sábado, 29 de outubro de 2011

CHEGA A SER "EMOCIONANTE"!

  A Nota do Estado diz que o governo é "solidário" à luta pelo investimento de 10% do PIB na Educação. Não diga! A prática do governo soterra tal afirmação. E a prática é que vale!

FALTANDO COM A VERDADE...

  O Governo do Estado, sentindo a greve dos Professores pode voltar, paga nos jornais duas páginas com uma Nota, que diz que o Estado paga o Piso Salarial do Professores. Quem leu garante que o governo esquece que o Piso de que fala é para Professor em início de carreira. Não vale contar vantagem para fazer volume no cálculo!

O POVO DE DOMINGO DESTACA A DOENÇA DE LULA

Capa
Loading...

ELOGIOS PARA "O PALHAÇO"!

  Os aplausos da crítica de cinema hoje vão para "O Palhaço", filme singelo e tocante, que narra a história dos membros de um circo mambembe. A narrativa se dá na paisagem mineira "por onde a caravana mambembe do (circo) Esperança se arrasta, em busca de sobreviver a cada função. Com ela, histórias de quem faz do circo sua vida, seu ganha-pão. Por tudo, palmas para o filme e sua trupe inteira."
  (Em parceria com o Gente de Mídia)

A VOLTA DO GALEGO!?

  Tasso Jereissati seria candidato a vereador por Fortaleza no próximo ano. A matéria circula por aí e a gente repassa pra você. A ideia do rico empresário seria obter uma gorda votação, levando com ela vários companheiros de partido para a Câmara Municipal. Você duvida?

O TORTO QUE ESCREVE PENSO!

   Li agora há pouco um Blogue sudestino, que defende (raivosamente) a tese de que a droga rola solta na USP, por conta das minorias e da esquerda. Ah, tá bom! Quer dizer que os almofadinhas de lá não pegam no baseado, nem enterram o nariz na cal!? Se é assim que ele quer, que seja... Pra ele!

O PENSO, QUE ESCREVE TORTO!

  Acredite! Eu acabo de ler um artigo, cujo título é:

 "Como seria um Brasil sem Lula?"

  Dos comentários, os senhores me dispensem. Por favor!

 

"TODO PENSO É TORTO!"


  " E ainda tem gente que se pergunta porque é que certas coisas acontecem! Vejam o flagrante (foto)! Registro feito na BR 222, entre Ubaúna (Coreaú) e a cidade de Frecheirinha. Um verdadeiro descaso das autoridades de trânsito! Um veículo sem qualquer condição de trafegar! E... sinalização, não existe! Vergonha!" 


 (Do Blogue Ratificando, do nosso mano Raimundo Irênio, o Aguiar)

O YAHOO TRAZ A MANCHETE DOLOROSA!

  "O ex-presidente Lula foi diagnosticado com um tumor maligno localizado na laringe."

  DO BLOGUE: Sorte ao brasileiro Lula. Já foi muito apedrejado. Merece viver mais, para assistir, de pé, o avanço da nossa democracia, que custou tanto sangue, suor e lágrimas (de tantos, que já se foram!)

A URUCUBACA CONTINUA!

  TSE julgará 11 governadores eleitos em 2010

   Publicado em 29/10/2011, por
 
  "Desde a diplomação dos 27 governadores eleitos em 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu pedidos de cassação contra 12. Nesta semana, o Plenário da Corte julgou o primeiro processo, contra a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), restando ações contra outros 11 chefes de Executivo estadual. Por maioria de votos, os ministros decidiram manter a governadora no cargo por entender que não havia provas suficientes para determinar a cassação do mandato. O recurso contra Rosalba foi interposto pela coligação do candidato derrotado nas eleições, Iberê Ferreira de Souza. A coligação alegava que Rosalba teria praticado abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação social, além de gastos ilícitos de campanha nas eleições de 2010.
  Os outros 11 processos de cassação são contra Tião Viana (PT-AC); Teotonio Vilela (PSDB-AL); Omar Aziz (PMN-AM); Cid Gomes (PSB-CE); Siqueira Campos (PSDB-TO); Wilson Martins (PSB-PI); Anchieta Junior (PSDB-RR); Antônio Anastasia (PSDB-MG); Roseana Sarney (PMDB-MA); André Puccinelli (PMDB-MS); e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). (...)."

  DO BLOGUE: O caso de Cid Gomes envolveria uso indevido de propaganda institucional, com o objetivo de promover sua candidatura. O governador também é acusado de abuso de poder econômico e político.

O DRAMA DE LULA NO MUNDO

  "O site da emissora britânica BBC dava destaque em sua página inicial para a notícia, ressaltando que Lula presidiu o Brasil em um período de forte crescimento econômico. Na Espanha, o site '20 minutos' deixou por algum tempo a informação como notícia principal de sua página, com uma grande fotografia do ex-presidente e os dizeres 'Lula padece de câncer'.
  O site do português 'Diário de Notícias' também colocou uma imagem de Lula cabisbaixo acompanhando a informação principal sobre sua doença e dizendo que o brasileiro terminou em 2010 seu segundo mandato 'como o mais bem avaliado da história do Brasil'.
  A notícia logo tomou conta também das páginas principais das versões on-line de jornais da vizinha Argentina, tanto no líder em vendas 'El Clarín', quanto no concorrente 'La Nación'. O chileno 'La Tercera' repercutiu o anúncio da doença colocando Lula em destaque em seu site. (...)."
(UOL e Blogue do Eliomar)

O Câncer de Lula Vai Servir de Lição

  "Possivelmente o câncer de Lula servirá como a mais forte campanha popular de que se tem notícia no Brasil contra o fumo –afinal, há uma forte associação entre o câncer de laringe e o cigarro.Enquanto todos estivermos acompanhando (e torcendo para que o tratamento dê certo), o país vai conhecer, como nunca conheceu, os efeitos no cigarro, apesar de tantas campanhas realizadas há tanto tempo.
 Nunca tivemos um personagem tão popular e tão próximo dos mais pobres com um câncer ligado diretamente ao fumo. Justamente nas camadas mais baixas o hábito de fumar tem caído com muito menos velocidade do que entre os mais ricos. E justamente na laringe, por onde passa a habilidade de Lula em convencer as pessoas em seus discursos. Infelizmente, é desse jeito, com as pessoas sentindo-se próximas e vulneráveis diante de uma ameaça que se consegue mudar atitudes.
  (UOL e Blogue do Eliomar)

O LULA QUE TEM DEFEITOS...

 
   É claro que estamos na torcida por Lula, como sentimos a dor por que passa um conhecido nosso do distrito de Araquém, que vive no fundo de uma rede, à espera de recuperação. Se em vez de Lula, fosse o líder da oposição no lugar deste, nossa posição teria que ser a mesma. Lula merece sair dessa e viver muito! O pernambucano tem lá seus defeitos, é humano e limitado, como diz a canção. Um dos grandes senões de Lula, a meu ver, foi não ter dado a Brizola, em vida, o valor que ele tinha. Brizola não foi um pai pra Lula, mas foi um líder, um Professor político e, durante anos, um guru. Mas Lula e o PT não souberam aplaudir o velho caudilho... Brizola merecia o aplauso lulista/petista, que nunca veio! Isso é o que os dicionários chamam de ingratidão. Brizola também era turrão. Tinha suas enxaquecas. Mas os dois poderiam ter tido uma convivência mais amistosa e duradoura...

DUAS EM UMA!

Ismael Furtado

  De: Ismael Furtado, Professor cearense

  "A ocupação da USP (São Paulo) é um tapa na cara dessa elite podre, que pensa que a batalha pelas drogas só acontece nos morros e favelas."
  (...)
 "No meio desse imbróglio do ENEM ouve-se o silêncio total da UNE."
  DO BLOGUE: Hoje a droga está em toda parte! A hipocrisia da elite brasileira é que a faz míope e desconhecedora dos problemas nacionais! Já a UNE adotou a regra da CUT... que partiu! 

A OPOSIÇÃO QUE TEMOS...

  Se ACM Neto (DEM) pode ir para o PMDB e outros quadros da oposição, ameaçam deixar PSDB e Democratas, quem vai juntar os cacos da oposição à Dilma. Vão deixar a Veja sozinha na contenda? Ingratos!

O "POSTE" ESCOLHIDO (?)


Luizianne Lins e Guilherme Sampaio, sendo observados pelo engenheiro Rogério Pinheiro, do PSB.
 
  "A prefeita Luizianne Lins teria comunicado ao PT nacional a escolha do vereador Guilherme Sampaio (PT), para a sucessão no Paço Municipal. A informação está na coluna Holofote, da revista Veja", diz o jangadeiro Online. Eu achava (nada está definido) que o nome sairia da lista Valdemir Catanho - Acrísio Sena. Sampaio é o que menos tem aparecido na imprensa. É mais de bastidores. Andou queimando-se na greve dos Professores, por ter feito parte de uma votação traidora, contra os mestres da capital. É Professor e dono de escola particular.

O MARKETING AGRESSIVO E DESMEDIDO! II

  De um filho de uma colega minha, num ônibus rumo ao Centro de Fortaleza, após contemplar a embiricica de outdoors de grandes escolas particulares: - Mamãe, quantos alunos tiram o primeiro lugar no vestibular!?

  Contexto: vários colégios apregoavam serem os "donos" do primeiríssimo lugar!

TORCIDA POR LULA II

  "Para além das divergências com Lula e o PT, de quem me desfiliei, me junto nesse momento à torcida nacional, por sua pronta recuperação."

 (João Alfredo Telles Melo)

TORCIDA POR LULA


  "O Brasil solidário a Lula. Ele não é, apenas, o maior líder popular do País, mas um ser humano maravilhoso. #ForçaLula!"

 (Artur Bruno)

NOSSA VOZ NO RÁDIO!

 Participamos no final da manhã de hoje do Programa Educação em Debate, da Rádio Cidade AM (do Grupo Cidade). Agradeço ao Professor Hélder Cordeiro e ao moderador Gamaliel Noronha, pelo espaço concedido às nossas humildes ideias sobre Educação.

VÍTIMA DO DEBOCHE, DE QUEM DESCONHECE A HISTÓRIA!


LULA: TUMOR NA LARINGE

   "O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
   Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias.(...)." 

  (Folha de São Paulo)

ENEM: Sigilo Quebrado

  "O médico, antropólogo e professor universitário Antônio Mourão Cavalcante conta em artigo na edição deste sábado (29), no O POVO, a perseguição que sofreu, anos atrás, porque coincidiu em um aula de cursinho oito questões do vestibular, na prova de Biologia. O professor lembra que apenas usou um livro de questões antigas de vestibulares e condena a confusão em torno do Enem com o Colégio Christus. Confira:
  Há muitos anos atrás, eu fui professor de cursinho pré-vestibular. Lecionava Biologia em vários estabelecimentos de Fortaleza. Em um deles, na época, havia o chamado Corujão: uma aula de exercícios que entrava noite adentro. Véspera das provas, não me sobrava muito tempo para elaborar as questões de tal encontro. Por sorte, naquela semana, comprei um livro – lançamento – com questões de vestibulares de todo Brasil. Do tal compêndio selecionei umas 50 questões. A noite do Corujão consistiu na resolução e comentários destas questões.
  Grande surpresa. A prova de Biologia do Vestibular, dias depois, trazia oito questões iguais ao texto analisado e resolvido com os alunos.
  Esse episódio deu muita confusão. Um famoso cursinho, onde eu também ensinava me deu as contas na semana seguinte. 'Como é que você sabia as questões que iam cair e não passou aos nossos alunos?' E, mais grave ainda, fui chamado por uma comissão de inquérito que investigava o tão 'surpreendente' episódio.
  Ora, eu e a comissão que elaborou a prova tínhamos bebido da mesma fonte. Não houve suborno, nem compra de prova. Coisa alguma. Simplesmente, por negligência e/ou preguiça, a comissão que elaborava as questões, resolveu simplesmente copiá-las de um livro. Provavelmente pensando que um professor de cursinho não teria jamais acesso a um livro recém lançado.
  Quem é do ramo sabe que uma das características do professor de cursinho é farejar o rumo das coisas, sentir os indícios e as tendências. Deixar-se pautar pela intuição e experiência. Foi o que fiz.
  Essa história veio à minha cabeça, tantos anos depois, quando observo o que se passa agora com o exame do Enem envolvendo o Colégio Christus. Rumores e denúncias de que os alunos teriam tido prévio acesso às questões do Enem. De uma forma abusiva e arbitrária, o MEC ameaça anular as provas de 639 alunos do referido estabelecimento.
Na pressa em dar uma satisfação, condena-se por presunção e sem o direito de defesa. Quanta confusão, meu Deus!" (Blogue do Eliomar)

  DESTE BLOGUE: Segundo o MEC, a escola assinou um termo, assegurando sigilo total, com relação ao material do pré-teste.

OS QUE NUNCA SE SUPORTARAM VÃO SE SEPARAR?

  "Cid Gomes oferece almoço ao presidente da CBF, convida todo mundo, menos a prefeita e o Sec. de Esportes de Fortaleza. Entenderam? Jornalista da cozinha dos Ferreira Gomes é escalado para entrevistar a prefeita e pergunta se Camilo Santana é candidato. Entenderam?
  O mesmo jornalista, o da cozinha dos Ferreira Gomes, debocha chamando o secretário Valdemir Catanho de Castanho. Entenderam?"

 (Carlos Silva, analista político)

BEM QUE PODERIA SER UM RELEASE PARA A IMPRENSA!

  "Quero lhes contar a bela história de um projeto (Confraria de Leitura), que bota menino pra ler no Ceará, há 15 anos, sem precisar da farofa governista. O negócio é gostoso!"

"MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO!"

  "O programa 'Vale do Acaraú Notícias', que era veiculado diariamente, a partir das 6: 30h, na FM Acaraú (91,5), não está mais no ar. A direção da emissora não informou aos ouvintes da atração, uma das maiores audiências do horário no Baixo Acaraú. A produção do programa , sob comando do radialista Wandick Mesquita, promete divulgar uma nota sobre os motivos. O que se comenta é que houve ingerência política. A direção da emissora vem recebendo fortes criticas e o deputado estadual Manuel Duca (PMDB) está com uma peleja judicial envolvendo outro programa dessa FM, no caso 'A Voz do Vale'.

  Esse tipo de situação mostra há quantos anda a situação dos radialistas que trabalham no interior. Se optam pelo rádio serviço e democrático, acabam alvos de perseguição ou censura. E é porque a campanha eleitoral 2012 nem começou com força total." (Blogue do Eliomar)
  DESTE BLOGUE: Manuel Duca da Silveira, o Duquinha, é aquele mesmo que, no episódio envolvendo os Professores e a Polícia do Estado, na Assembleia, disse: "Democracia demais não dá certo!". Como é aliado de primeira água do governo...

MANHÃ DE NOTÍCIAS!

    1. "Pois é. RT : Nítida a incompetência do MEC no episódio do Enem. Usar a mesma questão do pré-teste no teste? Elementar não usar." (Por Luciana P. Goyanna, via Twitter)
  2. Com chuva boa em Fortaleza, fui pras biqueiras! 
  3. Acusam as crianças de não conseguirem interpretar os textos que lêem. Se a Bíblia pudesse ser ouvida nesse quesito...

O MARKETING AGRESSIVO E DESMEDIDO!

A FORÇA DO CIFRÃO!



     Hoje vai ter abraço simbólico nas dunas do Cocó. Os manifestantes desejam que o Estado tenha a posse definitiva da área. Estarão brigando contra tubarões em águas turvas!

A SEDE DE QUEM JÁ BEBEU QUASE TODA A ÁGUA!

  "Estacas indicam início de demarcação em área litigiosa. Uma das áreas protegidas nas dunas do Cocó começou a ser demarcada, conforme O POVO constatou. Enquanto isso, acirra-se a disputa política e jurídica pelo direito à exploração do terreno, numa região valorizada de Fortaleza."

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...