sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SEGUNDA CARTA AO SR. IVO GOMES - COM A RESPOSTA

    CARTA ABERTA AO SR. IVO GOMES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

    "Nobre secretário,

    Começo de incertezas e disse-me-disses, hem? Exonerações, desencanto, falta de comunicação e desrespeito a quem a tanto tempo leva (ou levava) o fardo nas costas. Por quê? Por que as coisas não estão sendo esclarecidas? Por que essa correria para desmontar (em poucos dias) o que levou anos para ser montado? É certo que existe muita coisa errada, mas as mudanças não deveriam seguir a "maturação do trigo"? Por que tudo está ocorrendo de afogadilho? Por que tanta pressa? Se o senhor quer reverter o quadro caótico e desalentador da Educação em Fortaleza, não espera contar com os professores? Se a resposta é sim, porque tanto desrespeito a todos eles? Sobre o Piso o senhor nem fala? Quanto será que o senhor vai chamar a categoria para uma conversa aberta e franca? Quem um local? Ginásio de Parangaba! Paulo Freire ensina: diálogo é a melhor saída! Até a próxima...
    "

    "Meu irmão, não tenho feito outra coisa além de conversar. Já estive com Sindiute 2 vezes, com todos os diretores de escola e todos os coordenadores pedagógicos. Já estive uma tarde inteira no Conselho Municipal de Educação e vou continuar a fazer isso. Sim, tenho muita pressa. Não sou eu que precisa de pressa, são as crianças pobres de Fortaleza, que freqüentam escolas com péssimos indicadores e eu estou muito empenhado em reverter esse quadro. E vou fazer. Tá a fim de ajudar?"

 (Ivo Gomes, secretário de Educação de Fortaleza, a quem agradeço)

ESTARRECEDOR!

  Uma menina de Sobral morreu por falta de uma UTI pediátrica um dia desses. Hoje fazem festa por lá! O que é isso!?

E, NO ESTADO REAL,...

  Mais de 100 cearenses podem ficar cegos por falta de uma cirurgia de R$ 2.500 (cada). Esse cidadãos sofrem com deslocamente de retina. Quanta insensibilidade!

DO GÊNIO LUSITANO

"A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias. Cada coisa é o que é. E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra, e quanto isso me basta. Basta existir para se ser completo."

 (Fernando Pessoa)

MAIS UM!

  Um vigilante de uma escola profissionalizante do Estado tombou sem vida no Conjunto Ceará. Segundo a polícia, os bandidos queriam a arma do profissional, que acabram não levando. O trabalhador foi abatido embaixo de uma árvore. O sindicato da categoria já exigiu guarita, com vidros à prova de bala. Mas até agora... a dor tem sido alheia. Logo...

QUEM SE HABILITA?

 O município de Fortaleza selecionará chefes de distrito de Educação. Eis o Edital:

 http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao/index.php/noticias/19-destaque-principal/1085-sme-divulga-edital-no-0012013-selecao-publica-para-chefes-de-distrito-de-educacao

MEGALOMANIA!

  Que nomes receberão as nuvens no futuro? E os ventos? E os verdes mares bravios? E o céu teimosamente azul deste Estado? Sobrará alguma nesga para a família Silva!?

PUBLICIDADE: COMO EXPLORAR UMA EM SALA DE AULA


PUBLICIDADE: RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS


 EXEMPLOS DO PERGUNTAS A SEREM FEITAS:

a) Que produto é anunciado?
b) Qual a intenção do anúncio?
c) Que recursos o anúncio utiliza?
d) Onde o produto pode ser encontrado?
e) Que cores mais se destacam na publicidade?
Etc.   

CARTA ABERTA À PREFEITA ÉRIKA CRISTINO - Nº 02

  "Prezada Sra. Prefeita Érika Cristino,

  Trago uma questão de interesse público, sobretudo da classe estudantil (tão desassistida) de Coreaú, e a senhora a esse respeito deve respostas não somente a mim, mas a todos os demais munícipes.

  Sabe-se que a Educação é condição precípua para o desenvolvimento. Em nosso município, há um grande contingente de estudantes de nível superior e técnico, a maioria destes de origem pobre. Na próxima semana, iniciam-se as aulas do IFCE e ainda não se obteve resposta quanto à oferta de transporte público para deslocar os estudantes de tal instituição de Coreaú à Sobral, aliás, o que foi informado é que terão de 'se virar' nesta primeira semana. A reunião com os representantes dos universitários tem sido colocada 'para escanteio' na agenda dos afazeres do Paço Municipal, o que é frustrante tendo em vista se tratar do começo de um governo que se autoproclama de mudanças. Neste contexto, pergunto:


  • Qual a justificativa (se existe) para a não oferta do transporte aos estudantes, que já estarão no começo das aulas nesta semana próxima?
  • Diz-se que a educação será prioridade de seu governo; por que essa prioridade não se torna nítida, no que toca ao diálogo com os universitários?

   Sem mais para o momento, até a próxima carta!

   Atenciosamente,"

   (Benedito Gomes Rodrigues, no Blogue do Ditim)

SEM ELAS!

  As escolas de Fortaleza estão sem secretárias. Sem substitutas, todas foram exoneradas, sem aviso prévio! Emissão de documentos, nem pensar!

E QUANDO AS DIVINDADES CAÍREM DO ALTAR!?

   Vejo pessoas (às vezes, até de boa-fé) pondo prefeitos eleitos nos cornos da lua. Gente que já viu surrados filmes de desmonte de prefeituras e safadezas oficiais, gente que ainda acredita em mentirosos contumazes, em farsantes de marca maior! Mas continua lá, na vanguarda da torcida! À frente dos aplausos. E quando o encanto acabar!?

EM CHEIO. DE NOVO!

ingenuidade mesmo.

@[131361863634619:274:Observatório do Trabalho no Brasil]

TV. MAIS UMA PERDA!

  "MORRE WALMOR CHAGAS, ator de 82 anos. Ele pode ter se suicidado na cozinha de sua fazenda em Guaratingueta (SP)."
 (Cláudio Teran)

QUEM PODE, GRITA!

   Circo no Ceará "doa a quem doer!" Ou seja, moa a quem moer!

SERÁ QUE LI DIREITO!?

  "Hospital Regional de Sobral será inaugurado sem funcionários. O secretário de saúde do Estado, Arruda Bastos, diz que até o fim do mês, cerca de 1.250 profissionais já estarão convocados e nos seus postos. A partir daí, as marcações de consultas e de exames deverão ter início. (...)."

 (O POVO)

HERANÇA MALDITA

  Quem só fala nessa "senhora" é incompetente, falacioso e deveria desocupar a moita! Quem compra o cachorro leva ele e as pulgas!

PERGUNTA. A CRETINA DO DIA...

   Quem é grande é o "rei" ou o Estado que o leva nas costas e custeia suas (várias) benesses?

A HISTÓRIA ESTÁ AÍ!

  Quando inuguram um hospitais e em diversos outros falta até esparadrapo, me vejo no direito (legítimo) de perguntar: a nova obra também vai ser abandonada daqui a poucos dias ou meses!?

NA MÍDIA!

 Já fui acusado de gostar de aparecer, por conta daquele singelo projeto de formação de leitores. Não é verdade! Pra mostrar o que as crianças fazem e para elevar sua auto-estima me basta a CNN e a BBC! Coisa pouca!

CIDADANIA

  Ontem o causídico e defensor público Eliton Meneses esteve na EMEIF Maria Bezerra Quevedo, conversando com o pessoal da noite sobre direitos e deveres. Agradeço a ele!

NEM PAPEL!

  Tem escola de Fortaleza sem papel! Celofane, veludo, laminado,...? Não. Ofício e almaço! E aquela Loura... já é passado!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...