segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bill Gates quer reinventar o vaso sanitário

   "'Pois bem. Antes que qualquer coisa, vou logo dizendo que não li isto nem no Blogue Coreausiará, muito menos no Blogue do Professor Romildo Moura. Leiam esta matéria, que não é tão longa! Lá embaixo vai os créditos e também a fonte. Somente depois que lerdes tudo passarei o bisturi.'
  'Meio ambiente

  Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/07/2011

   Banheiro sem água e sem esgoto
 
  A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou que irá custear uma pesquisa para 'reinventar a privada'.
  O objetivo do projeto é desenvolver novas tecnologias para o processamento de dejetos humanos sem qualquer ligação a linhas de água, energia ou esgoto.
Para Gates, a privada ideal para os países em desenvolvimento deve ser auto-sustentável, de custo acessível e sem ligações a linhas de energia, água ou esgoto, que quase nunca estão disponíveis nas condições em que o novo sanitário deverá ser utilizado.
Plasma de micro-ondas
  A tarefa de reinventar o vaso sanitário caberá a um grupo de cientistas e engenheiros da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, sob a coordenação do professor Georgios Stefanidis.
  'Vamos aplicar a tecnologia de micro-ondas para transformar os dejetos humanos em eletricidade. A partir desta inovação, pretendemos idealizar o design e construir um protótipo modular para um banheiro completo que satisfaça as urgentes necessidades do mundo em desenvolvimento,' afirmou Stefanidis.
Inicialmente os dejetos humanos serão secos. Em seguida, os resíduos sólidos serão gaseificados utilizando plasma, criado por micro-ondas em um reator apropriado.
Este processo vai gerar o chamado gás de síntese, uma mistura de monóxido de carbono (CO) e hidrogênio (H2). O gás de síntese será então usado para alimentar um conjunto de células de combustível de óxidos sólidos (SOFC: solid oxide fuel cell) para a geração de eletricidade.
 'Para que o processo seja energeticamente auto-suficiente, parte da eletricidade produzida será usada para ativar a gaseificação a plasma, enquanto o calor recuperado do fluxo de gás de síntese e dos gases de escape das células de combustível será usado para a secagem dos resíduos,' explica o pesquisador.
Privada barata
  Aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso ao saneamento básico. O impacto negativo dessa situação sobre a saúde dessas populações é enorme.
 Para mudar esta situação, Bill Gates e sua esposa acreditam que a solução é reinventar o vaso sanitário.
E, como o projeto é voltado para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, uma das exigências é que o banheiro sem água e sem esgoto possa ser construído a custos acessíveis.'


 P.S.: Como tudo que é de propriedade de Mr. Gates tem preço de ouro em pó, vou logo avisando... Aquele seu saudável e relaxante momento sentado à bordo do trono sanitário, poderá se tornar um artigo de luxo. A menos que você use um 'XPirated', assim como faz no seu micro.

 Tenho dito... E sempre!!!'" (Manuel de Jesus)

ATÉ A MENINA?

   CASO DENIT 

 "'No Ceará, por exemplo, 27 funcionários públicos, parentes e empreiteiras foram denunciados por procuradores da República, em maio deste ano por improbidade administrativa, sob a suspeita de praticar fraudes no Dnit local, comandado pelo PR. Segundo o Ministério Público Federal, as empresas tinham escritório no Dnit. A denúncia diz que elas pagavam 'mensalão' a dirigentes do órgão, até 2010 comandado por Joaquim Guedes Neto.
  Segundo o inquérito, baseado em escutas telefônicas, uma empreiteira pagou até o conserto de carro para uma pessoa classificada como amante de um supervisor do Dnit em Fortaleza. (...)"

  (Jangadeiro Online)

Canção do dia de sempre


Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

  (Mário Quintana)

 (Poema enviado por Fernando Deda)

QUEM (NÃO) FAZ FALTA?

 Um dia li numa empresa: "Não deixe que seu patrão descubra que a empresa dele funciona BEM, mesmo sem você!". Na mesma linha: de que deputado estadual você sente falta, quando não vai às sessões da Assembleia?

LI NO BLOGUE DO PROFESSOR ROMILDO MOURA

   "'ENCONTRADO O MAIOR DEPÓSITO DE ÁGUA DO UNIVERSO

  Duas equipes de astrônomos descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo.

  A água, o equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água dos oceanos da Terra, está ao redor de um enorme buraco negro do tipo quasar, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância.
  'O ambiente em torno deste quasar é único na medida que está produzindo essa enorme massa de água', disse Matt Bradford, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. 'É mais uma demonstração de que a água está presente em todo o universo, mesmo nos tempos mais antigos.'

  Quasar
  Um quasar é alimentado por um enorme buraco negro que consome de forma constante um disco de gás e poeira ao seu redor. Conforme consome essa matéria, o quasar expele grandes quantidades de energia.
  Os dois grupos de astrônomos estudaram um quasar chamado APM 08279+5255, que abriga um buraco negro 20 bilhões de vezes mais maciço do que o Sol e produz uma quantidade de energia equivalente a mil trilhões de sóis.
  Os astrônomos já esperavam que o vapor de água estivesse presente no universo primordial, mas nunca tinham detectado essa água tão longe antes. Há vapor de água na Via Láctea, embora a quantidade total seja 4.000 vezes menor do que no quasar agora estudado, porque a maioria da água da Via Láctea está na forma de gelo.'



  Fonte: Inovação e Tecnologia

  'Pois bem. Já tenho um rumo a seguir. Quando esta cambada de irresponsáveis que se autodenomina seres humanos racionais poluír todas as fontes de água potável, desta, que apesar de ser a nossa mãe natureza é tratada como madastra.

  Tenho dito... E sempre!!!
'" (Manuel de Jesus)

Política e politicalha

  "A política afina o espírito humano, educa os povos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.
  Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida de que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
  Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis.
  A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou um conjunto de funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios.
  A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada."
  (Rui Barbosa)

 (Colaborou Fernando Deda)

ELOGIOS AO BRASIL

  Celso Amorim  Até os jornais brasileiros tiveram de noticiar. Uma força-tarefa criada pelo Conselho de Relações Exteriores, organização estreitamente ligada ao establishment político/intelectual/empresarial dos Estados Unidos, acaba de publicar um relatório exclusivamente dedicado ao Brasil, - pontuado de elogios e manifestações de respeito e consideração. Fizeram parte da força-tarefa um ex-ministro da Energia, um ex-subsecretário de Estado e personalidades destacadas do mundo acadêmico e empresarial, além de integrantes de think tanks, homens e mulheres de alto conceito, muitos dos quais estiveram em governos norte-americanos, tanto democratas quanto republicanos. O texto do relatório abarca cerca de 80 páginas, se descontarmos as notas biográficas dos integrantes da comissão, o índice, agradecimentos etc. Nelas são analisados vários aspectos da economia, da evolução sociopolítica e do relacionamento externo do Brasil, com natural ênfase nas relações com os EUA. Vou ater-me aqui apenas àqueles aspectos que dizem respeito fundamentalmente ao nosso relacionamento internacional. Logo na introdução, ao justificar a escolha do Brasil como foco do considerável esforço de pesquisa e reflexão colocado no empreendimento, os autores assinalam: “O Brasil é e será uma força integral na evolução de um mundo multipolar”. E segue, no resumo das conclusões, que vêm detalhadas nos capítulos subsequentes: “A Força Tarefa (em maiúscula no original) recomenda que os responsáveis pelas políticas (policy makers) dos Estados Unidos reconheçam a posição do Brasil como um ator global”. Em virtude da ascensão do Brasil, os autores consideram que é preciso que os EUA alterem sua visão da região como um todo e busquem uma relação conosco que seja “mais ampla e mais madura”. Em recomendação dirigida aos dois países, pregam que a cooperação e “as inevitáveis discordâncias sejam tratadas com respeito e tolerância”. Chegam mesmo a dizer, para provável espanto dos nossos “especialistas” – aqueles que são geralmente convocados pela grande mídia para “explicar” os fracassos da política externa brasileira dos últimos anos – que os EUA deverão ajustar-se (sic) a um Brasil mais afirmativo e independente.

  Todos esses raciocínios e constatações desembocam em duas recomendações práticas. Por um lado, o relatório sugere que tanto no Departamento de Estado quanto no poderoso Conselho de Segurança Nacional se proceda a reformas institucionais que deem mais foco ao Brasil, distinguindo-o do contexto regional. Por outro (que surpresa para os céticos de plantão!), a força-tarefa “recomenda que a administração Obama endosse plenamente o Brasil como um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. É curioso notar que mesmo aqueles que expressaram uma opinião discordante e defenderam o apoio morno que Obama estendeu ao Brasil durante sua recente visita sentiram necessidade de justificar essa posição de uma forma peculiar. Talvez de modo não totalmente sincero, mas de qualquer forma significativo (a hipocrisia, segundo a lição de La Rochefoucault, é a homenagem que o vício paga à virtude), alegam que seria necessária uma preparação prévia ao anúncio de apoio tanto junto a países da região quanto junto ao Congresso. Esse argumento foi, aliás, demolido por David Rothkopf na versão eletrônica da revista Foreign Policy um dia depois da divulgação do relatório. E o empenho em não parecerem meros espíritos de porco leva essas vozes discordantes a afirmar que “a ausência de uma preparação prévia adequada pode prejudicar o êxito do apoio norte-americano ao pleito do Brasil de um posto permanente (no Conselho de Segurança)”.
  Seguem-se, ao longo do texto, comentários detalhados sobre a atuação do Brasil em foros multilaterais, da OMC à Conferência do Clima, passando pela criação da Unasul, com referências bem embasadas sobre o Ibas, o BRICS, iniciativas em relação à África e aos países árabes. Mesmo em relação ao Oriente Médio, questão em que a força dos lobbies se faz sentir mesmo no mais independente dos think tanks, as reservas quanto à atuação do Brasil são apresentadas do ponto de vista de um suposto interesse em evitar diluir nossas credenciais para negociar outros itens da agenda internacional. Também nesse caso houve uma “opinião discordante”, que defendeu maior proatividade do Brasil na conturbada região.
  Em resumo, mesmo assinalando algumas diferenças que o relatório recomenda sejam tratadas com respeito e tolerância, que abismo entre a visão dos insuspeitos membros da comissão do conselho norte-americanos- e aquela defendida por parte da nossa elite, que insiste em ver o Brasil como um país pequeno (ou, no máximo, para usar o conceito empregado por alguns especialistas, “médio”), que não deve se atrever a contrariar a superpotência remanescente ou se meter em assuntos que não são de sua alçada ou estão além da sua capacidade. Como se a Paz mundial não fosse do nosso interesse ou nada pudéssemos fazer para ajudar a mantê-la ou obtê-la.

  (COLABORAÇÃO: ELITON MENESES)

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

   "'NO CENTRO DE FORTALEZA
 
  Hoje, deixei o cascudo em casa e fui ao Centro de ônibus. Desci na Avenida 13 de Maio e foi até o 'coração da cidade' a pé. De vez em quando faço isso. Só assim vejo prostitutas, cafezeiras, engraxates, bêbados, famintos, poetas e loucos! E, claro, a cidade histórica...'

  'E fez muito bem. Interessante seria que mais e mais gente assim também procedesse. Menos poluição, menos engarrafamento e mais calor humano nas ruas da capital. Um grande exército de gente boa, andando pelas ruas de uma grande cidade afugenta com certeza muitos desocupados. Fui adepto deste saudável exercício no início da década de noventa.  Recém-formado e desocupado, ocupava grande parte do tempo a perambular, no bom sentido, é claro, pelo Centro e adjacências da capital cearense. Gastei muitas calorias e economizei muitos vales-transportes. Inúmeras e inúmeras vezes subia Carapinima, descia Universidade, quebrava Duque de Caxias, novamente descia Pe. Mororó, subindo Tereza Cristina, fuçando Mercado São Sebastião, passando por pequenas e bucólicas vielas, descendo na Imperador, chegando, às vezes, até a me arriscar nas proximidades do Oitão Preto. Graças a Deus e a um fiel Anjo de Guarda, saí ileso destas saudáveis aventuras, por quase um ano. E vi e conheci a verdadeira Capital do Ceará. A Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Por que depois do Centro e de Jacarecanga, quase tudo é muito novo e dos ricos. Pra lá só a grande Selva de Pedra  e de vidro.

 Tenho dito... E sempre!!!!'" (MANUEL DE JESUS)

COMO NO PASSADO...

  Ontem fui à Pracinha da igreja tomar um vento e olhar as coisas! Como estava meio deserta e não tinha ninguém pra frescar junto comigo, fui pro Benedito do Bar tomar um Crush...

SÓ RINDO! II

 A "mundiça" do Twitter está chamando o Escândalo dos Banheiros de "Privada Gate". Molecagem cearense.

SÓ RINDO!

  "O paquita do Hitler se acha mesmo a pérola do mundo e age em nome da Noruega!"


 (De um leitor do Paulo Henrique Amorim)


  DO  BLOGUE: E saber que no Brasil existem cópias fiéis desse destrambelhado...

Terrorista da Noruega não quer a mistura de raças do Brasil

  A Declaração de Independência da Europa: 

 "Nos próximos 70 anos, os conservadores precisam tomar o poder político e militar, numa combinação de luta armada e democrática… A alternativa será um modelo de contínua bastardização, muito parecido com o modelo brasileiro: onde, graças a uma revolução marxista (?), se criou uma mistura de raças da Europa, Ásia e África."

 

  DO BLOGUE: Quer dizer: além de maluco, era historicamente medíocre.

GENTE QUE FAZ!

 Dia 25/07 é Dia do Produtor Rural. Nossos Agricultores Familiares são os que mais produzem alimentos no Brasil. Parabéns!

AS BRUXAS NA LITERATURA POPULAR

 O poeta José Pacheco da Rocha, em seu "A Mãe do Calor de Figo", diz o que a bruxa, cuja alcunha dá nome a obra, tinha para seus preparados de feitiço:

 "Tinha perna de macuca/ Raspa de unha de mudo/ Um cabelo de cambange/ Três besouros num canudo/ Casca de surucucu/ Queixada de caititu/ Ponta de bode sambudo.// Três olhos de pinhão roxo/ Na boca de um botijão/ Tinha três caranguejeiras/ Dez cururus num chiqueiro/ Um cumbuco no fumeiro/ Cheiro de cavalo-do-cão// Tinha mais um preparado/ Dentro de um garrafão/ A baba da lagartixa/ Com o sangue do cancão/ Cera dos ouvidos dela/ Cuspe de nega donzela/ Mijo de gato ladrão."

GINÁSIO MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE - COREAÚ -CE



 FRAGMENTO DO POEMA "MEUS OITO ANOS"

 "Oh, que saudades que tenho
 Da aurora da minha vida,
 Da minha infância querida
 Que os anos não trazem mais"

               (...)"



 (Casimiro de Abreu)

 (Uma colaboração de Daniel Tabosa)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...