quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

OLHA AÍ, APL!

  Esse universo de rádio web e (outras) mídias alternativas é um negócio bem interessante! Precisamos conversar mais sobre isso!

SE AÉCIO E EDUARDO CAMPOS E MARINA ESTÃO NAS RUAS...

O Brasil mudou com Lula & Dilma. - Só existe uma maneira do Brasil continuar crescendo, distribuindo renda, baixando os juros, gerando empregos e tirando da linha da pobreza milhares de brasileiros é  reelegendo Dilma Rousseff presidente em 2014.

O PASSADO. VERGONHOSO!

Jornal da Fortaleza - 1870

Inacreditável!
 
Jornal da Fortaleza - 1870. Divulgação: Airton de Farias

OLHA QUEM FALA!

   Os dez anos de gestão petista no Brasil podem muito bem ser uma "fraude", como quer o dr. Tasso. E os oito de FHC? Não vou dar algumas opções (de resposta) em respeito aos nosso leitores...

LULA DIZ!

  "Quando eu falo da imprensa, eles dizem 'Lula ataca a imprensa', quando eles falam mal de mim é só uma crítica', diz Lula. Lula relembra que havia quem dissesse que os trabalhadores não podiam ter férias porque isso só serviria para eles beberem."

 (Instituto Lula)

ESTREIA!

  Meu irmão Raimundo Irênio, o Aguiar, estreia como comunicador na rádio web Juá Online, de Viçosa do Ceará.
 
  http://www.vicosaceara.com/ratificando/juaonline.html

ISSO DEVERIA SER NOSSO MANTRA!

Foto

NA PRESSÃO, O SINDIUTE VAI!

  "O Sindiute, entidade que representa o professorado municipal, marcou para as 10:30h desta quinta-feira, um ato em frente ao Paço Municipal. Segundo Gardênia Baima, presidente, vai cobrar audiência com o prefeito Roberto Cláudio (PSB) para discutir campanha salarial. A data-base dos servidores municipais é janeiro. (...) O Sindfort também marcou uma assembleia geral com servidores para as 9 horas desta quinta-feira, na Praça do Ferreira. (...)."

 (O POVO)

 DO BLOGUE: O Sindiute tem o comando de um coletivo. Logo, não tem presidente. A governista Gardênia Baima coordena o coletivo. O PT tem maioria. O Sindiute ainda é composto por PSTU e Partido Operio (POR)...

A ELITE QUE SE APLAUDE NO ESPELHO!




     
 O ricaço Pio Rodrigues Neto, filho do sr. Clóvis Rolim, recebe a medalha Edson Queiroz. Tudo em casa!

ISSO É MANHA IDEOLÓGICA!

  "Walter Cavalcante: 'trato os vereadores como filhos'"

 E a gente acaba se emocionando!

ARTE INDÍGENA CEARENSE

CHAMADA PARA SOLIDARIEDADE E APOIO AO POVO INDÍGENA PITAGUARY/CEARÁ

Os Pitaguary habitam tradicionalmente o sopé da serra, entre os municípios cearenses de Maracanaú e Pacatuba. Distando aproximadamente 26 quilômetros de Fortaleza, a Terra Indígena (TI) Pitaguary está situada na Região Metropolitana da capital, tendo em seus arredores uma área caracterizada pela concentração de indústrias e uma crescente urbanização.

Nos últimos anos, os Pitaguary têm enfrentado diferentes ataques à efetivação de seus direitos, principalmente o acesso à terra que, embora demarcada, ainda sofre pressões judiciais que impedem a conclusão do procedimento de regularização fundiária e a consequente desintrusão dos posseiros da área.

A morosidade do Estado brasileiro em concluir a demarcação da Terra Indígena Pitaguary traz consequências graves para aquele povo, dentre elas a crescente ocorrência de grandes obras e empreendimentos dentro da área ou nos limites da terra. Todos esses causando muitos impactos negativos em suas vidas com o agravante de não respeitarem o direito de consulta prévia sobre tais obras e empreendimentos.

Dentre os principais problemas enfrentados pelo povo Pitaguary, destacamos a existência de inúmeras pedreiras ativas nas proximidades de seu território. Apesar dos grandes impactos socioambientais ocasionados por tais empreendimentos, os mesmos possuem autorização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE) para seu livre funcionamento. Segundo entendimento da SEMACE à atividade de exploração de pedreiras é de baixo impacto e por isso continuam sendo autorizadas e licenciadas. Do mesmo modo, o Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM tem liberado as Concessões de Lavra sem realizar a consulta aos povos indígenas, desconsiderando, portanto, o que dispõe a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em garantir o processo de consulta prévia, livre e informada às comunidades indígenas sobre toda e qualquer medida que venha afetar direta ou indiretamente a vida das populações indígenas.
Tais empresas, por exemplo, são responsáveis por diversos problemas nas aldeias da Monguba e do Olho D’Água, tais como os desmatamentos, doenças respiratórias como asma, bronquite e gripe. São responsáveis ainda por rachaduras nas paredes das casas, devido às constantes explosões das rochas.As crianças indígenas são as mais afetadas.
Diante destas problemáticas, os Pitaguary residentes no distrito de Monguba (Pacatuba), vem há alguns anos lutando contra a reativação de uma antiga pedreira, desativada há mais de 15 anos, nas mediações da Terra Indígena. A reabertura desta pedreira vai prejudicar não só aos indígenas, mas toda população residente em Monguba, haja vista que o uso de fortes explosivos põe em risco a vida de todos e causam prejuízos inestimáveis ao meio ambiente e saúde do povo Pitaguary.

Por conta de tantos absurdos, o povo Pitaguary ocupa desde novembro de 2011 o terreno da referida pedreira, esperando por parte dos órgãos competentes um parecer final, proibindo sua reinstalação no interior da terra indígena.

No entanto, nos últimos dias o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado em Recife, concedeu uma liminar que autoriza a Empresa Britaboa a explorar a área e determina a retirada imediata dos Pitaguary. Ocorre que essa pedreira está dentro do Território tradicional e faz parte de toda a memória e do patrimônio cultural reivindicado pelo grupo étnico, sendo inclusive espaço para realização de seus rituais.

Diante de tais problemas, o povo indígena Pitaguary convoca a todos que se solidarizam com sua luta a divulgarem este chamado e estarem presentes no próximo dia 22/03 (sexta-feira), data marcada para a reintegração de posse. Nosso objetivo é fortalecer a resistência e impedir, mais uma vez, a reabertura da pedreira na Terra Indígena Pitaguary, bem como afirmar com todas as nossas forças que não sairemos do nosso território tradicional e que lá permaneceremos até nosso último índio!!!
NÃO A INSTALAÇÃO DE MAIS UMA PEDREIRA EM NOSSO TERRITÓRIO INDÍGENA!
VIVA A RESISTÊNCIA INDÍGENA NO CEARÁ!
SOMOS TODOS PITAGUARY!!!

Local: Rodovia CE 060, KM 15 (Pacatuba)
Horário: a partir das 8hs 
Contatos: 
Rosa Pitaguary: (85) 8633.3411
Ceiça Pitaguary:(85) 8805.8256













ÓDIO À CRÍTICA!

  Os governos e seus asseclas querem o povo manietado, calado, cabisbaixo, capiongo e comendo do que lhe sobra. Vi ontem uma declaração do doutor comandante do Estado, chamando de "hienas" os críticos do desabamento da marquise de Sobral. O palácio se magoou!? Desfarçatez!

EDUCAÇÃO. QUE VALOR ATRIBUÍMOS A ELA!?

   Hoje, quando parei numa faixa de pedestres, em frente a uma escola particular, em plena avenida Perimetral, o motorista que parou ao lado, me olhou com cara de poucos amigos. Sua pressa exigia pé na tábua. Mas... É que uma senhora e duas crianças já aguardavam um tempo para passar. A sociedade brasileira precisa aprender a aplaudir quem estuda e produz! Em todos os setores... Chegaremos lá!?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...