terça-feira, 13 de novembro de 2012

RÁDIO-ESCOLA

  Amanhã é dia de preparar o próximo programa da Rádio Treme-treme, do Projeto Confraria de Leitura. Os alunos participarão da escolha do tema, da roteirização (redação) e da locução. É mais uma forma de provocar a leitura!

É DEMAIS!

  Atrasar salários de empregados terceirizados de um hospital do porte e da importância do IJF é imperdoável!

REPASSANDO A CONTA!

"Luizianne Lins diz que enviará as contas da depredação do PV ao Fortaleza", diz o DN. O que dirá disso o cidista Osmar Baquit?

TER X SER

 Sistema perverso/ Que vivo/ E verso/ Poucos têm sucesso/ Muitos nem regresso/ Nua rua/ Sem lua/ Vegeta/ Sem meta/ Nem reta/ Sem rumo/ Nem prumo// Sistema perverso/ Em que mais vale o ser/ Se vender/ Se perder/ Se matar/ Sem se olhar/ Nem se conhecer/ Nada a ver/ Por querer/ Não perder/ Te ganhar/ Só pra ter// Sistema perverso (...)


 (Henriqueta Rocha, Professora)

REVEIÓN

  Luizianne Lins sabe que boa parte da conta do reveión só será paga no ano que vem e quer a garantia de que o prefeito eleito vai arcar com ela. A Loura, birrenta, bate o pé e diz que sem esse acordo pode cancelar a festa. E agora, doutor?

UMA BELA CANÇÃO!

  Paulinho Pedra Azul

  http://www.vagalume.com.br/paulinho-pedra-azul/recado-para-um-amigo-solitario.html

QUEBRANDO AS BARREIRAS DO CONFORMISMO!

  Hoje, quando cheguei à escola de manhãzinha, estava amarrado que iríamos fazer um planejamento daqueles de bloquinhos e alguns livros didáticos. Propus então realizamos uma oficina de escrita e leitura. À coordenadora foram pedidos dois tipos de papel. Quarenta minutos depois tínhamos prontas duas oficinas confeccionadas a seis mãos, com conteúdo e dados discutidos e partilhados. É fácil sair da mesmice!

HISTÓRICO DESCASO!

Foto
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

GEMIDOS DA HISTÓRIA

  Estou ouvindo na Rádio Universitária FM um dabate com Mário Albuquerque, presidente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou e coordenador da Associação 64/68 Anistia. O assunto, claro, é ditadura militar.

TURMA DO SEM JEITO!

  Os prefeitos estão em Brasília fazendo aquilo que não querem que ninguém faça contra si: protesto!

SEM COELHO!

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

Vocês sabem quem são os autores nacionais mais lidos no exterior? Quem respondeu de pronto, Paulo Coelho errou (eu, por exemplo rsrs). Em 2009, o projeto Conexões Itaú Cultural organizou o Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior. Já são mais de 192 autores mapeados e dentre eles, vários gêneros literários. Mas os clássicos parecem continuar sendo preferência internacional. Conheça a galeria dos 12 escritores mais lidos no exterior, com base nesse estudo:

Além dos 12 listados, o mapeamento ainda conta com nomes como Gilberto Freyre, Roberto Schwarz, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, Raduan Nassar, Ferreira Gullar e outros — com Gleudecy Rodrigues em Onde esta foto foi tirada?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 "CURIOSIDADES LITERÁRIAS

   Vocês sabem quem são os autores nacionais mais lidos no exterior? Quem respondeu de pronto, Paulo Coelho errou (eu, por exemplo)..."
 
 (DO FACE EU AMO LER) 

A HISTÓRIA QUE NÃO FOI CONTADA!

  Quando leio notícias que falam de que mortes de índios na época da ditadura podem inflacionar o número de vítimas do período, chego (mais uma vez) à conclusão: a história oficial enfeitou a periquita. Mas a verdadeira história do Brasil ainda não foi contada!

SERVIÇAIS PALACIANOS!

  Tem petista por aqui querendo empurrar Luizianne Lins e sua trupe para o colo dos doutores do PSB. Gente que foi pro palácio e não ficou só no cafezinho. As fronhas do paço, com detalhes em cambraia bordada, tem seus encantos!

Cordelistas São Destaque na Bienal

  "Os amantes da literatura de cordel tem um motivo a mais para visitar a X Bienal Internacional do Livro que acontece até o dia 18, no Centro de Eventos, em Fortaleza. O Espaço Cordel reúne o que há de melhor no gênero, como cordéis, CDs e livros, além de apresentaçõees artísticas. Chico Pedrosa, poeta popular, escritor e um dos maiores declamadores do país, é um dos convidados.
  De acordo com Klévisson Viana, coordenador do Espaço Cordel, os visitantes 'vão encontrar uma quantidade de títulos de literatura de cordel que não se encontra em nenhum lugar do Brasil'. Para o cordelista Lucas Evangelista, 'conhecer a literatura de cordel é de suma importância, pois além de saber mais da cultura nordestina, tudo que acontece na atualidade passa pelo cordel'.
  A Bienal Internacional do Livro do Ceará espera receber um público de cerca de 600 mil visitantes até domingo. Em sua décima edição, o evento presta homenagem a ilustres nomes da literatura nacional e internacional, como o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo e o potiguar José Cortez, um ex-lavrador que se tornou em um principais editores do Brasil, fundador da Editora Cortez.
  Entre as atrações musicais confirmadas para os próximos dias estão o grupo Teatro Mágico, no dia 16, às 19 horas; o cantor e compositor Zeca Baleiro, no dia 17, às 20 horas; e o grupo Palavra Cantada, no dia 18, às 19 horas.
  Também participam da Bienal os escritores Thalita Rebouças, Márcia Tiburi, Ignacio de Loyola Brandão, Ana Miranda, Lira Neto, Flávio Paiva, Luiz Tatit, Tony Bellotto, Benjamim Abdala, Carlos Conce e Ricardo Kelmer."

  Serviço:
  X Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: até 18 de novembro de 2012
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário de Visitação: das 9 horas às 22 horas
Entrada gratuita.

POR AQUI, UMA MANHÃ PRA FICAR NO EDREDOM