quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

NOSSA TRAGÉDIA

   O jornal O Povo de hoje traz uma matéria em que enfoca um estudo do movimento nacional Todos Pela Educação. Aparentemente positiva para o governo. Mas veja o que acontece quando a gente se detém nos detalhes. "MATEMÁTICA - Índice do Ceará no 9º ano cai, mas ainda é o melhor do País. (...). Segundo o levantamento, o percentual de escolas que atingiram meta de Matemática para o 9º ano no Ceará caiu de 51,1% em 2011 para 28,3% em 2013. (...). Em Língua Portuguesa, o percentual de municípios cearenses que atingiram a meta também caiu no 9º ano. Passou de 79,9% em 2011 para 60,3% em 2013. (...). O desinteresse passa pelas mudanças da adolescência e por um ensino dissociado da realidade do aluno, como avalia Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo do Todos pela Educação. 'Precisa haver uma grande reforma para repensar o currículo, ainda do século 19, e como ele é ensinado aos jovens de hoje', frisa. Concentrar esforços nestes jovens entre 15 e 16 anos é também estruturar a carreira dos professores, ampliar a educação integral e unificar currículos da rede pública em base comum', opina. (...). Outra medida apontada é focar o ensino em tempo integral, além de melhorar a estrutura física e pedagógica das escolas. (...)."

PRA ONDE CAMINHAMOS?!

  Acredite se quiser, mas em Fortaleza, na Educação Infantil, é proibido conteúdo. Ou seja, a criança deve ir pra escola pra brincar. O tempo todo. Sem essa de ABC. Mesmo no momento em que o professor estiver brincando, se a criança optar por brincar sozinha, deve ser repeitada em seu espontaneísmo. É isso que os professores estão ouvindo em suas formações. Um absurdo, sob qualquer ponto de vista!

UM TUCANOS EM APUROS!

  “Em meio à pressão que vem sofrendo dos professores e de outras categorias do funcionalismo público, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), pediu a deputados que retirem o pacote de ajustes financeiros da pauta da Assembleia Legislativa; a principal medida prevê a retirada de R$ 8 bi da poupança previdenciária para cobrir o pagamento da folha estadual; os deputados precisaram da PM para entrar e sair da Casa; a polícia utilizou balas de borracha e bombas de efeito moral; os grevistas estão há dois dias acampados no local. (...) Em sua justificativa, o chefe do Executivo paranaense afirmou que sua iniciativa teve como objetivo preservar a segurança e a integridade física de deputados e servidores públicos. ‘Mas não podemos aceitar a intimidação, o constrangimento e as ameaças que foram dirigidas a servidores públicos e deputados estaduais’, acrescentou. ‘É lamentável que a democracia, pela qual tanto lutamos, seja ameaçada por atos violentos como os que assistimos no dia de hoje’ (12)”.

 Site Brasil 247

CARNAVAL, PRA QUEM NÃO QUER

  "A que horas a negada debanda de Fortaleza pro litoral pra (capital) ficar uma delícia? Melhor período do ano pra quem quer curtir a cidade."

 Andrea Saraiva, professora e historiadora

CARNAVAL & CULTURA

  
Foto: Google

 "Afoxé, também chamado de candomblé de rua, é um cortejo de rua que sai durante o carnaval. Trata-se de uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá. Geralmente, seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé. (...)."

  (Wikipédia)

SERÁ?!

  A Câmara Federal virou um grandioso templo evangélico malafaiano ou estou enganado!

A VELHA PRÁTICA!

  Os feirantes do Centro de Fortaleza continuam sendo tratados com Batalhão de Choque. Homens e mulheres que querem apenas trabalhar, continuam sendo tratados assim. Um problema velho e dramático, a PMF quer resolver com polícia! Lembra a história do palhaço que, sendo ordinário e não tendo texto, apela para o sexismo e para o escandelo!

OS SAPOS QUE ENGOLIMOS

   Engolimos a história de que a corrupção surgiu de uns tempos pra cá. Aceitamos a ideia de que a Petrobras começou a ser atacada ontem. Concordamos até com de até que o Brasil não extradita estrangeiros, como Cesare Batistti. Mas... a corrupção chegou aqui vindo do além-mar, nos governos Fernando Henrique e mesmo nos anteriores, houve roubalheira dentro e e fora da Petrobras, nossa tradição é de extraditar, inclusive italianos. Até quando vamos ser pautados por uma imprensa de prática ideológica e partidarizada?!

DO BRASIL, NÃO!

  Hoje ouvi da boca de uma colega do profissão: - Minha amiga namora um índio da Amazônia. Ele é forte e bonito. Nem parece ser brasileiro! O nome disso é deslumbramento ou ignorância?

A CONTA DO PATO É NOSSA!

 Todo mundo agora lança uma campanhazinha que prega a economia d'água. É preciso justificar a desídia oficial. Alguém precisa pagar o pato!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...