segunda-feira, 13 de junho de 2011

A HORA É ESSA!

  Nós, homens e mulheres ligados à Educação não podemos perder esta chance. Vivemos um momento ímpar! É hora de avançarmos! Não só na questão salarial, mas também no quesito qualidade! Amanda Gurgel disparou um míssel de indignação. Vamos aproveitá-lo!

TRAÍRAS

 Tem dois ex-presidentes da CUT como aliados da Lourizianne, ajudando-a preparar seus balaios de maldade! Acrísio Sena e Valmik Ribeiro. O poder revela!

ALGO INEXISTENTE

  E ainda falam em fidelidade partidária no Brasil. Ora, se é fiel aqui ao governo de plantão. Seja ele de que partido for! Algo que homens como Darcy Ribeiro, Brizola, Ulisses Guimarães e outros construíram, ruiu! Hoje, a barba cresce, o lenço sobe ao pescoço e o broche vai pra lapela, de acordo com as circunstâncias!

RUMO AO GOVERNO

  "O deputado Osmar Baquit deixa o PSDB na próxima quarta-feira (15) e vai para o Partido Social Democrático (PSD). Até a próxima segunda-feira deixam o partido Professor Teodoro, Nenem Coelho, Teo Menezes e Rogério Aguiar. Cirilo Pimenta e Moésio Loiola também devem debandar, faltam apenas alguns acertos políticos com o governador Cid Gomes. O Blog já havia anunciado a saída do Deputado Gony Arruda na manhã desta segunda-feira. O voo dos tucanos para o PSD de Gilberto Kassab e do Palácio da Abolição foi decidido hoje em reunião na Assembleia Legislativa e o resultado comunicado ao futuro presidente do partido no Ceará Almicir Pinto. A bancada tucana na Assembleia vai ficar reduzida a apenas dois parlamentares: João Jaime e Fernando Hugo."

 (Blog do Roberto Moreira)

OPERAÇÃO RESPEITO AO PROFESSOR. ESPALHE ESSA IDEIA!


PARALISIA

  Dez mil servidores paralisam o serviço público na capital. A "Casa de Mãe Joaninha", de que falam por aí, existe! Luizianne Lins, de uma bela carreira política, findou num fisco administrativo. Que pena!

LÁ VEM BOMBA!

 O Professor Airton de Farias, diz no Tuíter que o Piso dos Professores do Estado não inclui o 1/3 de hora-atividade dentro da escola, mas fora da sala de aula. Desrespeito ao Piso. Usaram os critérios da Loura?
  

 

A OAB ENTRA NA BRIGA!

  "Professores da rede pública de ensino de Fortaleza e representantes da prefeitura da capital não conseguiram chegar a um acordo na audiência de conciliação realizada na tarde desta segunda-feira (13), no Tribunal de Justiça do Ceará.

 (...)

  A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, decidiu entrar na polêmica. O presidente da OAB, Valdetário Monteiro, já anunciou que vai pedir ao Supremo Tribunal Feferal que obrigue a gestão municipal de Fortaleza a pagar o Piso Nacional do Magistério."

  (Jangadeiro Online)

 

O ANTÔNIO ESCONDIDO!

 Esta semana e imprensa tem falado muito no Santo Antônio "casamenteiro", o que é um reducionismo absurdo! Toda a história do santo é esquecida. É o velho superficialismo...

ANTÔNIO: UM LÍDER

  "Hoje também é o dia do nascimento de Antônio Sales (1868-1940), em Parazinho, município de Paracuru. Mais conhecido pelo romance 'Aves de Arribação', de 1914. Antônio Sales foi também historiador, poeta e idealizador do grupo Padaria Espiritual."

  (Ceará é Notícia)

JOGO DE CARTAS MARCADAS!

  Gony arruda deixa o PSDB e vai para o PSD, uma sigla alternativa ligada ao Governo Cid. Nenhuma novidade! Tudo como dantes!

AOS RIOS IRMÃOS


Aos rios do Ceará, principalmente
aos do sertão sedento que não vão
muito longe da terra seca e quente
onde resiste o deserdado irmão
preso a um fio d'água sucumbente
que o amarra à sina deste chão
mas que ao tempo do solo lavradio
é a mais doce vazante do meu rio.
 
  (Luciano Maia)

Memória das Águas

 


   "...Os percursos dos rios, sabemos, foram territórios visitados pelos ancestrais, em busca de repouso para suas longas, fatigadas e perguntadoras viagens. Às margens dos rios vivem os que buscam no rio a completude de um sonho ou simplesmente a sobrevivência, de um modo ou de outro. As estrelas piscando para as cintilações fluviais, são visitadoras longínquas desse mundo de bruxedos. A lua que grimpa as nascentes do Tejo inspira os poetas de lá. A que beija o azul do Volga dedilha balalaicas aos cossacos. O sol que lambe as vazantes dos rios sertanejos insulta os ribeirinhos do Nordeste brasileiro. O luar do Apodi clareia os sonhos dos nascidos no país do Jaguaribe."

   Luciano Maia, escritor cearense

 
   Extraído do prefácio da 8ª edição de Jaguaribe Memória das Águas, setembro de 2007.

A SENSIBILIDADE QUE FALTA. A PRESSA QUE PINOTA!

  Antes de condenar uma obra literária ou seu autor, se faz necessário que se tenha cuidado, zelo e sensibilidade, para lê-la em sua inteireza. Uma obra diz muito ou é muda. Depende de quem lê! E ler qualquer obra com preconceito no bolso, não é razoável! A crítica é necessária e relevante, mas nem sempre o crítico está à altura da obra criticada.

PARA ENTENDER ADOLFO CAMINHA...

  Adolfo Caminha. Escritor, nascido em Aracati, cidade litorânea do Ceará, em 1867, possui duas obras naturalistas, 'A normalista' e 'Bom-Crioulo'.
 "Era assumidamente republicano e abolicionista, caracteres que marcavam a maioria dos intelectuais progressistas da época."

 "Um homem corajoso nas suas posições a ponto de ser qualificado, por alguns, de rebelde."

 (...)

 "Tudo isso, no entanto, não justifica a qualificação de 'subliteratura' para sua obra, especialmente a de 'péssimo' para seu livro 'Bom-Crioulo'. Essa infeliz qualificação, de autoria de Rodrigo Gurgel, de São Paulo, está no texto 'Subliteratura e Vingança', no jornal 'Rascunho', de Curitiba, edição de abril último. Ao longo do texto esse desconhecido crítico fala em 'desforra', 'vingança' 'covardia', 'arroubo imaturo', 'desejo maléfico', 'retaliação patológica', 'cascata de adjetivos e lugares-comuns', 'maçante retórica', 'imagens mórbidas', 'mulher masculinizada', 'retórica vazia', 'ficção medíocre'.

  Para quem leu bem o livro, fica a dúvida se o jornalista está realmente se referindo a Adolfo Caminha ou a si próprio. (...)"

 (Batista de Lima, escritor e Professor da Unifor) 

FERNANDO PESSOA

Ó, mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

A FARSA E A TRAGÉDIA



 "Foi um espetáculo dantesco e cruel a implosão promovida no Castelão. Todo um aparato monumental para que nada desse errado. Devidamente cronometrado, até os segundos que demorariam a implosão. Os autores vibraram de contentamento, porque o combinado com a FIFA estava sendo cumprido conforme o cronograma. Quantos milhões alocados para a construção de um novo estádio porque assim exige o inexpugnável caderno da Copa, num Estado pobre, numa cidade onde educação e saúde são precarissimos. A implosão teve pra seus autores a sensação de um deslumbrante prazer. Mórbido, bem entendido."

  (Alan Neto, comentarista da Rádio, TV e Jornal O Povo)

GREVE "POLÍTICA"

 A Professora Luizianne Lins diz que a greve dos Professores de Fortaleza é "política"! Não! Não é! Todos os Professores foram transformados em seres dormentes, antes da paralisação, tia!

RECEBEMOS DA PROFA. NIRVANA AQUINO

  "Amanhã, às 8:30 h da manhã, o vereador João Alfredo estará dando entrada em uma representação na Procuradoria Geral da Justiça, contra a Guarda Municipal e seu Pelotão Especial (sua 'Tropa de Choque'). Abraços Socialistas!!

  (Nirvana Aquino)

COLETIVA? MAIS UMA!

 Diz a imprensa que Gony Arruda dará uma entrevista coletiva, para explicar sua situação do PSDB. Qualquer dia desses vai ter autoridade marcando entrevista coletiva, para avisar que vai conceder uma entrevista coletiva! E viva a oligaquia de Granja? Viva!

QUERO MUITO MAIS!

 Como Professor de Fortaleza não quero só meu Piso. Quero ainda:

 1. Tempo para planejar aulas;
 2. Qualidade de vida;
 3. Bibllioteca do Professor;
 4. Uma grade curricular atualizada, que inclua a História do Ceará e de Fortaleza, com obras publicadas a respeito disso;
 5. Cursos e congressos;
 6. Escola com assinatura de jornais, revistas e salas de multimeios, com acesso do Professor;
 7. Diálogo incessante com a Secretaria de Educação;
 8. Uma educadora no comando da Educação;
 9. Escola com diretor eleito e preparado;
 10. Respeito ao que faço e valorização a minha prática diária. Quero muito mais!

 JOÃO TELES DE AGUIAR
 Especialista em Docência pela UECE.

A POLÍTICA E A MEDIOCRIDADE

  "Prestes a completar a marca dos 50 dias, a greve dos professores do Município de Fortaleza é o exemplo mais acabado de nossa pobreza política. Vejamos. Como todo movimento do tipo, deveria colocar em lados opostos Prefeitura e sindicatos. É assim em qualquer parte do mundo. Isso é tão velho quanto a própria política. A partir daí, estabelece-se os canais de diálogo e negociação. Deixando-se, sempre, muito claro, quem é quem. Não é o que acontece por aqui. Com uma desfaçatez assustadora, vereadores e deputados (estaduais e federais) estão servindo aos dois senhores. São governistas até o talo, mas adoram fazer média com as entidades representativas. Alguns, de tão dissimulados e empulhadores, desafiam qualquer um a identificar de que lado estão. Não deveria ser assim. E apostem: vamos ter alguns deles pedindo voto no ano que vem, em nome da educação, com a mais lavada das caras. Já foi dito que a centro-esquerda tem dificuldade em se assumir como governo. Não é isso não. É falta de fibra mesmo."

  (Erivaldo Carvalho, colunista do O Povo)

DIPLOMACIA

 Curso para futuros diplamatas. Fortaleza tem disso, sim! O curso preparatório fica na Avenida Antônio Sales, na Aldeota. Alguém se habilita?

NO AGUARDO...

  Ainda estou esperando uma manifestação dos grandes educadores cearenses (de fora do governo), sobre os resultados do Spaece-Alfa. Alguém precisa me convencer de que tudo não passa de uma escolha das melhores entre as piores, apesar de aplaudir qualquer tentativa de acerto. Estarei aberto ao convencimento, inclusive político da ação estatal!

APLAUDE, BRASIL!

  

O MÍNIMO!

  As autoridades de saúde avisam: o simples hábito de lavar as mão várias vezes por dia, nos livraria de várias doenças. E por que não o fazemos!?

O QUE É ISSO, DOUTOR!?

  "Ao ver a informação no Blog do Adrian Márcio, onde o Prefeito de Massapê, João Pontes (PSDB) teria chamado os blogueiros de 'ratos de esgoto', resolvi fazer da minha indignação para com a atitude leviana do referido gestor tema do meu artigo nesta sexta-feira. (...)"


 (Blog do sr. Oman Carneiro, de Sobral)

DESDOBRAMENTO

 "Oxxi não existe, diz Polícia de SP. É só golpe de marketing do tráfico." Ou seja, o Oxxi é o crack desdobrado. Mais barato e infernal!

EXEMPLO NEGATIVO

  Fortaleza não quer abrir o caixa-preta do Fundeb. Por essa e outras, nega o Piso aos Professores. Se abrisse as contas e provasse sua impossibilidade de pagamento da conquista, poderia contar com ajuda federal. Mas, prefere nos envergonhar a todos!
 
  "A maior ilusão em que pode incorrer um homem público é pensar que o poder que o povo lhe delegou é seu"
 
Ferreira Gullar, escritor e jornalista

 Colaboração: Fernando Deda

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas