sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SOBRAL DEVE GANHAR EM BREVE REGIÃO METROPOLITANA COM 18 CIDADES

  "Assim que voltarem do recesso parlamentar, que termina no dia 2 de fevereiro, deputados estaduais cearenses devem votar a proposta de criação da Região Metropolitana de Sobral (RMS) de autoria dos deputados Teodoro Soares (PSD) e Antonio Carlos (PT). Principal município da região Norte e uma das cidades com maior potencial econômico do Ceará, Sobral ocupa o terceiro lugar no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Composta pelos municípios de Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras, a Região Metropolitana de Sobral, de acordo com a proposta, será estratégica para integrar a organização, o planejamento e a execução de serviços públicos de interesse comum desses municípios.
  Será o caso das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social da Região, com ênfase na produção e na geração de emprego e distribuição de renda, e para a infra-estrutura econômica, que abrange comunicações, terminais, rodovias, trânsito, transportes, distribuição de água, esgotamento sanitário e destinação final do lixo."
   Fonte: Jornal O Povo 

  (Mais uma colaboração do Manchão)

UMA NOITE NA CRACOLÂNDIA - WALCIR CARRASCO

 

  "São 11 horas da noite de uma sexta-feira. Estou em frente à Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo. O desembargador Antônio Carlos Malheiros chega acompanhado de sua mulher, Cristina. Junta-se a nós o pastor evangélico Daniel Checchio, acompanhado de dois jovens missionários. Vamos percorrer a Cracolândia sozinhos, sem escolta policial. São poucas ruas no bairro dos Campos Elíseos, onde os cachimbeiros, noias, zumbis, como se chamam os viciados em crack, instalaram-se. Quem manda é o crime organizado, cuja lei não escrita determina que lá só se pode comercializar crack, mesclado (com maconha) ou óxi (uma droga próxima ao crack, em cuja composição entra querosene – mais barata e mais letal). Os preços: R$ 5 a pedra de crack, R$ 3 a de óxi. Sem escolta, vamos sentir a realidade da Cracolândia na pele.


   Andamos poucas quadras. Paro espantado na esquina da Rua Helvétia. Vejo uma montanha de lixo. Cerca de 700 pessoas esquálidas, sujas, em farrapos, estão encostadas às paredes, nas sarjetas ou andando na rua. Dois grupos tocam pagode. O cheiro de urina e de metal queimado – vindo dos cachimbos aquecidos pelo crack – invade minhas narinas, gruda-se em minha pele. Um carro vermelho para. O motorista faz um sinal. Um homem entrega um pacotinho com algumas pedras. O motorista paga e parte. Alguém bate em meu ombro, me cutuca as costas. Não me viro. Há casarões invadidos. As janelas e portas foram fechadas por tijolos. Mas nas paredes foram cavadas imensas aberturas. Em um casarão, fico sabendo, moram de 200 a 300 pessoas.    Descubro que estou numa feira miserável. No chão, acumulam-se sapatos velhos, latas de sardinha abertas, pilhas, eletrônicos, pães de queijo murchos, tomates quase podres. Ironicamente, entre a miscelânea, uma revista de alta gastronomia.    Ergo os olhos e vejo a pichação:    WELCOME TO CRACKO CITY    Sinto um arrepio. Neste mundo com leis próprias, um olhar mal interpretado pode resultar em golpes de estilete. Mas é impossível não observar. No meio de um grupo de adolescentes acampado entre cobertores rasgados, vejo uma menina de uns 15 anos, o olhar perdido.    – Deveria estar na escola, constato.    Um casal de negros vende roupas expostas no chão, surpreendentemente limpas. Senta-se num sofá na calçada.    – É onde moram, diz Daniel. Aqui a casa das pessoas é o espaço que conseguem na rua.
   Na outra calçada, uma jovem de costas me chama a atenção. Mechas loiras. Veste um bustiê preto e jeans.
   Olho para seus pés. Botas de camurça. Novas. Provavelmente, de shopping. Ela se volta em minha direção. A pele de seu rosto é dourada, adorna as orelhas com argolas de prata. É linda e muito jovem.    Certamente, há pouco tempo ainda morava com a família, tinha a cama arrumada, almoço e jantar, passava temporadas na praia. Agora está ali: os cabelos já sujos, a aparência decaí­da. Encaminha-se para um grupo de homens cadavéricos, imundos. Eles acenam. Ela fará tudo por algumas pedras.    Um homem com uma facada na testa surge na esquina. Pede socorro. Sangra. Um dos missionários o leva a um posto médico a algumas quadras.    Aproxima-se de nós um rapaz de uns 30 anos. Conta que chegou a ficar um tempo livre das drogas. Recaiu, não pela primeira vez, há 28 dias.    – Não vou sair dessa – afirma.    Vem de uma família de classe média. Fala corretamente, é bem articulado. Foi corretor de seguros. Há seis anos está nas ruas. Vive de pedir dinheiro na rua. Vende coisas que cata no lixo.    – Sou soropositivo há nove anos.    – Se você quiser ficar limpo, a gente pode ajudar, diz Malheiros.    – Já tentei, não dá. Eu tenho todos os documentos. Mas perdi a identidade.    Nossa noite na Cracolândia só reafirma a decisão do desembargador Malheiros. Vai implantar tribunais de rua. Usar a autoridade do Judiciário para conseguir reconduzir crianças para suas famílias ou encaminhar para abrigos. Doentes para vagas no sistema de saúde público. Quer entender esse mundo antes de iniciar o projeto. O pastor Daniel aplaude:    – Toda noite morrem pelo menos três pessoas aqui. Mas não adianta algum político mandar a polícia expulsar as pessoas, simplesmente. É preciso um trabalho social.    Volto para casa. Ficamos quase três horas na Cracolândia. Sinto meu corpo pesado. Passo o resto da noite olhando as estrelas do meu terraço. Tenho vontade de chorar. É doloroso conviver com a miséria humana."
  DO BLOGUE: Carrasco foi citado pelo Professor Djacyr de Souza. E pensar que os poderosos assistem a esse decalabro com sua colossal frieza! 

INSACIÁVEL!

  Esse senador cearense do PMDB, Eunício Oliveira deveria ser chamado Eunício Cargos Oliveira. Ele só fala nisso! Eis aí o homem do discurso-porre!

LIVROS. MAIS UM!

  "O presidente do Naútico Atlético Cearense, Guedes Neto do Ceará e o autor, Professor GONZAGA MOTA, convidam para o lançamento do livro 'Ao Vento: Poemas', prefaciado por Cid Sabóia de Carvalho, com ilustrações de MINO."

  Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense
  Av. da Abolição, 2727 - Meireles
  Dia: 07 de fevereiro de 2012
 
Hora: 19:30 h.



  (Divulgação: Grupo Literário Chocalho)

AS COISAS ESTÃO MUDANDO!

  Conhecido novelista da Globo gosta de se referir à audiência das co-irmãs com um debochado "Fonfom!". Mas nem tudo continua como antes!

COM LICENÇA POÉTICA - ADÉLIA PRADO

Com licença poética
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo.  Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

O ESTADO REAL!

  "Blocos de pré-carnaval ameaçaram não sair às ruas por falta de segurança"

  "Agentes do SAMU denunciam falta de segurança no trabalho de rua"

  "Alunos e professores da Escola de Saúde, intranqüilos. A onda de assaltos assusta a todos."

  "Polícia registra arrastão no zoológico Sargento Prata nesta sexta-feira"

  DO BLOGUE: E o Estado com os pés enterrados em sua concretagem eterna!

SIMPATIA

  "Sou simpático à forma como a Presidente Dilma vem preenchendo os cargos de ministros e diretores de autarquias e empresas do governo.

   Menos política e mais POLÍTICAS; menos partidos, mais sociedade.


   Resiste à chantagem política em defesa do cofre da nação."
  (Lúcio Gonçalo de Alcântara, ex-governador)

SÓ EM COREAÚ MESMO!

  "Antigamente, no tempo em que as escolas primavam pela qualidade do ensino e não pela quantidade de alunos. No tempo em que você também podia exercer a sua vontade de escolha, matriculando-se em qualquer colégio que quisesse, pude escolher e estudar no Ginásio Municipal Nossa Senhora da Piedade, onde no ano de 1984 terminei o curso ginasial. Se fosse hoje, estaria privado de estudar na escola em que eu quisesse, pois na minha terra tudo é possível, até fechar turno de uma escola, em prol de outra. Pelo que eu saiba vivemos numa democracia, onde o direito de escolha é dado a qualquer um! E se eu quero estudar em uma determinada escola e não em uma outra, que seja aceita a minha vontade! Agora, fechar um turno de uma escola para obrigar os alunos a migrarem para outra, só em Coreaú mesmo! Histórias de Coreaú! Como diz meu amigo Raimundo Leiteiro 'esse mundo tá muito arrançado!'"
  (MANCHÃO)

  DO BLOGUE: Uns pitaquinhos: 1. Não é a escola que quer uma quantidade maior de alunos. São os meninos do poder, uma vez que a meninada (HOJE) vale por cabeça, nesse sistema onde não vale o ser humano, mas o maldito naco no orçamento! 2. Esse desrespeito de fechar salas de aula, implodir escolas e trocar escolas entre redes diferentes, é uma prática modernosa e ridícula, que se espalha pelo Ceará todo! E os gestores do andar de cima ainda são aplaudidos e convidados para gordos cargos federais, preparados pelos gentis senhores da politicagem modernosa. Fazer o quê?

CHOQUE DE REALIDADE!



 
  "Avaliar é uma atividade cruel e solitária!"

  (Frase Anônima)

PÁRA-CHOQUE DE REALIDADE

ELMANO FREITAS (DÚVIDA)



  (Elmano é o secretário de Educação de Fortaleza e pré-candidato a prefeito pelo PT). Ou seja, um dos "postes"...

A UDN E O DISCURSO GOLPISTA




   "Na era Vargas a UDN esculhambava, difamava, caluniava e chantageava políticos adversários, sempre com o respaldo da grande mídia. Bradavam, orgulhosamente ,pertencerem a 'UDN da Calúnia'. Provocaram o suicídio de Varga. Não conseguiram derrotar a aliança trabalhista no voto. Junto com militares entreguistas e nazi-fascistas, derrubaram Jango em 1964. Além de torturar e assassinar adversários políticos, a ditadura militar, através do SNI do General Golbery do Couto e Silva e a ARENA, antiga UDN, montou uma estratégia para a manutenção do poder: desqualificar os políticos e a política. A ditadura militar, com apoio da grande mídia conservadora, forjou a convicção que a política e ética eram incompatíveis; que os políticos eram venais e a política democrática favorecia poucos e os mesmos. Manter os políticos civis sob o senso-comum da venalidade e de não compromisso com a sociedade, sustentou a ditadura por vinte anos. Isso levou o povo brasileiro a crer que os militares eram os salvadores e saneadores da Pátria, suprimindo o poder civil, instituido pelo voto democrático. Em 2003 assumiu o Presidente Lula.Um novo governo de aliança trabalhista, como Vargas. A aliança varguista eram PTB/PSD/PCB/PSB e outros partidos regionais. A aliança lulista são PT/PMDB/PSB/PDT/PCdo B e outros pequenos partidos. O mesmo espectro político-ideológico. O Presidente Lula deu liberdade à Polícia Federal para investigar, com estrutura e bons salários. A Procuradoria Geral da República começou a funcionar. O Procurador Geral da República deixou de ser alcunhado de engavetador geral da república. Com total liberdade, o Ministério Público Federal investiga e denuncia. Antes do Lula, ninguém sabia o significado das siglas TCU e AGU. Por fim, o Magistério condena ou absolve. Isso é ato jurídico perfeito, o direito adquirido, a coisa julgada. Isso é a democracia. Só depois da posse de Lula é que se viu governadores, senadores, deputados, prefeitos, vereadores, juízes cassados ou presos e mais de cinco mil funcionários públicos demitidos por malfeitos. Apesar disso,os udenistas, encastelados no PSDB,PFL/DEM,PPS e militares saudosos dos gritos de dor dos torturados e das lágrimas dos familiares dos políticos adversários assassinados ou desaparecidos, voltam com a mesma cantilena, a mesma estratégia pós-1964. Com a ajuda da mesma grande mídia conservadora, controlada por famílias mafiosas, calunia, indicia,denuncia e condena, sem direito de defesa, os políticos da aliança trabalista. Quanto aos malfeitos de seus amigos,silenciam. Essa estratégia acontece para enfraquecer o Estado em suas estruturas e em seu funcionamento. No Estado enfraquecido as leis perdem força, extingue-se a hierarquia: é o caos. Com o Estado fragilizado alicerça-se as premissas do golpe às instituições democráticas. A canalha udenista/pefelista/tucana/militares fascistas, por não ter discurso nem programa partidário para promover o desenvolvimento da Nação brasileira e o bem-estar do seu povo, e muito menos voto, quer o golpe. Todos os democratas tem a obrigação de combater essa estragégia e discurso golpistas.Vamos à luta!"
   (Eliton Meneses)

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

   Veja o que diz a jornalista Débora Lima (que já foi palestrante do nosso projeto de leitura). Ela é do Sindicato dos Jornalistas do Ceará: "A pressão da categoria funcionou e os jornais O Povo, Diário e O Estado apresentaram nova proposta: 8,4% de reajuste, contra 10% reivindicados pelos trabalhadores. O sucesso do protesto 'Sexta-feira 13 Salário de Jornalista é um Terror', que encheu de manifestantes a entrada do Diário do Nordeste, reabriu o diálogo com os patrões (...)."

  

MEIAS VERDADES!

  Um leitor por nome Claudiano nos enviou um comentário, que evidente respeitamos, mas temos reparos para fazer, com relação a ele. Nossas palavras estão em vermelho. Vamos lá! "Com certeza no Japão os Professores realmente ensinam e não ficam só atrás de aumentos e mais aumentos!". Lá eles são valorizados e bem pagos, meu caro. Quem é bem pago e valorizado, geralmente não estrebucha! "Estão passando alunos que não sabem nem fazer o próprio nome." Se informe melhor! Professor não passa aluno sem condições pra isso. O sistema força o avanço do aluno e, muitas vezes, faz isso à revelia do Professor e de sua vontade. Leia mais sobre o tema! "Por favor se querem ser valorizados ensinem seus alunos a ler e a escrever e a fazer nem que seja uma conta simples, depois pensem em ir atrás de repasses, 13°s, pisos e outros aumentos. Tchau!"
  Outra vez, informe-se melhor! Os melhores Professores estão na rede pública de ensino! Na rede privada, que tem muita gente boa, os pós-graduados, mestres e doutores são poucos! Mais explorados e vilipendiados, os colegas da rede não dispõem de tempo e dinheiro para estudar mais! Sua visão é estreita e de quem tem poucos conhecimentos sobre o tema! E saiba mais: só existe escola pública ainda, por causa do trabalho árduo do Professor. Se dependesse só da oficialidade ele já teria sido vítima de implosões festivas. A escola particular tem força, inclusive no Congresso - e dita as normas do jogo (bruto, muitas vezes)! Continue participando e lendo!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...