domingo, 4 de setembro de 2011

AINDA RENDE...

  "Exacerbados pelas DECLARAÇÕES INÁBEIS DE CID GOMES e pelo açodamento do Governo de requerer a ilegalidade da greve, os Professores vão à AL em busca de representante competente para o diálogo. Ali, encontram o Legislativo Cearense aparvalhado, quase sem capacidade de arbitragem, preocupado mais com a própria segurança física que em cumprir seu papel de FISCALIZAR E REPRESENTAR.

  É a mesma Casa que obstruiu há pouco a CPI para investigar o Executivo Estadual, sob alegação de que o TCE e o Ministério Público já trabalham. Espera-se que o ocorrido logre retirar da letargia a Assembleia Legislativa, dar-lhe a ver que não pode ser apenas uma escola de retórica oca na avenida Desembargador Moreira e que ela tem DEVERES QUE CUMPRIR obrigatoriamente.

 Ou passará à história como NADA."

 (Célio Ferreira Facó)

CONVITE

 "Construção de um Fórum de Apoio às Greves, em Defesa da Educação Pública, da Liberdade e da Vida.

  Considerando a importância da Educação na formação de uma consciência crítica e de sujeitos auto determinados;

 Considerando os cortes drásticos de verbas no orçamento federal e estadual, pondo em risco as universidades, hospitais universitários e escolas públicas;

 Considerando as medidas arbitrárias do Governo Estadual cerceando o direito de manifestação dos(as) professores(as) em greve;

 Considerando a decretação da Justiça pela ilegalidade da greve, manifestação autoritária que penaliza professores(as) em seu processo de organização.

 Nós, abaixo-assinados, preocupados(as) com a crise que se abate sobre a educação, e que de igual forma ameaça destruir os seres humanos e a natureza, convocamos professores(as), estudantes e trabalhadores (as) em geral, para um Ato de Apoio às categorias em luta ,e pela instalação de um Fórum de Apoio às Greves, em Defesa da Educação Pública, da Liberdade e da Vida.

Este momento ocorrerá dia 05/09 (segunda-feira), às 18h, no pátio da Reitoria da UFC.

  INTERSINDICAL - CSP/ Conlutas - União das Mulheres Cearenses/ UMC Comando de Greve do Sindicato dos(as) Trabalhadores (as) da UFC/SINTUFC – Crítica Radical - Sindicato dos Docentes da UECE/SINDUECE – Sindicato dos Docentes da UFC/ ANDES/ REGIONAL NE 1 – Assembléia Geral dos(as) Trabalhadores(as) do IFCE / Comando de Greve de Fortaleza – DCE da UECE – DCE da UFC – Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza/SINDIFORT – MST/ Via Campesina – Movimento dos Conselhos Populares – Ocupação 17 de Abril – Movimento Livre – Comissão Pró-Comitê da Memória, da Verdade e da Justiça - ... (aberta a outras assinaturas)."

 (Divulgação: Grupo Escritores Associados)

PARTIDOS DE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO: EM JARDIM ELES SE ENTENDEM E... PERDEM!

 Eleição tranquila em Jardim. Venceu o candidato do PMDB, derrotando a chapa PT/PSDB.

 "Deu Roriz em Jardim e Zé da Marieta em Umirim. Dois vereadores que venceram nas urnas e agora assumem prefeituras até o fim do ano."

 (Com informações de Kézia Diniz)

TABLETS NAS ESCOLAS

 O MEC avisa que vai distribuir tablets nas escolas. Nada contra a tecnologia, enquanto aliada. Mas, nesse momento, duas coisas deveriam nos preocupar mais: a qualidade do ensino e os tabefes! Sim! A violência de fora da escolas está invadindo a espaço de ensino! Tem região em Fortaleza em que os Professores trabalham com medo há muito tempo! Semana passada, numa das escolas em que trabalho, teve Ronda do Quarteirão duas vezes, num só dia! E ninguém faz nada contra isso!

COISAS DO RÁDIO: "CHUVA NAS COIVARAS"

  O locutor Gomes Farias (Verdes Mares), que é ipuense, usa expressões como "amarra as almas", "chuva nas coivaras", "baitinga", "alma de bigode", "seu fela" e "tu mata o goleiro".

NOVO SECRETÁRIO. NOVO?

 A posse do novo secretário de Educação de Fortaleza, Elmano de Freitas, será amanhã (segunda), às 15 h, no Paço Municipal. Que ele faça com que eu queime a língua. Estou desencantado!

SEM LADOS?

 O marido votava no prefeito e a mulher na oposição. Era uma estratégia para estar sempre "de cima"! No meio, o maldito muro da despolitização, da alienação e do engessamento mental!

COREAUENSE É PREFEITO NO MARANHÃO

 "Quem já ouviu falar do cidadão abaixo?

 Ele é prefeito de um Município do Maranhão, chamado LAGO DOS RODRIGUES.
 Em que lugar de Coreaú ele nasceu?
 Eu mesmo não tenho a mínima ideia.
 Valdemar da Serraria (2008)
Valdemar Da Serraria / Valdemar Sousa Araujo

 Dados pessoais do candidato

  Nome completo:
Valdemar Sousa Araujo
 CPF:
452.372.711-20 *
 Data de nascimento:
15/05/1959
 Idade ao final de 2008:
49
 Município de nascimento:
Coreaú /CE
Nacionalidade:
Brasileira
 Município de residência:
Lago dos Rodrigues /MA
 Sexo:
Masculino
 Estado Civil:
Casado
 Grau de Instrução:
Ensino Médio Completo
 Ocupação principal declarada:
Empresário."      Atenciosamente,
(FERNANDO DEDA)

OPOSIÇÃO INEXISTENTE

  Acompanho, via internet, os perfis de algumas figuras, que fazem Política partidária em Coreaú. Nenhuma linha sobre a cidade, que está iniciando os festejos de sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade. Assim fica fácil para os meninos do poder! Como angariar simpatia com tanta paralisia? 

  Como ocorrerá no ano que vem em Fortaleza e Maracanaú, o prefeito de Coreaú estará só na raia! Vão permitir suas largas braçadas?

LAICIDADE ÀS AVESSAS!

  Em Maracanaú, a prefeitura constrói, nas praças e avenidas, blocos de concreto, em forma de uma Bíblia fechada. São as chamadas "Praças da Bíblia". Usa o dinheiro público para arrebanhar fiéis. Usa os incautos, para levá-los às cabines imaginárias de votação. Como o povo é massa de manobra!

ÍNDIOS PITAGUARY

  Hoje visitei mais uma vez os povos pitaguary, que vivem em Maracanaú e Pacatuba. Pude conversar com os Professores Jeová Ferreira, Joana e Madalena Pitaguary, está útima forte liderança na comunidade. Estive na bela escola Chuí, tem aulas de ensino fundamental, médio e EJA. A escola foi construída pelo Governo do Estado, depois de uma luta de 7 anos. Já a Escola Santo Antônio, que fica na Aldeia Nova, e é municipal, vai ser agora agraciada pelo PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar), que vai permitir que a escola receba verbas oficiais. Parabéns aquele povo bravo e lutador. Outras conquistas estão a caminho!

VOCÊ SABE PARA QUE SERVE O JUIZADO ESPECIAL?

  “Ser cidadão é participar, é fiscalizar, é reivindicar os direitos, é cumprir os seus direitos”.

 
JUIZADO ESPECIAL

 
O QUE É?

  O Juizado Especial é um Órgão do Poder Judiciário que serve para resolver problemas de forma rápida e eficaz, criado pela Lei 9.099/1995, buscando sempre um acordo amigável entre as partes, em que existe a figura de um CONCILIADOR, que é geralmente um SERVIDOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA LOTADO NO FÓRUM DA COMARCA, com habilidades para conduzir uma AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO que, se restada exitosa, ou seja, frutífera, evita que o reclamante ingresse com uma AÇÃO JUDICIAL.

 O acordo amigável é, em seguida, levado para HOMOLOGAÇÃO DO JUIZ DA COMARCA, e se torna título executivo, isto é, se não for cumprido pela parte que o aceitou, o autor (reclamante) pode usá-lo em uma AÇÃO JUDICIAL.

 
O QUE FAZ?

 
No Juizado você pode reclamar questões civis até o máximo de 20 salários mínimos, sem precisar de advogado, ou até 40 salários mínimos, contratando um advogado para auxiliá-lo.

  Veja algumas ações civis que podem ser propostas no Juizado Especial:
 - transferência de propriedade de veículo;
 - indenização por danos morais;
 - execução de cheque ou nota promissória;
 - cobrança de cheque ou nota promissória já prescritos;
 - cobrança de valor não pago;
 - declaração de que a cobrança é indevida;
 - indenização pelo não cumprimento de contrato;
 - cobrança de aluguéis atrasados;
 - despejo para uso próprio;
 - devolução de parcelas de consórcio;
 - condenação por empréstimo não pago;
 - condenação por ter assumido dívida de terceiro;
 - indenização decorrente de acidente de trânsito, etc.

 COMO UTILIZAR O SERVIÇO?

 Para dar entrada em uma ação no Juizado Especial, você só precisa procurar pelo setor de “Reclamações”, apresentar os documentos e referentes ao caso, seus dados completos e toda a documentação existente, os dados de contra quem você pretende formular pedido e preencher formulário entregue no local. Alguns dias após entrar com a Reclamação, você deve retornar até lá para saber a data da primeira audiência, que será de conciliação (momento em que se tentará um ACORDO). Se não houver acordo nessa audiência será designada outra, de instrução e julgamento, onde serão ouvidas as testemunhas e analisados os documentos apresentados, é também neste momento que o réu apresenta sua defesa. Em seguida, o juiz proferirá a sentença, a qual será cumprida na fase de execução.

 Você também pode reclamar pequenas questões criminais, no Juizado Especial Criminal (que funciona no mesmo local), tal como lesões corporais leves, decorrentes de desentendimentos entre casais, vizinhos, etc. só não se pode reclamar contra o governo federal, estadual ou municipal.

 ONDE PROCURAR?

 Juizado Especial de Coreaú-CE
 Fórum local
 Fone: 0xx 88 3645 1255

 FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
 Professor e Acadêmico de Direito

 
 Obs.: O professor Fernando adequou o texto dessa mensagem usando um trecho retirado da CARTILHA DA CIDADANIA, produzida pelo Governo do Estado do Paraná.

ATÉ MAIS COM POUCA!

 Estou indo Maracanaú ver a Serra de Aratanha, meu pai e minha mãe (não quero coisa melhor!). Bom domingo!

E PORQUE SETEMBRO CHEGOU... BETO GUEDES - "SOL DE PRIMAVERA"

ENQUANTO A ÁFRICA LEVANTA SEU MORTOS. MUITOS, APENAS OSSOS! O CAPITALISMO INSANO...

  (Emir Sader)
  "Nos paraísos fiscais estão depositados quase 6 bilhões de dolares, que equivale a 1/3 dos ativos das fortunas particulares do mundo."

É ASSIM QUE QUEREM QUE NOSSA VIDA SEJA!

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas