinha seca de esmola na Semana Santa é uma canalhice que vem ensacada? Quem vai trazer novos ares para serem respirados? Os mesmos? Os que sempre se locupletaram no banquete fácil da casa-grande mental, edificada nas mentes caladas, incautas, ingênuas ou de boa-fé? Com todo o respeito...

CHEIROU MAL!

  "Gambá
 
   Pedro Ângelo, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, comparou as irregularidades dos cartões corporativo da prefeita de Fortaleza com um 'gambá dentro de um quarto', mal cheiroso e impossível de não ser percebido."

  (Jangadeiro Online)

BIRUTA DE TRIBUNA

 Um vereador de Fortaleza exigiu hoje mudanças no Código Florestal, que foi aprovado no Congresso, com toda a força do rolo compressor do Governo Federal. Vereador, vá procurar o que fazer!

ARRANCA-RABO NA ASSEMBLEIA!

 "Eliane Novais diz não admitir intervenção
de Ivo Gomes no PSB"

 A deputada chegou a negar apartes a colegas da ala cidista do partido.

DECISÃO ANULADA!

 A ala cidista do PSB conseguiu anular a decisão que optou pela pré-candidatura da deputada estadual Eliane Novais a Prefeitura de Fortaleza. Cid 1X0. No Brasil todo partido que se preza tem um dono!

E DEPOIS DO TERRORISMO...

 Despois do terror, das ameaças variadas e do corte da primeira parcela do 13o. salário, o governo pefelista, digo petista de Fortaleza conseguiu esvaziar a greve. Boa parte da categoria, cuja formação lhe permite ser emprenhada pelo ouvidos, voltou à sala de aula, deixando na mão os que lutam pra valer. Prova de que tem professor ganhando muito bem, para o que sabe da vida e de que nossa formação política é rasa e superficial.

  ATUALIZAÇÃO (14: 29h): Com o pátio da Câmara dos Vereadores lotada, a categoria decidiu continuar em greve!

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas