sexta-feira, 13 de maio de 2011


 O QUE NOSSA (?) ELITE PENSA DA VALIOSA PETROBRAS?

 A imagem que ilustra uma página reacionária da Internet pode lhe ajudar a entender...
DÁ GOSTO VER!

 A produção de moda no Ceará tem se destacado tanto, que os empresários do setor vivem rindo à toa! A criatividade e até o bom humor dos cearenses tem atraído compradores de todo o Brasil. Um coreauense, que trabalha como taxista e corretor de moda tem nos falado sobre a origem de seus clentes. Até do longínquo Paraná tem chegado gente por aqui!

A importância da leitura para a formação do indivíduo

 A leitura é primordial para o desenvolvimento ético e cultural de cada ser humano, sendo ela a mais precisa forma de obter conhecimento do tempo passado e contemporâneo. Ela que transforma e liberta a vida de cada indivíduo que a pratica, além disso, ajuda-nos a melhorar o nosso vocabulário, o modo de pensar e de interagir com os outros indivíduos. Ela que nos faz tornar de seres que nada pensam e nada falam a seres críticos atuantes na sociedade. Através da leitura conhecemos o mundo sem mesmo sair de casa, além de conhecermos a vida dos autores e de quem eles falam sendo verdadeiros ou não.

 Mesmo a leitura oferecendo milhares de benefícios e oportunidades poucos gostam de praticá-la. Trazendo essa perspectiva para nosso município (Coreaú), vemos que isso é um problema sofrido por muitos jovens, esses que na maioria das vezes não dão importância ao aprimoramento pessoal e o pior não pensam no dia de amanhã. Eles que preferem acessar sites de relacionamento como Orkut, MSN, Facebook dentre outros que não trazem nada para aperfeiçoar seus conhecimentos a não ser conhecer pessoas novas, nada contra, às vezes que usam a internet para fazer pesquisas é só quando surge algum trabalho escolar para ser realizado. Estou errado?

  Infelizmente essa é extraordinária realidade sofrida por esses jovens. Mas como mudar essa falta de motivação dos jovens coreauenses? Só muda trabalhando com as crianças no Ensino Fundamental a leitura e principalmente a escrita para que quando cresçam não sofram um impacto como está ocorrendo com muitos alunos do Ensino Médio, que não sabem ler e nem escrever direito, como o nome já diz Ensino Fundamental porque isso é fundamental para qualquer indivíduo, pois é a base em que irão construir suas vidas.

  Levando isso em consideração, de quem será a culpa desses alunos não saberem ler e nem escrever no Ensino Médio? A primeira resposta em que as pessoas pensam é: são os professores! Estão meio certos por que os pais também carregam uma parcela de culpa por não incentivarem seus filhos, pois é através da parceria entre família e escola que o processo educativo pode alcançar os melhores resultados, visto que essas são as duas instituições responsáveis pela preparação do indivíduo para ser inserido socialmente, quando uma dessas responsáveis deixa de cumprir seu papel o trabalho da outra fica comprometido. É válido ressaltar ainda que além do incentivo da família e escola outro fator contribui decisivamente nesse processo, a força de vontade do próprio aprendiz.  

  Portanto é indiscutível que ler é essencial para o bom desenvolvimento do indivíduo, mas essa prática o ser não desenvolve sozinho; este precisa do auxílio tanto da família quanto da escola. 

Autor: Hélio Costa, Araquém - Coreaú

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...