sábado, 14 de abril de 2012

PÁRA-CHOQUES DO POVO

  "Nas curvas do teu corpo, capotei meu coração!"

A BONDADE CHEGOU!

  Pipocam eventos políticos pra todos os lados! De repente os políticos resolveram "ouvir a cidade". Aquela mesma cidade que tem dramas e gemidos esquecidos há anos! Hoje ela interessa...

GUILHERME ARANTES E METRÔ ABRINDO A BIROSCA!

"ÊXTASE"

"CHEIA DE CHARME"

PAPO CABEÇA... VAZIA!



O CRIADOR E A CRIA

SERIA...


O POPULOSO E SOFRIDO BAIRRO DO BOM JARDIM TEM SUA WEB TV!

 http://www.bomjardimtv.com.br/

MAIS UMA OBRA DO AIRTON DE FARIAS

 

  FORTALEZA, UMA BREVE HISTÓRIA - 2ª edição - Demócrito Rocha. Pra ser mais exato, um livro de Farias e Artur Vieira Bruno, deputado federal petista.

JOGATINA OFICIAL!

  De uma Professora: "O aluno não passou mas foi posto na série seguinte!" Ah, foi a dona Farsa que mandou, tia! Isso ocorre sempre! Faz parte do jogo de esconde-esconde do poder público! Não se apoquente!

UMA BELA REFLEXÃO!


  "O turismo tornou-se a palavra da moda. Descobriu-se que trazer turistas e mostrar 'nossas belezas' viraram um grande desafio e a possibilidade de bons negócios. Mas, que atrativos nós temos a oferecer? Nossas praias? Claro que elas são extraordinariamente belas. O sol, como rei, queimando a pele esbranquiçada dos gringos? Nossos quitutes? A lagosta e o peixe? A água de coco gelada? A tapioca? A caipirinha? O Governo do Estado tem pensado em coisas mais sofisticadas: um amplo Centro de Eventos, estradas ampliadas e bem sinalizadas, aeroportos em Jeri e Aracati… e até um aquário! Com isso, imagina que os turistas vão se encantar. Acredito, porém, que os gringos terão curiosidade em saber que povo é esse que vive por aqui. Será que as crianças frequentam a escola? Sabem ler e escrever? Como é a moradia desse povo? Tem sanitário e água encanada? Quanto ganha um pai de família? E quando adoecem, como se tratam? Os hospitais são equipados? Médicos de plantão e enfermeiras atenciosas? Eles assistirão, na TV, que é uma maravilha. Mas, na vida real, será que é assim mesmo?
  Como anda a segurança? Poderão passear pelas ruas e praças da cidade, como eles fazem nas terras deles? E, por que tanto noticiário policial na TV e tantas mortes estampadas nos jornais? Que prédio bonito é aquele? Ah! É a Assembleia Legislativa. Toda em vidro fumê. Os parlamentares são voluntários?
  Como os turistas vão reagir sabendo de todas as mordomias que eles recebem? Vocês pensam que os gringos são bobos? Eles perguntam essas coisas, sim! Eles querem saber como é que essa gente tão alegre – quase serviçal – constrói seu cotidiano e realiza as trocas simbólicas e reais com os outros. Inexoravelmente, eles vão descobrir que há um mundo para os ricos e outro, bem maior, cercando a cidade, o mundo dos pobres. Deixará saudades e alguns dólares. Será que mesmo frequentando um estádio – desculpe, arena do Castelão! – tão moderna, ele levará uma bela impressão dessa sociedade? O que ele contará a seus patrícios, quando lhe for perguntado: e aí, valeu?"

  (Antônio Mourão Cavalcante, médico cearense, no O Povo e Blogue do Eliomar) 

 Na foto da Wikipédia, a Praça do Ferreira (com coreto) dos anos 20.

VALE MORRER?

   Existe uma brincadeira de criança que  tem uma regrinha que diz o seguinte: quem não quer mais participar do jogo, pode morrer (cair fora). Quando vejo as forças políticas carcomidas de um município reunindo-se em dois becos (às, vezes, sem saída) e ainda querem impor à população mais um sacrifício de segui-las, dá-me vontade de fazer, aos membros das tais cruzetas, a mesma pergunta das crianças!

A "ESCOLA" DE BRASÍLIA

O CA QUE MALTRATA!

  "O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou aos palanques neste sábado (14), durante a inauguração do primeiro CEU (Centro Educacional Unificado) de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Mas o discurso de seu primeiro evento público após o anúncio de que havia se curado de um câncer na laringe, que durou cerca de seis minutos, foi interrompido por uma forte tosse. (...)." (Uol)

TRABALHO DE EDUCADOR

ROMANTISMO

CASTRO ALVES (Bahia -1847- Idem -1871)

CREPÚSCULO SERTANEJO

A tarde morria! Nas águas barrentas
As sombras das margens deitavam-se longas;
Na esguia atalaia das árvores secas
Ouvia-se um triste chorar de arapongas.

A tarde morria! Dos ramos, das lascas,
Das pedras, do líquen, das heras, dos cardos,
As trevas rasteiras com o ventre por terra
Saíam, quais negros, cruéis leopardos.

A tarde morria! Mais funda nas águas
Lavava-se a galha do escuro ingazeiro...
Ao fresco arrepio dos ventos cortantes
Em músico estalo rangia o coqueiro.

Sussurro profundo! Marulho gigante!
Tal vez um silêncio!... Tal vez uma orquestra...
Da folha, do cálix, das asas, do inseto...
Do átomo à estrela... do verme – à floresta!...

As garças metiam o bico vermelho
Por baixo das asas – da brisa ao açoite;
E a terra na vaga de azul do infinito
Cobria a cabeça co’as penas da noite!

Somente por vezes, dos jungles das bordas
Dos golfos enormes daquela paragem,
Erguia a cabeça surpreso, inquieto,
Coberto de limos – um touro selvagem.

Então as marrecas, em trono boiando,
O vôo encurvavam medrosas, à toa...
E o tímido bando pedindo outras praias
Passava gritando por sobre a canoa!...
(Do Facebook do escritor Sânzio de Azevedo, que atende a todos os seus leitores, de forma personificada. Um verdadeiro trabalho de educador!)

EDUCAÇÃO MUITO PARTICULAR

  Hoje estive na Unifor. Pude ver de perto um grande império, em área de ouro de Fortaleza; ou uma grande máquina de fazer dinheiro...

NO CANTO DA PAREDE

















 (Do Gente de Mídia)

PEDIRAM A CABEÇA DO HOMEM!

  "Em artigo no O POVO, deste sábado (14), o editor adjunto do Núcleo de Conjuntura do O POVO, Luiz Henrique Campos, sugere a saída do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho:
  '(...) Arialdo não só errou ao se calar como também ao tentar manter o status de homem forte da gestão, enquanto o Governo era sangrado diariamente na Assembleia e na imprensa. Se não faz parte do estilo de Cid Gomes demitir auxiliares, que Arialdo peça para sair. O que não pode é o governo ter em posto chave alguém morto politicamente.'"

 (Blogue do Eliomar)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...