sábado, 10 de janeiro de 2015

PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR. ACREDITE, SE QUISER!


OS MENINOS QUE BALANÇAM A CASTANHOLA

  De repente capitão Wagner passou a ocupar espaço em todas as colunas políticas. As penas governizadas passaram a considerar o jovem líder (do PR) um partidão. Oh! Sou de um tempo em que ele era apenas um bandido. Tinha até azeitadas milícias... A obra de Wagner? Bateu um papo com Camilo Santana. Pronto. Hoje ele é uma... simpatia!

DIFERENÇA

 O terror ataca na Nigéria. Mas a vida africana tem pouco peso. Daí o parco destaque na cobertura midiática. Vidas negras, carne barata!

A CRETINA MANHA IDEOLÓGICA

  "Quando vejo algumas coisas nas redes sociais, acho que fracassei como professor. O cidadão não consegue pensar nas contradições históricas da formação do Brasil, e como tradições e estruturas se reproduzem e são interiorizadas pelas pessoas (embora, ocorram igualmente muitas mudanças).
  Aí eu vejo que um dos objetivos da reforma curricular é diminuir o espaço das humanas, um 'luxo dispendioso' para o País."

  Airton de Farias, com grifo nosso

COMBOIO DE HISTÓRIAS

  Um comboieiro passava na rua do Santo Antônio, rumo ao Riachão, pra vender roscas, palmas e esquecidos. Os animais em tropel faziam a poeira subir. Aquela zoava me arrastava pra rua pra ver a arrumação. E lá iam eles. Depois de um certo tempo, dobravam a velha estrada carroçável e sumiam nas curvas. Voltavam no outro dia à tarde, com outras coisas pra vender e comer. Da região de Cruz, Acaraú, Senador Sá,... chegava sempre um compadre do meu pai. Ia pra casa, nos arredores da rua, depois de acenar pra bodega. Já era tarde, estava cansado. Os animais, também. No outro dia, de manhã, ele chegava. Cheio de mercadorias e novidades. Contava histórias e mais histórias que eu ia ouvindo calado, como em estivesse em frente a um padre em oração. Aquelas histórias me embalavam. Me faziam correr as ribeiras do Acaraú, sem que eu soubesse nem pra que rumo ficavam. E, enquanto contava história e entrava pela perna do pinto e saia pena perna do pato, como diria José Lins do Rego, mostrava seus produtos, seu peixe cheiroso, sua farinha da praia,... E você pensa que as histórias terminavam ali? Os produtos se acabavam. Eram todos mostrados. Depois tinha a negociação, a resmungueira por preço menor, a paga,... Enquanto isso, as histórias iam sendo desfiadas. E o comboieiro narrava tudo de um jeito tão interessante, que a gente não cansava de ouvir. Se chegasse a hora do almoço, passava a fome, a gente se via ali, teso, ouvindo as nedotas todas, sem querer arredar o pé. E aquilo entrava pela tarde. Depois de muito forçar, meu pai via o velho embicar uma danada. A aguardente parece que lavava o peito do velho e fazia nascer nele um espírito de andarilho universal. E tome histórias das beiras de praia, de mulheres malvadas que judiavam dos maridos, de lindas moças que sofriam nas mãos dos rabos-de-burro, de velhas rezadeiras que levantavam defuntos, de pescadores danados, que enfrentavam os terríveis bichos do mar, de ondas que engoliam jangadas e todos os seus,... Histórias e histórias de um tempo que se foi... 

UM FORRÓ SAFADIM!

UMA CHARGE FORTE E ATEMPORAL

PRA ONDE VAMOS CORRER?

  O ônibus aqui do bairro foi assaltado ontem duas vezes. Quase todos os dias os passageiros e trabalhadores são vítimas da turma do apurado. Agora à tarde fuzilaram dois aqui pertinho. O que vamos fazer?!

A PAZ TÃO DESEJADA

   Quando Dilma (na ONU) falou em diálogo com o Estado Islâmico, foi criticada e até ridicularizada. Claro, Dilma não é a pessoa certa pra tentar esse tipo de árdua ação diplomática. Mas a proposta não é completamente estapafúrdia e pode conviver em paralelo com a repressão. Os terroristas talvez não queiram conversa com ninguém. Mas eles tem líderes ou líderes dos líderes, chefes de Estado,... que podem ser convocados para uma conversa, etc. Todos os caminhos devem ser procurados, quando se quer a paz, a harmonia, a convivência pacífica. A ONU, o Papa Francisco e outros líderes mundiais poderiam muito bem dar o pontapé inicial. Quem sabe? O terror está aí. Na ordem do dia!

PAU NA CULTURA!

  Primeiro correram com o Caneiro Portela da Rádio Verdes Mares. Agora o Nordeste Caboclo vai ser  implodido da TV Diário. É o que garante Nonato Albuquerque, em seu Blogue:

  "A TV Diário tira do ar nas próximas semanas os programas 'Sábado Alegre', 'Manias de Você', 'Arena Hit', 'Nordeste Caboclo' e 'Levanta Poeira'."

  Lamento pelo Carneiro. Só nos resta agora o "Ceará Caboclo", do Canal 5. 

ESTADUAIS: "GREVE POLÍTICA!"

  Veja o que diz o professor Eudes Baima, da UECE: 
  “O prestigiado curso de Administração tem, nesse semestre, nada menos de 28 disciplinas sem professores. Sem falar que boa parte dos que tem professor é coberta por precarizados... Como disse, peçam o impedimento do governador que considerou reais estes propósitos fraudulentos!” 

CURIOSIDADE



  Andreia Zago Chinaglia é filha do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP - foto menor). O pai é pré-candidato à presidência da Câmara Federal. João Luiz Carvalho, o genro (foto maior), é coreauense. O pai do João é o sr. Luiz Carvalho, Luiz Boia.

 Foto maior: Facebook da sra. Andreia
 Foto menor: Google

A TURMA QUE BEIJA A PEIA!

  Ontem li um AGRESSIVO texto contra os professores das estaduais, por fazerem greve "por quase um semestre". - Absurdo! - berrava a voz governista ou governizada. Mas não falou no abandono de décadas das universidades, do sucateamento das instituições, nem dos acordos assinados com os professores e descumpridos solenemente pelos governos. As dores do governos muita gente sente. Já a do cidadão...

BOM TEXTO!

  “Uma característica primeira da violência é a sedução da ação. Se como diz Hannah ‘a violência é um ato mudo’, no geral, ela ocasiona reações tão intensas e passionais quanto o ato violento. ‘Je suis Charlie’ e ‘Je ne pais suis Charlie’, assumido nas redes algumas vezes pelos mesmos sujeitos, evidencia a teia complexa das ocorrências mescladas pelo sangue, pelo ódio e pelo terror. É um terreno tenso e cheio de ardis. Há uma tendência de responsabilizar TODO o povo islâmico por uma ação praticada por pessoas e grupos que integram esse povo e que acenam para mesmas crenças. É mais fácil generalizar, mais simples recriar as recorrentes polêmicas entre o bem e o mal. Fundamentalmente, sou contra qualquer expressão da violência, de xenofobia e de arbítrio. Sou e não sou Charlie. E é aí que reside a sutileza e a força da voz dos que lutam por um mundo mais fraterno, justo e igualitário. Nesse campo a arma é a palavra, a munição é o profundo respeito às diferenças. Toda solidariedade aos mortos no Charlie Hebdo, todo respeito às crenças e diferenças entre nações, credos e etnias.”

  
  Glória Diógenes, profa. da UFC

AS PERGUNTINHAS INDIGESTAS

   Diante do iminente fechamento da Escola Flora Teles, de Coreaú, aquela turma que faz carreata/motoata quando um time qualquer ganha até meio vice-campeonato não vai às ruas, mostrar sua ira justa? O que um falta? Um empurrão?!

A MULTIPLICAÇÃO




 Clayton/O Povo

PRECISA DESENHAR?

  "Educação terá investimento menor no Ceará em 2015

  Escolas no CE terão 'desaceleração'

 No Ceará, entretanto, 2015 desponta como um ano no qual haverá um menor ritmo de crescimento nessa área, conforme Maurício Holanda, secretário de Educação do Estado. Isso porque o corte de gastos, anunciado na última quarta-feira (7) pelo governador Camilo Santana, irá reduzir em 20% a receita do setor no ano.
  Conforme Holanda, a medida irá provocar uma 'desaceleração temporária' na expansão das escolas de tempo integral, uma das principais promessas de campanha de Camilo. 'Talvez a gente vá ter que diminuir o ritmo que estávamos imaginando fazer da expansão das escolas de tempo integral, mas é uma desaceleração temporária. Não é nem uma estagnação, nem retrocesso, apenas uma redução no ritmo de crescimento', ressalta o secretário. (...)."
 Diário do Nordeste

APOSTANDO NA DESINFORMAÇÃO

  Escola profissionalizante não substitui a escola regular. Os objetivos da profissionalizante são outros. Valorosos, mas outros. Nesta última, o foco é a formação de mão-de-obra. Na outra, o cidadão como um todo. Além do mais, o tecnicismo é um modelo ultrapassado de ensino, na perspectiva da formação mais completa. Será que a Seduc pensa que não sabemos disso?!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...