sábado, 5 de julho de 2014

AS ESPUMAS DAS ONDAS DA HISTÓRIA

 Fragmentos do artigo de Airton de Farias, que está no O Povo (e Blogue do Eliomar) de hoje. Ele fala de sucessão estadual:
  "(...)
  Os correligionários mais fiéis (dos Ferreira Gomes) não tinham capital político suficiente para se aventurarem sós numa eleição difícil. A perturbar ainda, os interesses dos próprios correligionários, ansiosos por quinhões que garantissem seus privilégios no Estado. Os FG comandam, mas têm de fazer concessões, para manter a fidelidade do grupo. (...).
  Passado meio século, parece claro que apenas isso não mudará a realidade do Ceará, um dos locais socialmente mais injustos e violentos do País. (...).
  Possivelmente não haverá debate sobre as estruturas de nossa sociedade cujo modelo de desenvolvimento vem ainda do governo do coronel Virgílio Távora. (...)."

  TODO O TEXTO: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/espumas-das-ondas-da-historia/

DOR E SAUDADE

  "Há um ano atrás DEDÉ (da dona Cândida) estava conosco, nos presenteando com sua amizade, com seu jeito de ser, que incomodava muita gente, por ser (ele) um guerreiro pela vida. Um bom pai, um grande amigo, um bom companheiro,... Foi arrancado de nós de maneira cruel, fria e desumana. Mas de maneira alguma poderão tirar de nós o amor que sentimos por ele (amor esse) que existe em nossos corações. Fica em paz, DEDÉ. A justiça de DEUS é nosso conforto. Convidamos parentes e amigos a se fazerem presentes à missa em sua intenção, amanhã (domingo), às 07 h. da noite, na Igreja Matriz de Coreaú. Agradecemos desde já sua fraterna participação, neste momento de eterna saudade."

 Edmaura Queiroz, professora de Coreaú

LIBERDADE. LIBERDADE?

  A internet é um território livre, onde cada um escreve como bem quer e entende. Mas poderia ser diferente! Qual o papel da família e da escola nesse debate?

DEBATE

  Eu, Sônia Nogueira e ele, dia 27 de julho, a partir das 8:30h., no prédio da Apeoc, no Bairro de Fátima. Para mais detalhes, ver post abaixo:

PEQUENEZ

  Xenofobia contra os colombianos. Era só o que faltava. A humanidade dá mais uma prova do seu incabamento, para não dizer do seu fracasso! Triste constatação!

IV CONGRESSO DE ESCRITORES

  Estarei lá dia 27 de julho (domingo), com os escritores Demitri Túlio (também jornalista do O Povo) e Sônia Nogueira. Nosso tema será literatura e leitura na escola. O convite é do professor estadual e poeta Auriberto Cavalcante, a quem já agradeço!

TEND TUDO NESSE MUNDO!



Do Facebook da historiadora Isabel Lustosa

O SER HUMANO, COMO HUMANO SER!



(Do Facebook)

FORTIM: QUE BELEZA!

 Foto da professora Paula Claudino:



VOCÊ... DUVIDA?!

  1. "Soube que uma autoridade cearense, dessas que adoram falar de modernidade e competência, num dos jogos em que um torcedor mexicano quebrou uma cadeira no Castelão, quando tudo estava sendo resolvido, quis agredir e dar voz de prisão ao estrangeiro. Detalhe: a tal autoridade estava bêbada, quase aos tombos. Foi um constrangimento geral. A família retirou o bebum do local."

2. "E só para constar: o IJF é o melhor hospital de traumas do Estado. Algumas piadas ontem foram infelizes. Serviços públicos têm muitos problemas, verdade. Mas não é por ser público que 'não presta'".

  (Airton de Farias)

NÓS, NADA CAMPEÕES!



  Do El País, via Twitter do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

SOBRAL

  A "Princesa do Norte" merece todos os aplausos por sua pujança, enquanto município e por seu povo tão empreendedor. Sobral tem BRILHO! O que é chato nessa história é ver a cidade ter sua festa partidarizada, de forma tão acanalhada!

QUAL SEU PAPEL?

  Cobram muito do eleitor que vote "direito". E esquecem que votar é só o passo primeiro. Quem vota no Zé, tem que acompanhar o Zé (caso seja eleito) durante todo o seu mandato, para anotar seus erros e acertos. E mais: agir como  eleitor/contribuinte e não como torcedor, que corre atrás do "ídolo", pra conseguir um tal selfie. Por falar nisso: tem algo a ver com serviçalismo?

RACISMO

  Idiotas (torcedores) atacam de forma racista o jogador colombiano que agrediu o brasileiro. Ignorantes, esquecem o sangue negro, que corre nas veias de Neymar. As redes sociais são ferramentas maravilhosas. Mas a imbecilidade nelas anda a galope!

O BRASIL DIVERSO

De Ary Barroso e Gal Gosta:

NA ÁFRICA

  "Seis estudantes brasileiros embarcam hoje com destino à cidade do Cabo, na África do Sul, para disputar a Olimpíada Internacional de Matemática. A previsão é que cerca de 600 jovens de mais de 100 países participem do evento. A competição começou hoje e vai até o dia 13 de julho.
  As provas da olimpíada estão marcadas para os dias 8 e 9 de julho. Em cada um dos dois dias, os estudantes terão quatro horas e meia para resolver três problemas de matemática, que abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, análise combinatória e geometria. Os estudantes brasileiros foram selecionados entre os vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática de 2013. Para integrar a equipe, passaram por um processo de seleção que incluiu uma bateria de provas e listas de exercícios resolvidas ao longo de seis meses, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional. (...). A equipe que vai para a Cidade do Cabo é formada por Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Murilo Corato Zanarella (SP), Alessandro de Oliveira Pacanowski (RJ), Victor Oliveira Reis (PE), Daniel Lima Braga (CE) e Alexandre Perozim de Faveri (SP). A equipe será acompanhada pelos professores Onofre Campos da Silva Farias (CE) e Samuel Barbosa Feitosa (BA). Antes da viagem, eles ficaram concentrados em São José do Rio Preto (SP), onde fizeram treinamento intensivo de preparação para a competição.
  Editor Beto Coura, do Info.abril.com

REVOLTANTE!

 Não há como não se indignar diante do que foi visto em Belo Horizonte, com a queda de um viaduto construído de qualquer jeito e sem fiscalização. E o pior: vê que no Brasil as festas e pompas fazem a gente esquecer de praticar a saudável cidadania. Triste isso! #irajusta

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...