sábado, 8 de dezembro de 2012

POESIA FAISCANTE!

VERSOS APEELEANOS 

Apáticos versos deslizam na folha.
Sinceros desejos barrados por uma rolha.
A rolha da dor, do medo, do receio...
Que para, corrói e mata.
Um rabisco de luz espanta.
Resistir? Não adianta...
Escorrego medroso no traço oneroso daquilo que fui.
O passado já não importa!
Desço a rampa; arregaço a tampa,
Que me prendia na sufocante garrafa do medo.
Instantes se passam...
O prisma amarelado do mundo se foi.
O ar se renova. A alma enobrece.
Já não sabe se merece mesmo aquela liberdade.
Que, de nova, é ofuscante.
Pra quem nunca antes, teria clareada a vista.

Benedito Gomes Rodrigues
Membro da APL, no Diário de Um Navegante

REVENDO CONCEITOS...

 Bom, pelo que li agora a pouco nos Blogues, tenho que me reposicionar sobre o que seja "critério técnico". Tem gente escrevendo coisas pensando que o leitor é trouxa. Vamos deixar de bobagem! TODA escolha de secretários é potica!

CIDANE A JUSTIÇA!?



   O juiz Willer Sóstenes de Sousa e Silva, da comarca de Sobral conhece o desenho desta obra? E o Ministério Público do Estado do Ceará, também!?

  A imagem é do Centro de Convenções do Fortaleza, uma obra pública, diga-se...

DIGA LÁ!

 Quem vai ocupar a assessoria de comunicação da Prefeitura de Coreaú e cobrir o imenso fosso do setor? Deve ser alguém que não confunda Coreaú com Acaraú!

UM EXEMPLO

  O empresário Peter Siemsen, presidente do Fluminense (Rio) disse à CBN que pega fila, paga estacionamento e mostra carteirinha na entrada do clube. Espantoso, não!?

FALTA DE CRATIVIDADE!

  Sempre fui um contumaz crítico dessas pegadinhas ridículas e pouco criativas, que humilham pessoas e levam até à morte! Até quando vamos aplaudir ruindades e irresponsabilidades e invenções de gosto duvidoso!?

VALE O REPETECO!

"Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós."
- Franz Kafka

Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional.

Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.

O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.

A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.


Origem do livro

Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868. 

Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium". 


Quem foi Gutenberg?

O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e, é considerado o criador da imprensa em série. 
Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e presas em fôrmas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças. 

Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento. 


A Importância do Livro 

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos. 

Fonte: criançafazarte/e IBGE

Ilustração: by Amartins de Barros
____
Conheça o nosso Blog: http://elfikurten.blogspot.com.br/
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  "Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós."
  Franz Kafka

BOA HORA!

   Com os açudes com as águas sumindo, que tal umas boas horas de trator no leito dos mananciais? Ou nada foi planejado nesse sentido, só pra variar!?

JOGO MANEIRO!

  De dentro de uma redoma de vidro, toda rodeada de câmeras e policiais, fica fácil falar que vivemos na mais absoluta segurança!

A DESFARÇATEZ, O CARREIRISMO,...

  Acompanho a Política da capital há cerca de 20 anos. Já vi muita coisa por aqui! Um desses doutores do PSB de hoje que, modernosamente, é adepto da barba lulista, já andou nos bairros de Fortaleza com o lenço do trabalhismo brizolista no pescoço. Depois aderiu às camisas listradas do Cambeba (aquelas que os colunistas diziam que tinham até um tal de fetiche)... E hoje... o socialismo de negócios...

REPITO A TESE!

  Um professor da UECE (não estou autorizado a dizer o nome) tem uma tese interessante, que há foi comentada aqui! Diz ela: indivíduos da classe média vão aos movimentos sociais, se apoderam de algumas bandeiras dele, bebem na fonte que pretendem "abraçar" e, às vezes, chegam ao poder. Em estando aí... Atualíssima!

SENHOR...

  Livrai-nos dos novos socialistas do Ceará, dos barbas-novas e de seus asseclas... Meu couro já está muito surrado, senhor! Amém!

COM RELAÇÃO A GOVERNO NOVO...

  Prefiro aguardar... Como o agricultor que espera o tempo, que faz o trigo maturar...

NAMORO NOVO - II

   LITERATURA

  Entrevista com Ana Maria Machado.

  "A premiada autora de Bisa Bia, Bisa Biel conta sua história com as palavras e dá dicas para estimular a leitura desde cedo.

   http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/ana-maria-machado-725673.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=fds

QUEM O FARÁ?

  Quando o eleitor de deslumbra demais quem vai fazer as sérias cobranças ao político eleito? Como mexer com o ídolo e suas idiosincrasias!?

NAMORO NOVO!

 Os começos de governo são sorrisos e flores, flores e sorrisos... Prefiro aguardar pra ver! Gato escaldado...

OS INSACIÁVEIS - II

  Família Unida - II: pai (Chico Aguiar) presidente do TCM, filho (Sérgio) 1o. secretário da Assembléia Legislativa e a nora prefeita de Camocim.

  (Com informações do jornalista Oceli Lopes) 

OS INSACIÁVEIS!

  Família unida: pai (Domingos Filho) vice-governador, filho (Domingos Neto) deputado federal e esposa (Patrícia) ex-secretária de Turismo de Fortaleza e hoje, prefeita de Tauá. 

 Pra nós... só a fatura!

O QUE É QUE ANDA ACONTECENDO COM OS URBANÓIDES!?

   "Cachorro sofre insolação após 3 horas trancado em carro em Sorocaba"

 

QUE NÃO CAIAMOS NA MESMA ESPARRELA!

  "Nesta semana a APL (Academia Paulista de Letras) outorgou o prêmio PAULO BOMFIM ao prefeito Kassab." 

  (Do Twitter do Maurício de Sousa)

CRISE GERAL!

   "Médicos analfabetos estão sendo formados por faculdadezinhas privadas e públicas. Os caras já saem instrumentados, com a letra ilegível."

 (NEI DUCLÓS)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...