sábado, 11 de junho de 2011

LIÇÃO INESQUECÍVEL


       "Na atualidade, é bastante comum os casais se queixarem um do outro. A esposa critica o marido por suas manias, por lhe cercear a liberdade e por outras tantas coisas.
O marido reclama dos gastos da esposa, do tempo que demora para se arrumar toda vez que decidem sair, e daí por diante.
É natural que numa roda de amigas, quando o assunto é marido se comentem os defeitos deles e como elas poderiam ser mais felizes sem eles.
Assim foi numa tarde, na academia, onde uma senhora, que aparentava um pouco mais de quarenta anos, se encontrava. Alguém comentou que invejava a sua felicidade.
Ela era uma mulher que transpirava alegria. Dedicava-se a obras de caridade, estudava música. Mas, em tudo que fazia, havia uma tonalidade de alegria contagiante.
Qual era o segredo, afinal? – Perguntou uma das amigas.
Devo tudo ao meu marido. - Respondeu rápido.
Como assim? Tornou a perguntar a outra. Ele acompanha você a todo lugar, incentiva  você, o que ele faz?
E uma pontinha de inveja adornava as perguntas agora.
Como podia aquela mulher ser tão feliz com seu marido?
Mas a outra tornou a responder: Bem, meu marido morreu.
Na roda de amigas, houve um grande silêncio e, pela mente de todas elas, passou a ideia: Claro que ela é feliz. Ele devia ser um carrasco. Ele morreu e ela se libertou.
No entanto, continuando a explicar, a viúva disse:
Enquanto vivemos juntos e foi pouco mais de vinte anos, esse homem me ensinou a amar.
Quando nos casamos, eu era uma jovem tola, cheia de sonhos, vivendo a irrealidade. Ele era um homem prático, mas extremamente sensível.
Amante da poesia, ensinou-me a amar os versos, a descobrir a beleza nas rimas.
Nas horas de folga, tornava-se jardineiro. Ensinou-me a amar a terra, as flores, a semear e esperar o crescimento e a floração.
Gostava de boa música. Com ele aprendi a ir ao teatro para assistir a concertos de música clássica e shows de música popular. Ele me instruiu nos primeiros caminhos dessa bela arte.
Esse homem me ensinou a amar a vida e nela descobrir valores. Deu-me a conhecer o verdadeiro valor de uma amizade, a não desprezar nenhuma manifestação de carinho, por menor que pudesse ser.
Ensinou-me a amar a natureza, bendizendo o sol e a chuva, em suas alternâncias. A não reclamar do frio, nem do calor excessivo. Ele me ensinou a ver em tudo a Providência de Deus a nos abençoar.
Por isso, quando ele se foi, quando pensei entregar-me à tristeza, recordei-me dos anos vividos e das lições repassadas.
Em memória dele, não posso deixar de ser feliz e transmitir felicidade a todos.
     A vida é o hálito do Pai Criador em Sua soberana manifestação de amor.
Examinemos nossa vida e das experiências de todos os dias retiremos o melhor proveito.
Nossa vida se constitui de bênçãos e sofrimentos.
Exatamente como no jardim existem duas formas de encontrar as rosas: pelo aroma ou pelos espinhos, nossa vida depende da forma que encaramos o que nos rodeia, o que nos chega, o que nos acontece."
 
Redação do Momento Espírita, com pensamentos finais extraídos do livro Repositório de sabedoria, v. 2, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 10.06.2011.
 
(Colaboração: Manuel de Jesus)

BELA MATÉRIA!

 ATENÇÃO, EDUCADORES E INTERESSADOS!

  Não deixem de ler essa importante matéria do experimentado jornalista Edison Silva, do DN!


  http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=995840

DISCURSO SEM PRÁTICA

 A Assembleia Legislativa tem feito sessões itinerantes. Nada de novo! O gozado é que, quem acompanha o dia-a-dia da casa, sabe: o coração dos deputados está cada vez mais distanciado dos anseios do povo! A coisa está tão feia ali na Avenida Desembargador Moreira, que se Cid enviar pra lá um pedido de impeachment contra ele, é aprovado em regime de urgência. Nossa vidinha ordinária... esqueça!

MENDICÂNCIA LITERÁRIA

  Amigos que escrevem reclamam que mandam seus textos, mas a imprensa são publica. E olha que tem muito texto bom sendo posto no lixo! Sempre foi assim! Nada de novo nisso!

APESAR DE VOCÊ!

  "Pesquisa indica que popularidade da Dilma aumenta depois da saída do Palocci e que grande maioria aprova colaboração do Lula com o governo."
  (Emir Sader)

  DO BLOGUE: Esse Lula é aquele mesmo que parte da imprensa ainda não conseguiu esquecer e trata como se fosse um homem ordinário, que veio do povo e escapou da miséria e da morte, devido a um providencialismo tacanho e velhaco.
 

VAI LÁ!

 Amanhã haverá a implosão de parte do estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), no bairro Castelão. Se pudesse, indicaria uma pessoa acolá para apertar o botão. O contexto a ajudaria!

A VOZ QUE DESTOA

  Como dois e dois são cinco

  "Está errado. A Guarda Municipal da prefeitura não pode tratar uma manifestação popular com violência, como se fosse um caso de polícia, como fizeram com os professores em greve que se manifestavam em frente à Câmara dos Vereadores de Fortaleza.
  Está errado. Professores em greve não devem invadir o legislativo municipal para forçar os vereadores a votarem como que eles querem. Quando o parlamento fecha as portas, a vítima é a democracia – a mesma democracia que garante aos professores liberdade para defender seus direitos.
  Está errado. A liderança do movimento grevista não deveria estender a paralisação das atividades nas escolas por tanto tempo, ameaçando com reprovação os mais de duzentos mil alunos da rede municipal de ensino, onde eles não apenas estudam, mas fazem suas refeições diariamente.
  Está errado. Luizianne Lins construiu sua reputação de socialista defendendo o direito irrestrito de greve aos trabalhadores e, agora prefeita, pressionada pela precariedade do orçamento municipal, exige que a Justiça declare a ilegalidade da greve dos professores.(...)"

 (Ricardo Alcântara, publicitário)

O POVO QUE "NÃO QUER MAIS TRABALHAR", CONTINUA PRODUZINDO!

 ABAIXO O SENSO-COMUM! 


"A boa influência do clima e a ampliação das áreas de cultivo de algodão, feijão, soja e arroz fizeram com que a previsão da safra de grãos 2010/2011 fosse revista mais uma vez para cima, com expectativa de colheita de 161,5 milhões de toneladas. Os números, divulgados hoje (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são do nono levantamento da safra. (...)"


  (Agência Brasil)

OS DRAMAS DE DILMA ROUSSEF

  "Inicialmente, gostaria de fazer uma indagação aos dedicados bloguianos: Até onde a nossa presidenta vai suportar a pressão política dos lambedores de rapadura? O ex-presidente Lula deixou um carma, ou melhor, uma espinha na garganta do povo brasileiro, ao ter protegido Renan Calheiros da cassação. Se fosse fazer uma grande assepsia no quadro político brasileiro, esse senhor seria um dos primeiros a ser incinerado. Assistindo uma reprise da nossa TV Assembléia, vi que um dos parlamentares levantou um questionamento muito preocupante. Embora o Brasil se encontre livre da dívida externa, o número grande de empresas brasileiras está fechando suas portas, por não ter condições de competir com as estrangeiras, onde os custos de produção são em média de quinze a vinte por cento, com isso inviabilizando o funcionamento das nossas empresas.
  O Brasil deveria ter uma política de proteção aos seus produtos industrializados, taxando os produtos importados, valorizando assim economicamente os nossos produtos no mercado interno.
  A presidenta Dilma deve fazer a sua marca de grande gestora, como tem mostrado ao longo da sua história e impor aos lambedores de rapadura que foi legitimada pelo povo brasileiro. Os acordos realizados pelo seu antecessor não foram legitimados pelo povo brasileiro."

  (Carlos Teles)

CORTINAS

 "Contrariando a regra geral, onde toda a programação das TVs comerciais abertas do País, à excessão de alguns jornalísticos, é cem por cento de cunho medíocre e alienador, eis que a emissora da Igreja Católica (TV Aparecida) apresenta às sextas-feiras, às 20:00 h o programa 'CORTINAS'. Ontem, por exemplo, um espetacular show do maior grupo vocal de todo o mundo (sem exageros), nos últimos trinta anos. Roupa Nova fez bonito, tocando junto com a filarmônica de São Paulo. Rock de qualidade e erudito, tudo junto, na mais pura harmonia. Deu gosto assistir ao show. Os coroas fizeram bonito. O momento não podia ser mais propício. O som foi um excelente, lenitivo para minha eterna dor de cotovelo. Viajei. Infelizmente, sem volta. Próxima sexta tem mais. Quem será que vai está lá? Postem aqui quem descobrir primeiro.

 Tenho dito... E sempre!!!"


 (Manuel de Jesus)

  

CALADOS... OMISSOS!

 Para que se elege um deputado? Para balançar a cabeça pro governo e negar direitos dos trabalhadores, se a casa-grande ordena! Um deputado estadual resolveu oferecer-se num Pela Ordem Ordem (03 minutos), para defender a prefeita e condenar a ação nefasta da Guarda Municipal, no caso da greve dos professores. Houve um silêncio comprometedor na Assembleia. É que as conveniências estavam por ali. E elas gostam de... silêncio...

"LI NO BLOGUE COREAUSIARA

  VISITA POLÊMICA

   'O italiano Cesare Battisti, acusado de terrorismo e assassinatos na Itália, agora exilado político no Brasil, vem ao Ceará. Segundo Rosa da Fonseca, do Movimento Critica Radical, o italiano vem agradecer o apoio que recebeu de lideranças políticas do estado no processo de libertação. Há quatro anos Maria Luiza Fontenele briga pela causa de Cesare Battisti. Saiu vitoriosa com a canetada do Lula e um empurrãozinho do Supremo Tribunal Federal."


 (Blogue do Roberto Moreira) 


 DESTE BLOGUE: Como leitor, nunca me senti devidamente informado, com relação ao caso desse cidadão. Juízo de valor com relação a ele, não pude ainda elaborar! Rosa da Fonseca, Maria Luiza Fontenele e o pessoal do seu grupo Crítica Radical, acreditam em sua inocência e falam em perseguição política a ele, por parte do governo italiano.'

  'Pois bem. Era outubro de  do ano de 1998 quando o juiz espanhol Baltasar Garzón conseguiu a prisão de Pinochet em Londres, acusando o ex-ditador por genocídio, terrorismo e tortura. Este sim, um criminoso sem escrúpulos.

  Pois bem 2:  Era dois de março do ano 2000 quando Straw, libera Pinochet, ao final de 503 dias de detenção. Este sim, um criminoso sem escrúpulos.

  Pois bem 3: Qual país clamou justiça pelas vítimas deste algoz reacionário, mercenário? Tirando o juiz Garzón e os parentes de vítimas deste facínora, ninguém.

  Pois bem 4: Agora vem a Itália cobrar 'justiça' para um guerrilheiro que lutou em favor das classes espoliadas pelos poderosos, que massacraram o operariado na década da vergonha. Isso mesmo. Ou a década de setenta não foi mundo a fora e aqui dentro também, politicamente a década da vergonha.

  Pois bem 5: Tivesse Cesare Battisti sido um torturador de direita talvez não houvesse tanto esforço assim para julgá-lo. A exemplo de tantos outros mundo afora.

  - Pois bem 6: ...  - Pois bem 7: ...
  - Pois bem 8: ...  - Pois bem 9: ...
  - Pois bem 10: ...  - Pois bem 11: ...  - Pois bem 12: ...
  - Cale-se!!! - Cale-se!!! - Cale-se!!! -Você me deixa loooooooooooooooouco!!!
  - Pois bem 13: Tenho dito... E sempre!!!
  - Olha a propaganda. Deveria se envergonhar depois que o Palloci fez?
  - Pois é. Se a coisa ficar mais pesada qualquer dia deses eu vou até o pois bem de número 50.'"


 (Manuel de Jesus)


  

COMEÇA O JOGO!

   Para a revista Carta Capital, com a demissão de Palocci, Dilma começa, de fato, seu (dela) governo. Será? Falta ela combinar com essa gente que só vê cargo na vida.

PRIORIDADES

 Das discussões de momento sobre Educação, vejo saltarem duas aos olhos de todos: criança dentro da escola e merendando o que é oferecido. Nada mais interessa!

VISITA POLÊMICA

  "O italiano Cesare Battisti, acusado de terrorismo e assassinatos na Itália, agora exilado político no Brasil, vem ao Ceará. Segundo Rosa da Fonseca, do Movimento Critica Radical, o italiano vem agradecer o apoio que recebeu de lideranças políticas do estado no processo de libertação. Há quatro anos Maria Luiza Fontenele briga pela causa de Cesare Battisti. Saiu vitoriosa com a canetada do Lula e um empurrãozinho do Supremo Tribunal Federal."


 (Blogue do Roberto Moreira) 


 DESTE BLOGUE: Como leitor, nunca me senti devidamente informado, com relação ao caso desse cidadão. Juízo de valor com relação a ele, não pude ainda elaborar! Rosa da Fonseca, Maria Luiza Fontenele e o pessoal do seu grupo Crítica Radical, acreditam em sua inocência e falam em perseguição política a ele, por parte do governo italiano.

COISAS DO RÁDIO


  "A ASSOCIAÇÃO DE OUVINTES DE RÁDIO DO CEARÁ estará promovendo no período de 13 a 25 de junho de 2011 a IV EXPOSIÇÃO TEMÁTICA SOBRE O RÁDIO, que contará com exposição de rádios, notícias, banners e aspectos gerais da História do Rádio no Ceará e no Brasil. Haverá também palestras sobre o futuro do rádio cearense e divulgação de textos, ideias e visões sobre o rádio e sua importância. O evento ocorrerá na CASA DE JUVENAL GALENO , RUA GENERAL SAMPAIO, 1128 - CENTRO - 32523561.  Haverá a presença de radialistas, curiosos , estudantes de jornalismo e demais membros da sociedade. Mais informações pelo Blog radiouvintes. blogspot.com ou pelo telefone 99799611 ou 87316424 (PROF. DJACYR OU LUIS FERNANDO EVANGELISTA).

A GUARDA MUNICIPAL DA PANCADARIA!

   Hoje à noite a bela jornalista Kézia Diniz, da TV Jangadeiro, conversa com o sociólogo Marcus Silva, do Laboratório de Estudos da Violência da UFC, sobre a desastrada ação da Guarda Municipal de Fortaleza, o braço stalinista desse lastimável governo do Professora Luizianne de Oliveira Lins. Imperdível! Já conversei algumas vezes com a Kézia e gostei da forma como ela trata a causa da Educação.

UM EXEMPLO NA TV

  Hoje na TV, vi a menina Maísa (SBT) comandando um jogo em que se incluía a leitura de manchetes dos principais jornais do País. Um exemplo a ser destacado, numa TV que tanto deseduca como a brasileira.

FESTA DO ARAQUÉM: RETA FINAL

 Estão caminhando para o seu final os festejos do distrito de Araquém. Pelo que sabe, em PAZ até agora! Que tudo continue assim! E viva Santo Antônio!

"VOCÊ É LINDA, MAIS QUE DEMAIS..."

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

  Emir Sader: "Depois de 37 dias de greve, os trabalhadores da Volks do Paraná saem vitoriosos: participação nos lucros, reposição da inflação e reajuste."

ATENÇÃO, LEÕES-DE-CHÁCARAS DOS GOVERNOS!

  "O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convidam para o ato público pela aprovação das PECs que restituem a obrigatoriedade de curso superior para o exercício da profissão, no dia 17 de junho, ao meio dia, na Praça da Imprensa de Fortaleza (CE), data em que serão lembrados os dois anos da derrubada do diploma pelo Supremo Tribunal Federal (STF)."


 (Gente de Mídia)

O ESTADO REAL!

  "Nem todo policial doente tira Licença para Tratamento de Saúde (LTS), lembra o capitão Wagner Sousa, presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Ceará (Aprospec). 'Tem gente que não quer tirar a licença porque perde a gratificação', afirma.
 O capitão se refere à Gratificação de Policiamento Ostensivo (GPO), direcionada ao policial que trabalha na rua. O valor é de R$ 819,03 para o PM que atua à noite; R$391,18 para quem trabalha de manhã ou à tarde; e R$ 533,80 para quem desempenha a função como folguista. Sem a gratificação, o salário é de cerca de R$ 1.500.
  'O médico disse que estou com problemas psicológicos. Ele passou remédio e tudo. Mas eu não tiro licença porque preciso do dinheiro. Trabalho à noite e a gratificação é boa', conta um policial do Ronda do Quarteirão, que se diz estressado e cansado. Ele sabe que é um risco trabalhar nessas condições."

 (O POVO)

  Do Blogue: Esse Estado não aparece nas Colunas amestradas. Por quê?

O PT DOS DIAS DE HOJE...

 O PT era um rio. Largou o leito e amaldiçoou a água. Se os peixes estrebucham, é problema deles!

NAU SEM RUMO


  "Nos tempos de colégio, nós estudamos a história da escravidão. Muito me impressionava essa passagem. Os negros eram arrancados de suas origens e vendidos como bichos para trabalhar em terras que não conheciam. Castro Alves, em versos pungentes, falava da lúgubre viagem. Negros jogados nos porões dos navios. Muitos morriam. Não suportavam o sofrimento, a saudade e as doenças.

  Pois foi o que lembrei agora, vendo as imagens que todos os dias invadem os noticiários de televisões da Europa. Negros tentando fugir para a Europa, em velhos barcos improvisados e repletos de gente. São os navios negreiros do mundo moderno. Sem grana, sem participar do mercado, eles são considerados como globalmente inúteis.

  A África é um continente devastado. Outros falam em continente definitivamente destruído.

  Mas quem transformou a África no que ela é hoje? Com certeza os países da Europa são os grandes responsáveis. Através de políticas oportunistas e irresponsáveis, os europeus sempre apoiaram ditaduras sanguinárias e malucas, considerando sempre mais importante a riqueza natural, o diamante, o marfim, o café do que a vida humana.

  O que resta da África hoje é um continente cemitério, ainda arquejando sobre o rufar de ditaduras paranóicas e/ou megalomaníacas.

  Quanto aos negros, verdadeiros donos do continente, sonham em cair fora. Desejam fugir.

  Infeliz destino. Naquele tempo, eles ainda custavam algum derréis. Hoje, não tem preço. Ninguém os quer. Vagueiam em ondas, sem rumo.


  Como brasileiro, gostaria muito de ver uma mobilização do meu país em relação a esta gente. Podemos acolhê-los como irmãos.

  Sim, em nossas veias corre o mesmo sangue dessa gente. Em nossos corações dorme uma solidariedade alimentada pelas batidas dos tambores e das danças – sagradas e profanas - que tanto nos animam. Claro, nós saberemos recebê-los com amor e humanidade.

  Se o nosso governo tiver sabedoria, eis uma extraordinária oportunidade para mostrar que somos um povo diferente..."

  Antonio Mourão Cavalcante, a_mourao@hotmail.com
  Médico, antropólogo e professor universitário


  (Fonte: O Povo)

O PT DOS DIAS DE HOJE...

 Vexame! O vereador Guilherme Sampaio pulou o muro da Câmara, para levar suas diretoras para aplaudir os vereadores no papel deplorável de aprovar o Piso pirata! Que papelão!
Lágrimas: palavras da alma
 
Muitas vezes, na vida, vivenciamos situações em que a emoção é tamanha que nos faltam palavras para expressar nossos sentimentos.
Podemos considerar as lágrimas como as palavras de nossa alma.
Através delas, somos capazes de demonstrar incontáveis sentimentos.
As lágrimas, na maioria das situações, escorrem de nossos olhos sem que tenhamos controle sobre elas.
Em alguns momentos, elas contam histórias de dores, mas também têm na sua essência, algo de belo.
Quando elevamos o pensamento, sintonizando com a Espiritualidade maior, seja com nosso anjo protetor, com o amado amigo Jesus ou com Deus, sentimos os olhos marejados.
Observando a natureza, temos a oportunidade de presenciar alguns espetáculos que ela nos oferece. Emocionamo-nos percebendo a grandeza e a perfeição Divina na presença de um pôr-do-sol, de uma queda d’água ou de um arco-íris.
Diante do nascimento de uma criança, somente as lágrimas são capazes de traduzir e qualificar a magnitude desse instante Divino.
Quando estamos sensíveis, por vezes carentes de alguma manifestação de afeto, um simples aperto de mão ou um afago carregado de amor é suficiente para provocar nossas lágrimas.
Quando deixamos que o som de uma música elevada alcance nosso coração, somos capazes de chorar de emoção, pois sentimos a alma tocada e acariciada por aquela doce e vibrante melodia.
Tanto a dor emocional quanto a dor física nos chegam sem pedir licença, ocupando espaço considerável em nossa alma e em nosso corpo.
Lágrimas são derramadas pela dor da partida de um ente querido, pela dor da ausência e da saudade, pela dor do erro cometido e do arrependimento.
Ao constatarmos a dor do próximo, lágrimas jorram de nossos olhos. Deparamo-nos com tantas carências, tantas necessidades não atendidas, enfermidades, privações e abandono.
* * *
Cada lágrima derramada tem seu significado. Seja ela vertida pela dor ou pela alegria, nos diz que somos seres movidos pela emoção, capazes de exteriorizar os nossos sentimentos.
Demonstra que nos sensibilizamos em momentos simples e efêmeros, indicando que estamos sintonizados com o que há de belo na vida.
E, quando as lágrimas derramadas forem de dor, façamos com que o motivo que nos comove seja também o mesmo motivo que nos move.
Que o movimento seja no sentido da modificação íntima. Que seja impulso para olhar a vida sobre um novo ângulo, para trabalhar em nós mesmos a resignação, a paciência, a esperança, a fé e a confiança em Deus.
 
Redação do Momento Espírita.
Em 09.06.2011.
 
(Colaboração: Manuel de Jesus)

CAIU A CIDADELA?

 "Cid afirma que ministro foi humilde ao assumir culpa por estado das BRs"

 

 (O Povo)

OBRIGADO!!

  Agradeço ao Professor Romildo Moura, que nos adjutorou nos ajustes deste Blogue (sem consultoria!). Agradecemos! Sempre!

QUAL O PISO DO CID?

  A Luizianne Lins tem um "Piso", que é montado retirando uma parte da gratificação (conquista histórica da categoria de Professores). E o do Cid? Que argamassa usará para montar sua farsa? E os camaradas do Estado aceitarão a proposta? Vamos agurdar!

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!