domingo, 2 de dezembro de 2018

DE ZERIVAN OLIVEIRA

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

PREPARANDO-ME PARA UM DEBATE NO RÁDIO...

...AO LADO do jornalista gaúcho Cláudio Teran. Agosto de 2014:
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo João Teles

ELEIÇÃO SEM GRAÇA... PEDRA CANTADA

SEGUNDA-feira a Câmara Municipal de Fortaleza realiza a encenação de eleição do novo presidente da Casa. Antônio Henrique (PDT), nome que sai do bolso do prefeito Roberto Cláudio, já está eleito:
Foto: arquivo/Blogue do Eliomar

TRÊS SONHADORES EM CONTATO...

DO AMIGO (PROFESSOR) GILSON FRANCO: "Francisco Djacyr Silva de Souza, você está convidado: todos os domingos, de 9h às 11h. Sou fã incondicional do seu trabalho também. Já tem um certo tempo que observo, bastante feliz, as coisas bacanas que você vem fazendo pela educação pública. E fico maravilhado, sobretudo, pelo valor que você dá aos estudantes, crendo sempre que eles tem altas expectativas; o valor (que você) dá à diversidade; o resgate dos valores culturais; as relações de pertencimento. Você, assim como o professor João Teles, estão dizendo a esses jovens e adolescentes, que eles podem e devem sonhar; e que a vida é uma linda festa, surgida da pluralidade e da justiça social. Abraço, querido. Tudo de bom!"
DO BLOGUE: O prof. Djacyr é outro autor de projeto de incentivo à leitura. O Gilson conduz o Mala de Leitura. Djacyr faz um trabalho com geografia e ambientalismo.

BELA IMAGEM

VIA FORTALEZA ANTIGA (FACEBOOK)
"EXCELSIOR DE LUZ
Hoje, as sacadas dos seus quartos são utilizadas pelo coral do Natal de Luz da cidade de Fortaleza. O edifício Excelsior, localizado na Praça do Ferreira, entre a esquina das antigas Rua da Palma e Rua Municipal, atuais Guilherme Rocha e Major Facundo está completando 87 anos de idade":
DO BLOGUE: Todas as noites (até o Natal) um coral de crianças se apresenta nas sacadas dos quartos do ex-hotel.
A imagem pode conter: noite e céu

O FUTEBOL USADO COMO CAPACHO DE PODEROSOS

POR QUE ainda tem gente que se espanta? Taí o Palmeiras e a CBF patrocinando mais uma palhaçada:
"Palmeirenses repudiam presença de Bolsonaro no jogo da entrega da taça" Net

PUJANÇA

Av. Oscar Araripe, bairro Bom Jardim - Fortaleza. Prova de que o povo é realmente empreendedor. Há trechos que quase lembra uma Gomes de Matos, do Montese. Impressionante. Obs.: na área muitos comerciantes filhos de Coreaú e região.

TRISTE

VIA FACEBOOK
Nenhum texto alternativo automático disponível.

A VELHA POLÍTICA

Em vários municípios, incluindo alguns aqui do entorno da capital, a prática carcomida de fazer política ainda voga. Existem casos em que quem (ainda) casa e batiza é o velho senhor dos votos. Geralmente, um líder político ligado ao assistencialismo, ao compadrio, aos votos de cabresto. Muitos até já morreram, mas os filhos e netos continuam mandando nos currais. Alguém acha que esse modelo de se fazer política vai tirar esses lugares das ruínas? Não creio!

POESIA COM MOTE

MOTE: Pois não se deve gastar
Vela com defunto ruim!


A minha vela de libra
Eu só gasto com quem presta
Quem minha alma detesta

A rima desequilibra
Só faço verso de fibra
Para anjo ou querubim
Não faço afago em mastim
Que pode me abocanhar
Nunca se deve gastar
Vela com defunto ruim!


Eu nunca dei asa à cobra
Não boto dente em galinha
Eu nunca saí da linha

Senão Dalinha me cobra
Não ataco em minha obra
A quem não vale um dindim
Falo tim-tim por tim-tim
De quem tem algo pra dar
Pois não se deve gastar
Vela com defunto ruim!

Arievaldo Viana

BELA IMAGEM

PROF. GILSON FRANCO E SEUS ALUNOS. O trabalho do prof. foi parar na TV Globo. Ele próprio nos apresenta o projeto:
"Projeto Mala da Leitura, na Comunidade Leonel Brizola, no Grande Bom Jardim.
Não é só leitura, é encantamento; é empoderamento; é a devolução de sonhos; é a plantação da esperança..."

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna

PARCERIA

"E o Confraria da Leitura veio visitar o Mala da Leitura. Com honra inenarrável, tivemos hoje a presença magnífica do coordenador do projeto, prof. João Teles, um homem admirável, incrível; um ser humano inspirador. Obrigado, querido amigo João. Estamos juntos no mesmo ideal de propiciar situações reais de letramento pras nossas crianças e adolescentes. Fiquei lisonjeado com sua visita. Muito obrigado. Já admirava o seu trabalho de promoção de leitura; agora estou ainda mais entusiasmado e otimista com o trabalho que podemos fazer com a leitura no Grande Bom Jardim. Abraço deste amigo. Tudo de bom!"
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Gilson Franco, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre

O TRABALHO MERITÓRIO DO PROF. GILSON FRANCO

NO CONJ. CEARÁ/BOM JARDIM. HOJE FOMOS VER DE PERTO:
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e mesa
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Gilson Franco, pessoas em pé e atividades ao ar livre

ESCÂNDALO NA FOLHA (DE SP) DE HOJE

AGUENTA, BRASIL!!
"Fraude com CPF viabilizou disparo de mensagens de WhatsApp na eleição. Documentos na Justiça do Trabalho e relato de ex-funcionário da empresa Yacows mostram irregularidade em serviço na campanha. (...)."
Folha de SP

UMA LINDA CANÇÃO DE AMOR

MARIANA NOLASCO E JOTA QUEST

A RENOVAÇÃO (?)

DO BLOGUE DO ROBERTO MACIEL, DO DN (05.10.18):
"O empresário Luís Eduardo Girão, eleito senador pelo Pros do Ceará, já tem boa vivência política, embora sempre fora da formalidade partidária, e sempre relacionada a atitudes de apoio ou contestação a questões relevantes.
Militante e organizador de movimentos contra o aborto, contra a legalização do jogo e contra a descriminalização de drogas, Luís Eduardo construiu uma plataforma de ação por meio de produções de cinema e teatro que se mostrou eficiente como sustentação de argumentos.
Note-se: ele vem de linhagem familiar que inclui um deputado estadual e federal que foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e que, por conta das conjunturas da década de 1920, acabou assumindo o Governo do Ceará: o professor Eduardo Girão, que dá nome a uma movimentada avenida de Fortaleza."

O QUE VEEM EM MIM?

POETAS populares pedindo minha amizade no Facebook. O último, Marcondes Bandeira, de Cajazeiras - PB. Será que tenho algo pra dizer a eles?

O QUE FOI O "PESSOAL"...

"Pessoal do Ceará foi um movimento cultural brasileiro surgido na década de 1960, sendo um dos mais importantes movimentos da música contemporânea cearense. O movimento surgiu após se formar no Ceará um grupo de artistas e intelectuais que pensavam, criavam, recriavam todas as questões que inquietavam o país na época. Entre seus integrantes existiam filósofos, físicos, químicos, arquitetos, músicos, poetas, cantores e atores. (...).
Conforme conta Rodger Rogério, cantor e compositor cearense, em 1971 houve o IV Festival Universitário e o cantor Belchior ganhou o primeiro lugar do festival com a com a música 'Hora do Almoço'. A vitória do Belchior mostrou ao Brasil, e ao próprio Ceará, que a música cearense concorria com a nacional.
Ainda segundo relata Rodger, anos depois, ele e Belchior, se reencontraram em SP e foram convidados a fazer um programa de entrevistas na TV Cultura, chamado 'Proposta', que contava ainda com Ednardo e Téti. Semanalmente, os quatro eram provocados a compor e apresentar durante as gravações canções que estivessem ligadas ao assunto abordado com o entrevistado. Um dos entrevistados do programa foi o produtor musical Walter Silva, que quis produzir um disco com eles. Assim nasceu o LP Pessoal do Ceará – Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na ViagemBelchior e Fagner não entraram no disco porque já tinham projetos solos encaminhados.
 (...)."
Wikipedia

UFA! ENFIM, UMA NOTÍCIA ALVISSAREIRA

E COM O MÚSICOS DA TERRA (INCLUINDO MÚSICA DE RODGER E ROGÉRIO, DO FAMOSO PESSOAL DO CEARÁ):

"Fase final do 1º Festival de Música de Fortaleza terá apresentação de 30 canções selecionadas. O vencedor vai se apresentar no Réveillon 2019 de Fortaleza. (...)."

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...