sábado, 15 de junho de 2013

E A TURMA DO GOVERNO AINDA FINGE DESCONHECER AS RAÍZES DA VIOLÊNCIA!

  "Os dez bairros mais ricos de Fortaleza têm renda pessoal de 26% da cidade, segundo estudo divulgado nessa terça-feira (30) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O levantamento mostra que os 44 bairros de menor renda da capital juntos somam o mesmo percentual obtido pelos bairros ricos. Dessa forma, apenas 7% da população se apropria de 26% da renda pessoal total da cidade. (...)."

Renda dos 10 bairros mais ricos de Fortaleza é igual a dos 44 bairros mais pobres
  FONTE: IPECE


  (TRIBUNA DO CEARÁ) 

A DITADURA NÃO ACABOU!

  Sinto um odor forte de mofo e tirania no ar! Pô, os livros de História mentiram pra mim?!

DO CEARÁ APAVORADO!


DUDA ESPERANÇA!

  No Folha de São Paulo (em vídeo), Duda Mendonça, o marqueteiro da Era Lula, diz aquilo que a direita queria ouvir: "Dilma corre risco em caso de 2º turno!"

FÓRUM ZONA NORTE



  O programa da TV Cidade (Canal 8) mostrou hoje a história de Moraújo. Destaque para o rio Coreaú, pra comunidade negra de Timbaúba e pro leruá.

REPRESSÃO (TAMBÉM EM BRASÍLIA!)

  "É muito bizarro você estar presente em um movimento e depois ler na imprensa uma versão completamente torta dos fatos. O fato é que ninguém me contou, eu presenciei tudo isso. Eu vi o comandante dizer que a ordem era 'pra dispersar'. Em seguida entendemos o que significava isso. Bala de borracha, spray de pimenta e bombas de gás contra o grupo que estava sentando com as mãos pra cima gritando: 'Sem violência!'.
   Eu vi e corri junto com o grupo que mal conseguia respirar com o gás e fugia das balas que machucaram tantos de nós. Eu me joguei atrás de uma árvore, pra desviar da viatura do batalhão de choque, que saiu em alta velocidade pelo gramado do Parque da Cidade tentando atropelar os manifestantes. Eu fiquei assustada sem saber o que fazer frente aquele helicóptero que voava sobre nossas cabeças, com policiais na porta mirando armas em nossa direção.
   Mas não se preocupe, senhor governador, pois esse pequeno arranhão que tenho em meu rosto e o ferimento na perna causada pela bala de borracha atirada pelos policiais, sob suas ordens, não serão tratados nos Hospitais públicos de Brasília (HRAN, HRAS e Hospital de Base) que o senhor mandou esvaziar, cancelando cirurgias, dando alta a quem não poderia ter, transferindo pacientes mais graves para os já superlotados hospitais de Sobradinho, Taguatinga e adjacências.
   A dor causada pelos ferimentos físicos que tenho não chega nem perto da dor e da vergonha de saber que Vossa Excelência mandou fazer uma 'limpeza' na cidade, prendendo ou jogando não se sabe onde os moradores de rua.
   Sabe, senhor governador, o único erro dos manifestantes foi ousar mostrar ao mundo que a peça encenada no palco do estádio mais caro da história do futebol, tinha um cenário montado para esconder a realidade da nossa querida Brasília."
 
  (Profa. Catarina de Almeida Santos, de Brasília, no Facebook)

TOMA, SEU JABOR!

DILMA LUTOU POR ISSO!

  Vi e revi o vídeo das vaias à Dilma. Confesso que não vi nada demais! Dilma Rousseff lutou (na prática) pela democracia brasileira. E está assistindo, de pé e na presidência, o avanço dela! Pedagogia nisso!

O PETISTA NÃO GOSTOU!

  "As viúvas do neoliberalismo não se conformam com o Brasil no rumo certo. As vaias devem ser saudade dos tempos do Brasil com pires na mão." (Acrísio Sena, vereador de Fortaleza)

O BALANÇO DO TERROR!

  "20 presos, 27 feridos. É o saldo das manifestações ocorridas antes da abertura do jogo, em Brasília. Houve violência da polícia, sim!" (Flávio Prado, experiente jornalista esportivo)

DOIS POETAS!

  Geraldo Amâncio, cantador de viola dos bons e Cândido B. C. Neto, professor da UECE, poeta e educador freireano. A foto é do B. C., que já foi duas vezes ao nosso modesto grupo de leitura.
.......................................................................                                                                                                Hoje, bateu uma saudade danada. .                                    ...........................................................................

Esse verso se tornou longo como meus sonhos
E fértil como a colheita literária do povo cedrense.
.................................................................

CEDRO VIVE DIA ESPECIAL PARA NOSSAS MENTES E NOSSOS CORAÇÕES,
Julgo, sem a menor dúvida, ser esse um dos momentos mais felizes que vejo acontecer na Minha Terra;  a homenagem que o POVO CEDRENSE está fazendo ao POVO CEDRENSE,  representada  na figura do grande poeta brasileiro Geraldo Amâncio, por demais justa e historicamente merecida.
Uma grande mensagem de esperança em todos corações, trazendo, no bojo dos acontecimentos de uma terra que luta e sonha, a esperança do reconhecimentos dos valores e virtudes para torná-los viril e dinâmicos, com olhar firme no futuro, rasgando horizontes e perspectivos de novos destinos...
Poeta – Grande Poeta Geraldo, como um dia disse ao Mestre, caberia reproduzir o reconhecimento a esse irmão do barro e das margens do doce Salgado;

“Atravessando as gerações, sem os hábitos estéticos da civilização urbana, o poeta permanece com uma produção universal, na escola itinerante da vida, onde ele é essta paixão capaz de traçar longos destinos nos sonhos humildes cantados entre veredas, pradarias, rios e tabuleiros desse nosso sertão sem fim...”
Geraldo é um presente que recebemos. Presente do século XX, do segundo milênio, para dizer que o homem continua traçando o destino do homem.
Obrigado,  irmão!   Obrigado, Poeta!
Parabéns Cedro, pelo presente!
....................................................................................................
Estarei “ai com vocês”, pois minha felicidade e minha vontade é maior que essa minúscula (nem precisa dizer) massa corpórea.
Abraço para todos   - abraço para o Cedro.
bc. neto

AS VAIAS QUE DESAGRADAM (OU NÃO)!

  No Twitter as pessoas se dividem sobre as vaias à Dilma. "Por que essas pessoas saíram de casa? Eternos infelizes!", berra uma mais exaltada. Ora, ora! Deixa a democracia andar, minha gente!

PAGANDO O PATO!

  Dilma engole vaia no Mané Garrincha, em Brasília. Vivemos outros tempos em que as redes sociais (graças a Deus) estão nos trazendo novo alento. Quem comanda as ações do poder público tem que andar na linha! Impressionam os gastos com essas copas! E nem todo mundo engole em seco!

ESTAMOS INVOLUINDO!

   "O TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) decidiu na noite desta quinta-feira (13) proibir manifestações públicas em todos os 853 municípios de Minas Gerais nos próximos dias 17 (segunda-feira), 22 (sábado) e 26 (quarta-feira), quando acontecerão jogos da Copa das Confederações em Belo Horizonte.
   'A interdição de vias urbanas ou frustração de acesso a eventos já programados viola direitos individuais difusos e coletivos da população da capital mineira, a exemplo de outros movimentos grevistas que adotam estratagemas desarrazoados e desproporcionais, sob pretexto de atrair atenção midiática que, em resumo, deveria acontecer pela própria natureza e importância do serviço público afetado, e não pela frustração do direito de locomoção de toda a coletividade', diz a decisão da corte. (...)."  

  (UOL)

SP TAMBÉM TEM O SEU!

Geraldo Alckmin: O FÜHRER PAULISTA, primo distante de Adolf Hitler! #NazismoTucano

#LibertemNossosPresosPolíticos!



 Do Face Bastidores da Mídia

QUE INCOMODOU, INCOMODOU!

  Hoje li algo sobre os gritos de um doutor do poder contra os "apavorados" de Fortaleza. Ele falou direto de sua velha torre-de-marfim (mantida pelo Estado, pra variar). Aliás, como eles gostam do Estado, hem?! Sabe-se bem porque...

O QUE SE VÃO E OS QUE VEM!

  Os diretores de escolas municipais de Fortaleza serão todos exonerados, para dar lugar aos que virão, frutos de uma enviezada seleção que houve por aqui, imposta pelo doutor do momento. Muitos levam consigo seus sacos de maldade, que um dia abriram contra tanta gente! Saudade não deixarão! Mas surrões novos já estão na fila!

COMO UM DIA FIZERAM EM FORTALEZA...

  "Mendigos são recolhidos para BH ficar bonita para turistas" (Site Hoje em Dia)

A COPA COMEÇOU!

 Já tem manifestação no Mané Garrincha, em Brasília, e a repressão estatal já está a cavalo!

SERÁ MESMO?

  O espírita Nonato Albuquerque gosta de dizer que as tragédias são provações pelas quais temos que passar, na nossa caminhada rumo à purificação d'alma. Já comecei a duvidar disso. O IJF está lotado de provações (notadamente de vítimas de motocicletas) e elas não tem sido nada pedagócicas. Por que, Seu Nonato?!

O CARTAZ QUE IRRITOU AQUELE DOUTOR!


APARATO ESTATAL... QUE BATE FEITO CORAÇÃO DE LADRÃO NOVO!

 
 
 
 
 
 
 
   Foto: Partido Operário Revolucionário (POR)

REALIDADE REAL!

  "Uma sociedade injusta e autoritária. Um Estado a serviço do empresariado. Concentração de renda. Concentração de terras. Violência contra negros, índios e pobres. Copa: 22 bilhões. Olimpíadas: 26 bilhões; Salário mínimo: 678 reais. Saúde e Educação públicas em crise. E vc acha que (a luta) é apenas por 20 centavos?"
 (Airton de Farias)

NO CONFRARIA DE LEITURA TAMBÉM TEM... POESIA!

Foto: Sem ele o fraco fica mais fraco!

QUE FIQUE CLARO!

  Quem troca o cavalo por uma moto, tem que se habilitar pra isso! O que é discutível é o açodamento para exigir que essa mudança cultural ocorra!  O tempo, que faz o trigo amadurecer,... está fazendo falta!

ATUALÍSSIMA!



POR QUE SERÁ?

  "Não é à toa que os setores dominantes e governantes têm pânico de manifestações. É uma onda. Não se sabe onde exatamente vai parar." (Airton de Farias)

DA VELHA (E ÓTIMA) ROSA DA FONSECA

  "A coisa é séria mesmo, meu povo! Isso é a expressão clara do que temos alertado há algum tempo. Diante da insatisfação das pessoas perante o limite do sistema, os podres poderes administram a crise de forma restritiva e repressiva. Urge um movimento amplo para suplantar essa lógica e construirmos uma alternativa."
  DO BLOGUE: O contexto, claro, é a situação do Brasil no momento, que é vista através dos grandes espelhos sudestinos.

E O CONTRAPONTO...

  "Só sei que o vira-lata é uma excelente criatura. Amiga, solidária e valente, quando necessário. Sem ser arrogante. No dia em que me for concedida a graça de morar num lugar que tenha um bom quintal, minha primeira aquisição será um cão vira-lata, pouco importando a cor..." (Neno Cavalcante)

A VOZ QUE DESTOA!

  "Eu adoro Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas. Adoro grandes eventos. Melhor ainda aqui. Um milhão de pessoas nos estádios, um bilhão assistindo pela tevê. O resto é complexo de vira-lata."
  (Ruy Lima, da TV O Povo)

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!